Na Igreja Católica, a oração dirigida a Deus (ou à Virgem Maria e aos Santos para interceder a Deus e junto de Deus) também pode ser considerada uma reza, uma mensagem escrita, oral ou um pensamento de adoração, louvor, súplica, rogo, prece, pedido ou petição, intercessão, agradecimento, expiação, bênção, presença ou ...
"Um relacionamento que vem do falar com Deus, adorar, louvar, glorificar, bendizer e exaltar a Deus. Ao mesmo tempo, consiste em ouvir a Deus, com o silêncio do coração, através da leitura da Sagrada Escritura. Toda essa comunicação é a oração", diz o padre.
Primeiramente devemos entender profundamente o significado dessa tão conhecida e amável palavra Oração, segundo o Dicionário da Bíblia de Almeida (1999, p. 120) ORAÇÃO é: Uma aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou de pensamento, em particular ou em público.
A oração convida o Espírito Santo a estar presente em sua vida. Ao orar diariamente, você convida o Espírito Santo para estar com você, consolá-lo e orientá-lo. O Espírito Santo pode lhe dar respostas, ajudá-lo a sentir o amor de Deus e trazer um sentimento de paz e alegria ao coração.
Jesus ensinou que, se possível, devemos orar num local onde possamos ficar sozinhos. Disse também que algumas pessoas repetem várias vezes as mesmas palavras quando oram. Elas não prestam atenção no que estão dizendo. Jesus disse que precisamos orar com sinceridade pelas coisas de que necessitamos.
O que é oração e as formas de orar (Estudo Bíblico) | # 22
O que a Bíblia fala de oração?
A Bíblia Sagrada apresenta a oração como um elo permanente de comunicação entre a criatura e o Criador. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma manifestação de gratidão a Deus e de um meio de entregar-lhe anseios e inquietações bem como louvor, adoração, confissão e intercessão.
A oração é comunicação pessoal com Deus. Porque devemos orar? Deus quer que oremos porque a oração exprime nossa confiança em Deus, e é um meio pelo qual nossa confiança nele pode crescer.
Oração é um ato religioso que visa ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou, ainda, um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino.
A oração é um dos pilares fundamentais da vida cristã, sendo o meio pelo qual o servo se comunica com Deus. Através da oração, expressamos nossa adoração, confessamos nossos pecados, agradecemos pelas bênçãos recebidas e intercedemos por nossas necessidades e pelas dos outros.
A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.
Pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. As suas palavras não precisam ser eloquentes nem memorizadas. É mais importante abrir o seu coração e não se conter.
A oração que agrada a Deus, a oração que chega ao coração de Deus, é aquela que vem da profunda humilhação, de um coração profundamente humilde, que reconhece: “Sim, eu sou um pobre pecador, eu tenho pecado, Senhor, por isso, tem piedade de mim! Tem compaixão de mim, pois eu não sou nem digno de me aproximar de Ti”.
Orações são frases contendo, ao menos, um verbo. Costumam se organizar em sujeito e predicado, mas algumas não apresentam sujeito. Podem ser coordenadas ou subordinadas. Na língua portuguesa, as orações são frases contendo, pelo menos, um verbo, apresentando geralmente um sujeito e um predicado.
Então, Ele ensinou Seus discípulos a orar. E hoje, Ele ensina você e a mim a orar como se O estivéssemos vendo em nossa mente orando no Getsêmani e dizendo: “Porém não se faça a minha vontade, senão a tua” (Lucas 22:42). Quando você ora, realmente deseja que “não se faça a [sua] vontade, [mas] a [Dele]?”
A Bíblia Sagrada apresenta a oração como um elo permanente de comunicação entre a criatura e o Criador. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma manifestação de gratidão a Deus e de um meio de entregar-lhe anseios e inquietações bem como louvor, adoração, confissão e intercessão.
Assim é a pessoa cristã que tem a Bíblia e o livro de oração em casa, mas não lê e não ora. A oração por si só não tem nenhum poder. Ao orarmos, invocamos o poder de Deus, que o faz jorrar onde, quando, como e em quem quer.
Trata-se de uma importante ciência e de uma prática rica para fecundar a fé. A oração tem propriedades para qualificar a vida pessoal, familiar, social e comunitária. Muitos podem desconhecer, mas ela pode ser um laço irrenunciável com o compromisso ético. É prática dos devotos, mas também um estímulo à cidadania.
Professando uma oração ou simplesmente conversando com um Deus, a força de uma prece ou de uma reza faz parte do ser humano e tem o poder de acalentar, apaziguar, encorajar, se autoconhecer, despertar a esperança e tornar a vida mais leve e o fardo do viver menos pesado.
Deus sempre nos ouve quando oramos. As escrituras mostram inúmeros exemplos de orações que Deus ouviu e respondeu. Ele continua respondendo às nossas orações hoje. Por meio do poder da oração, você pode receber respostas para suas dúvidas e as bênçãos que Deus lhe reservou.