Sabe quando usar Oque, O que ou O quê? - Oque: não existe - O que: Pronome interrogativo Ex.: O que estava fazendo lá na escola? - O quê: Pronome interrogativo, porém, é usado em finais de frases. Ex.: Estava lá fazendo o quê? "oque" ñ existe!
Porém, o “que”, sem acento, é um pronome, advérbio ou conjunção. Já o “quê”, acentuado, é um substantivo e tem o mesmo sentido de “alguma coisa”. No final de frase (portanto, antes de ponto-final, exclamação ou interrogação), o “que” deve ser acentuado, pois se transforma em monossílabo tônico: “quê”.
Quando usar por quê? Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final.
Sabe quando usar Oque, O que ou O quê? - Oque: não existe - O que: Pronome interrogativo Ex.: O que estava fazendo lá na escola? - O quê: Pronome interrogativo, porém, é usado em finais de frases. Ex.: Estava lá fazendo o quê? "oque" ñ existe!
Que é usado em várias situações e tem várias funções: pronome, conjunção, substantivo, advérbio, preposição, etc. Quê emprega-se como substantivo, pronome interrogativo, interjeição ou expressão interrogativa.
O QUE OU O QUÊ? Qual é a DIFERENÇA? Aprenda Agora Mesmo!
Quando deve usar o que?
O pronome “que” é versátil, podendo se referir a pessoas, coisas ou ideias. Ele é usado para introduzir orações adjetivas, que qualificam ou dão mais informações sobre o antecedente.
Quando usar porquê? Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral.
Ambos os termos são gramaticalmente corretos. O termo “que” pode ser classificado como pronome, conjunção, advérbio, partícula expletiva, e preposição. Já “quê”, além de ser empregado apenas em final de oração, pode ser classificado como interjeição ou substantivo.
“Por que” deve ser usado em perguntas e sempre que for possível inserir a palavra “razão” ou “motivo” na frase. “Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas.
Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.
Acompanhe! Saber diferenciar as três construções é uma dúvida comum de português. Mas, antes de mais nada, é importante pontuar que a escrita oque, tudo junto, não é correta de forma alguma.
Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.
A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce. Ouça o texto abaixo! A palavra que pode exercer diferentes funções sintáticas na construção dos enunciados.
No contexto em questão, a expressão «para que» é equivalente a «para que coisa», atendendo a que o verbo servir é seguido da preposição para seguida de oração, como em 1, ou de um sintagma nominal, como em 2: 1. «Isto serve para limpar o automóvel.» 2.
– Empregamos de que, quando o verbo que antecede este de que exige a preposição de. Aqui vão dois exemplos: a) Quem se lembra, lembra-se de – de alguma coisa: Lembrei-me de ir a casa do João.
Por quê: normalmente usado no fim de perguntas. Exemplo: "A festa acabou, mas por quê?". Porque: normalmente usado em respostas. Exemplo: "A festa acabou porque houve uma grande confusão."