Entenda o ensino remoto Ensino remoto é quando o ensino presencial é transferido, pontualmente, para o meio online, visando manter o progresso do aluno. Ou seja, é uma forma de evitar prejuízos na aprendizagem quando, por algum motivo, não se pode seguir o cronograma presencial.
Na prática, o que muda entre educação online e educação remota? Que a educação online é planejada para este meio, enquanto a educação remota é adaptada, o que resulta em um prejuízo bem grande no ensino por parte dos professores e na aprendizagem por parte dos alunos.
O que é ensino remoto? O ensino remoto é uma opção para facilitar a educação a distância. Ele utiliza tecnologias de informação para permitir que os estudantes tenham acesso às aulas e se comuniquem com os professores sem a necessidade do ambiente físico.
“No ERE, os estudantes têm aulas virtuais no mesmo horário em que estariam presentes na instituição de ensino. Essa é a grande característica do ERE: espera-se que professores e estudantes estejam no mesmo horário para a realização das atividades.
O ensino remoto emergencial criado em 2020, assemelha-se ao EaD exclusivamente no que se refere ao uso de ferramentas digitais para facilitar o processo de ensino aprendizagem.
O que são aulas remotas ou ensino remoto? Diferentemente do EaD, o ensino remoto preconiza a transmissão em tempo real das aulas. A ideia é que professor e alunos de uma turma tenham interações nos mesmos horários em que as aulas da disciplina ocorreriam no modelo presencial.
De forma resumida, o ensino remoto é uma adaptação do ensino presencial, enquanto o EaD é uma estratégia de ensino totalmente online. Alguns especialistas, inclusive, defendem que o ensino remoto não é um modelo, mas sim uma solução para dar continuidade aos estudos, muitas vezes de forma temporária.
O que é educação remota? A educação remota são os conteúdos produzidos e ofertados on-line. São também as aulas virtuais, quando realizadas em tempo real pelo professor de cada disciplina em determinados horários e dias.
Quando falamos do ensino híbrido podemos considerá-lo como uma mescla entre o ensino remoto e o presencial. O ensino híbrido se mostra como uma opção interessante, exatamente por alternar mundo virtual e real, situação que já nos é comum cotidianamente.
Esse estilo de trabalho, às vezes, é chamado de teletrabalho. Enquanto os trabalhadores remotos normalmente trabalham em um local externo na maior parte do tempo ou o tempo todo, o teletrabalho significa que a pessoa também trabalha regularmente no local, em um escritório tradicional.
Enquanto quem atua em home office se limita a trabalhar em casa, os trabalhadores remotos podem executar suas atividades a partir de qualquer local. Também chamada de anywhere office — “escritório em qualquer lugar” —, é mais uma modalidade que depende de uma boa comunicação com a empresa para dar certo.
Quais são as vantagens e desvantagens do trabalho remoto?
Entre os pontos positivos e negativos do home office estão o aumento da produtividade, a flexibilidade e a comodidade, mas também as distrações e o excesso de trabalho. A propósito, os custos do home office aparecem como um dos principais benefícios para empresas e colaboradores.
Ou seja, no ensino remoto com computadores ou celulares, é possível criar materiais que respondem de várias maneiras ao aluno. Se o objetivo é melhorar a aprendizagem, a informação imediata dada aos alunos e professores por tecnologias digitais podem apoiar e promover os processos de avaliação formativa, por exemplo.
Quais as metodologias utilizadas para atender os alunos nas atividades remotas?
A sala de aula invertida, jogos educativos, visitas virtuais, desafios, aula expositiva dialogada, são algumas metodologias ativas que podem ser desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental.
Procurada como “aula híbrida significado”, a metodologia é chamada “ensino híbrido” e consiste na organização de atividades presenciais e virtuais de forma integrada. Isso significa manter fundamentos importantes e que são tradicionais, mas incorporando elementos inovadores que potencializam a experiência do aluno.
A principal diferença entre o ensino presencial e a distância é em relação aos horários das aulas, já que o presencial exige do aluno um comprometimento com os horários, e o EAD permite a flexibilidade de tempo e espaço ao aluno, que pode assistir às aulas de qualquer lugar e a qualquer momento.
Isso porque, enquanto o ensino presencial tem dia e horário para as aulas, nos cursos online é o aluno que determina como será sua rotina de estudos. Por conta disso, é preciso ter uma certa disciplina e seguir dicas para criar e manter uma rotina de estudos ao optar pelo curso online.
As redes de educação do país instituíram o ensino remoto emergencial (ERE), que difere da Educação a Distância (EaD), por se tratar de uma mudança temporária no desenvolvimento e na entrega dos conteúdos junto aos discentes.
Qual a importância das metodologias ativas no ensino remoto?
Sendo assim, as metodologias ativas se adequam muito bem ao ensino remoto, pois elas permitem maior autonomia para realizar as atividades escolares em outros ambientes e em horários alternativos.
Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.
É que as determinações da Lei nº 14.040/2020 mal mencionam o ensino remoto como forma temporária de manter as atividades educacionais, tendo preferido abordar questões como cumprimento da carga horária obrigatória, delegando ao CNE a competência normativa acerca das atividades pedagógicas não presenciais, omitindo-se ...