Qual é o paradoxo da tartaruga?
Aquiles e a tartarugaSegundo o filósofo grego Zenão, por mais rápido que Aquiles se movesse, ele jamais conseguiria ultrapassar a tartaruga. O paradoxo formulado por Zenão é o seguinte: cada vez que Aquiles percorre determinada distância num espaço de tempo, a tartaruga já percorreu uma outra distância.
O que são paradoxos e paradoxos de Zeno?
Os paradoxos de Zenão, atribuídos ao filósofo pré-socrático Zenão de Eleia, são argumentos utilizados para provar a inconsistência dos conceitos de multiplicidade, divisibilidade e movimento.O que é superação da dicotomia?
para se referir a um modo de pensamento que opera a partir da oposição substancialista dos termos.Como identificar dicotomia?
Quando atribuímos o adjetivo dicotômico a alguma coisa, queremos dizer que ela pode ser dividida em duas outras, opostas e complementares. O dia e a noite, por exemplo, constituem uma dicotomia.Reflexões sobre o INFINITO, paradoxo da dicotomia
O que é ter um paradoxo?
Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.Qual é o sentido do paradoxo?
O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias.Qual é a teoria do paradoxo?
Também conhecido como Paradoxo dos Gêmeos, é um problema que ilustra o que acontece com dois observadores que possuem um movimento relativo. O Problema mostra como um evento pode não ser simultâneo para dois observadores. da Velocidade da Luz.O que é o paradoxo de Menon?
O paradoxo de Mênon, proveniente do Mênon de Platão, é o famoso argumento de acordo com o qual é aprendizado e investigação são impossíveis: não se pode procurar saber aquilo que já se sabe (pois já se sabe, de modo que não há nenhuma necessidade de procurar), nem aquilo que não se sabe (pois não se sabe o que se deve ...Quais são os paradoxos mais famosos?
Dentre estes paradoxos, temos muitos outros, como o paradoxo de Olbers, o paradoxo do demônio de Maxwell, o paradoxo da vara e do galpão, o paradoxo dos gêmeos, o paradoxo do avô, o paradoxo do demônio de Laplace, o paradoxo do gato de Schrodinger e por fim o paradoxo de Fermi.Como explicar o paradoxo de Aristóteles?
A explicação mais simples para a compreensão do paradoxo é que seria impossível girar a circunferência de ambos os círculos sobre AB e CD "simultaneamente sem escorregar". Se o círculo maior girar sem escorregar sobre AB, então o círculo menor irá "patinar para a frente" sobre CD.O que significa paradoxo na Bíblia?
Segundo o dicionário, paradoxo é uma figura de linguagem que indica contradição. É uma ideia coerente e bem estruturada, mas que apresenta elementos contraditórios à sua própria estrutura. Trata-se de um raciocínio com duas ideias, em que uma se opõe à outra.O que é ser contraintuitivo?
Conteúdos contraintuitivos são aqueles que desafiam o senso comum, as expectativas ou as crenças amplamente aceitas pelo público.O que é um paradoxo da vida?
De modo bem básico esta palavra representa de seu derivado grego (paradoxon) algo que é “contrário a opinião” ou ainda “contrário ao senso comum”.Qual música tem paradoxo?
"No paradoxo, temos a concomitância de significados excludentes", explica o professor. A música "Monte Castelo", do grupo Legião Urbana, é um bom exemplo.Qual o sentido do paradoxo?
Paradoxo é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia. Trata-se figura de linguagem com conceitos amplos que abarcam diferentes áreas do conhecimento. O paradoxo de Fermi está no âmbito dos paradoxos condicionais, pois precisa de uma real comprovação da existência de seres extraterrestres.Quais são os tipos de paradoxos?
Índice
- 1 Paradoxos verídicos. 1.1 Matemáticos/Lógicos. 1.2 Psicológico-filosóficos. 1.2.1 Paradoxos da ação. 1.2.2 Paradoxos epistemológicos. 1.2.3 Paradoxos metafísicos. 1.3 Físicos.
- 2 Paradoxos falsídicos.
- 3 Antinomias. 3.1 Antinomias de definição.
- 4 Paradoxos condicionais.
- 5 Outros.
- 6 Ver também.