O que é paradigma da integração?

O modelo da integração é baseado na busca pela “normalização”. Nega-se a questão da diferença. A integração admite exceções, uma vez que é baseada em padrões, requisitos e condições. Já a educação inclusiva é incondicional.
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O que é paradigma de integração?

No século XX, deflagra uma nova luta, desta vez para a inserção da pessoa com deficiência na sociedade e principalmente no sistema regular de ensino. A esse movimento deu-se o nome de Paradigma da Integração.
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O que é o princípio da integração?

Ao nível europeu, o princípio da integração determina que as exigências em matéria de proteção do ambiente devem ser integradas na definição e execução das políticas e ações da União, em especial com o objetivo de promover um desenvolvimento sustentável (cfr.
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O que é paradigma da inclusão?

O paradigma da inclusão afirma que as pessoas com deficiência devem participar de cada uma das esferas da vida humana, independentemente de suas especificidades físicas, intelectuais, sensoriais, etc.
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Quais são os 4 paradigmas?

As formas de atuação com as pessoas com deficiência refletem a estrutura econômica, social e política da sociedade. São 4 paradigmas que pesquisadores destacam: exclusão, segregação, integração e inclusão.
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QUAIS SÃO OS PARADIGMAS DA INCLUSÃO?

O que vem a ser paradigma?

Para Kuhn, o conhecimento científico é definido basicamente pela adoção de um paradigma, e um paradigma nada mais é do que uma estru- tura mental – composta por teorias, experiências, métodos e instrumentos – que serve para o pensamento organizar, de determinado modo, a realida- de e os seus eventos.
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Quais são os três paradigmas da Educação Especial e inclusiva?

São eles: o paradigma de institucionalização, o paradigma de serviços e o paradigma de suporte. O paradigma da institucionalização é fundado na ideia de proteger os deficientes criando ambientes especiais para eles, separando-os de suas famílias e da comunidade.
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Quais são os 4 paradigmas da assistência às pessoas com deficiência?

1 - Visão histórica; v. 2: Deficiência no contexto escolar; v. 3: Sensibilização e convivência; v. 4: Construindo a escola inclusiva.
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Qual é o paradigma da inclusão escolar?

A educação inclusiva propõe que todas as pessoas que tenham qualquer tipo de deficiência sejam matriculadas na escola regular, baseando-se no princípio de uma educação para todos. Mas é preciso ser cauteloso no sentido de não admitir uma ideia falsa de escola democrática.
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Qual é a diferença entre inclusão e integração?

Existe uma diferença básica entre a integração e a inclusão da pessoa com deficiência. O termo integração, ora em desuso, equivale à simples inserção, na sociedade, das pessoas que conseguem se adaptar a ela. A inclusão, por sua vez, reflexe uma outra concepção da deficiência.
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O que é melhor, integração ou inclusão?

Apesar de comumente confundidos, os termos partem de um conjunto completamente diferente de pressupostos. Em uma perspectiva histórico-cronológica, na maioria dos países, a integração precede a educação inclusiva no que diz respeito às políticas e práticas.
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O que significa integração?

Integração é o ato de tornar inteiro (na íntegra), completar, inteirar. É usado mais em um sentido metafórico de juntar partes para formar um todo coeso, isto é: integrado.
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Como podemos definir paradigma?

Paradigma é descrito nos dicionários como um substantivo masculino que significa exemplo geral, conjunto de formas ou modelo de algo. Na linguagem coloquial é constantemente utilizada como sinônimo de padrão, exemplo, modelo, norma, protótipo e regra.
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Quais são os exemplos de paradigmas?

Exemplos de paradigmas
  • Paradigma positivista ou positivismo. Um paradigma de pesquisa bastante comum conhecido e consolidado em diversas universidades ao redor do mundo é o positivismo. ...
  • Pós-Positivismo. Já o Pós-positivismo consiste em uma forma mais branda de positivismo. ...
  • Paradigmas Interpretativos. ...
  • Paradigma pós-moderno.
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Qual é o papel do paradigma?

Sobre a função do paradigmaPara Kuhn, o conhecimento científico é definido basicamente pelaadoção de um paradigma, e um paradigma nada mais é do que uma estru-tura mental – composta por teorias, experiências, métodos e instrumentos– que serve para o pensamento organizar, de determinado modo, a realida-de e os seus ...
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Quais são os quatro paradigmas?

Os quatro paradigmas da ciência: experimental, teórica, computacional e baseada em dados.
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Quais os principais paradigmas que existem atualmente?

Esses padrões são conhecidos como paradigmas, ideias arraigadas que influenciam nossa forma de pensar e agir. Identificar esses paradigmas é o primeiro passo para superá-los e liberar todo o nosso potencial. Existem quatro principais tipos de paradigmas: positivo, negativo, realista e criativo.
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O que significa integração social?

No dicionário, “a integração social consiste no processo de introdução de indivíduos ou grupos em contextos sociais maiores, com padrões e normas mais gerais.” Podemos concluir então que pessoas diversas, independente de suas necessidades e desejos, são inseridas em um contexto já existente, não exigindo assim nenhum ...
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Quais os paradigmas enfrentados pelas pessoas com deficiência?

Para traçar essa realidade, foi explanado os paradigmas históricos que implicaram nas atitudes sociais, com as pessoas com deficiência. Esses paradigmas são a exclusão, segregação, integração e a inclusão.
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Quais são os 5 princípios da educação inclusiva?

Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.
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O que é paradigma de suporte?

Foi fundamentado nestas idéias que surgiu o terceiro paradigma, denominado Paradigma de Suporte. Este tem se caracterizado pelo pressuposto de que a pessoa com deficiência tem direito à convivência não segregada e ao acesso aos recursos disponíveis aos demais cidadãos.
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Como identificar um paradigma?

Em outras palavras, o paradigma é aquele hábito consolidado, mas também o método de fazer algo de modo único, ou ainda o que esperar como resultado de um processo ou ação e que normalmente é sempre o mesmo.
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