“Palpabilidade” ou evidência física: é a percepção do ambiente onde o serviço é prestado. Relaciona-se a diversos fatores, que vão desde a apresentação pessoal dos funcionários e cartões de visita até a organização das instalações e equipamentos.
Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.
Essa mudança no foco – do produto para o cliente – fundamenta a teoria por trás dos 4 Cs do marketing. Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 Cs nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação.
Os 4 PS que compõe o marketing são: - Produto: Aquilo que a empresa oferta; - Preço: O valor a ser cobrado do cliente; - Praça: O ambiente de oferta do produto/serviço; - Promoção: Como você irá promover seu produto/serviço.
Segundo ele, o marketing em 2020 será baseado em três dimensões, ou pilares: “Foco no consumidor”, “tecnologia como facilitador” e “vender sem vender”.
A inseparabilidade diz respeito a característica do serviço de estar atrelado a sua produção e consumo, ou seja, um serviço não pode ser produzido, estocado e deslocado como um bem físico como um armário, por exemplo.
A Intangibilidade é a característica pela qual, por não ser tangível, palpável, o serviço não pode ser experimentado antes de ser adquirido, em outras palavras, o conhecimento pelo cliente somente ocorre quando o serviço é prestado.
A intangibilidade resulta em dificuldades para legitimar os esforços relativos à efetividade da prestação de serviços na assistência aos pacientes. Já a perecibilidade, enquanto atributo do serviço, incorre em limitações de tempo de acolhimento e atividade com os assistidos.
Os 4Ps são a denominação preconizada pelo professor Jerome Mc Carthy (1978), conhecida maneira de estudar produto, preço, praça e promoção como componentes do composto de marketing.
Qual é um dos 3 principais objetivos do marketing?
Abaixo, seguem exemplos de objetivos de marketing mais comuns: Aumentar o market share. Elevar o conhecimento da marca e o engajamento dos clientes. Garantir a satisfação dos clientes.
O call-to-action, conhecido como CTA, é uma estratégia de marketing digital muito comum em propagandas, sites e e-mails. A chamada de ação indica ao leitor o que deve ser feito e tem o objetivo de atrair a atenção para uma ação.
Os 4Cs são um aperfeiçoamento dos 4 Ps e significam: Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação. Esse conceito foi formado por Robert Lauterborn em 1990 e tem seu foco no cliente. De forma breve, vamos entender cada termo dessa metodologia e como aplicá-la.
Os 4 Ps reúnem apenas produtos, preço, praça e promoção. Já os 8 Ps reúnem esses e ainda pessoas, processos, posicionamento e performance. Esses novos termos entram como uma demanda, que tem como propósito se preocupar com a experiência do cliente — as vontades e desejos do cliente — e não só com o produto.
De acordo com o modelo de ciclo de vida do produto (CVP) as quatro etapas para descrever a trajetória de um produto ou marca são: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Antes de tudo, é preciso salientar que nem todos os estudos de marketing aceitam este conceito sem certas críticas ou oposições.
A praça, originalmente denominada em inglês como place, é o lugar onde o seu produto será exposto para a venda, sendo ele digital ou físico. Para isso, deve-se levar em conta quais canais de distribuição conseguirão alcançar o seu público da maneira mais eficaz.