A paródia é uma releitura cômica de alguma composição literária ou musical, que frequentemente utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra original, e quase sempre tem sentidos diferentes. Uma lata de Buzz Cola. Uma paródia "simpsoniana" baseada nos refrigerantes Coca-Cola e Pepsi.
Em linhas gerais, a paródia é uma releitura de uma obra já existente, lhe conferindo caráter cômico pelas alterações feitas. Essa ressignificação pode ser feita em obras visuais e escritas como poemas, filmes e músicas.
Na paródia acontece à reformulação de um texto, entretanto o autor usa como base um discurso já existente e opõe-se a ele. A paródia se baseia em um caráter contestador. Além disso, existe uma alteração do discurso original, seja para fazer uma crítica ou para marcar uma sarcasmo e ironia.
A paródia é um texto obtido por meio da imitação de outro texto. Quando você se apropria de um texto já existente e faz alterações nesse texto de maneira a mudar o sentido dele, você está fazendo uma paródia. O sentido obtido pode até ser oposto ao sentido do texto original.
Comédia mtv [11/08/10] Parodia - Jay-Z e Alicia Keys - Favela
Como montar uma paródia?
Para fazer uma boa paródia você precisa formar frases que se encaixem perfeitamente na composição verdadeira. O objetivo deste trabalho foi integrar mídias diversas do ambiente escolar à leitura, à escrita e à produção de textos, utilizando a paródia como recurso intertextual.
Paródia é a modificação da letra original de uma música, ela é utilizada por exemplo em campanhas eleitorais, para que os eleitores memorizem as informações como número e siglas de um candidato, em propagandas de produtos, serviços com o objetivo de divulgá-los, também em programas de humor como e em desenhos.
Qual a diferença entre intertextualidade e paródia?
Paródia – é o tipo de intertextualidade em que se apresenta uma estrutura semelhante à de um texto anterior, mas com mudanças que interferem e/ou subvertem o sentido do texto, o qual passa a apresentar forte teor crítico, cômico e/ou sátiro.
Esse termo consiste na recriação de uma obra já existente, como um poema, música, filme ou peça teatral, partindo de um ponto de vista predominantemente cômico.
A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. O seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria.
O conto de humor, como o próprio nome antecipa, é a narrativa em que o escritor compõe cenas engraçadas, surpreendentes, e, muitas vezes, o leitor identifica-se com elas, porque são situações comuns, extraídos do cotidiano, capazes de render textos agradáveis e engraçados.
A paráfrase é um tipo de intertextualidade que consiste na citação de um texto de forma indireta. Nessa perspectiva, aquele que se apropria do discurso alheio mantém a ideia principal do discurso original. Paráfrase é dizer a mesma coisa que outro disse, mas com outras palavras.
A paródia é um recurso da intertextualidade. Ou seja, há uma referência a uma obra feita previamente. Esse recurso sempre usará a estrutura dessa obra anterior, mas a modificará em detalhes.
Na construção da paródia musical, deve-se, primeiramente, perceber o ritmo da canção original por meio da escansão da letra e da marcação das sílabas com mais força em cada verso. Demonstre como se faz uma escansão anotando como exemplo na lousa um verso do poema “Canção do exílio”.
É preciso observar que: · Na paródia tem de existir certo grau de criatividade, senão, pode ser considerada como plágio. · Além disso, não pode ridicularizar a obra original ou o seu autor. A finalidade da paródia pode ser comercial, educativa ou até mesmo eleitoral!
As paródias são permitidas e o autor da obra musical, em regra, não pode impedir a sua veiculação. Tanto que a paródia é considerada como uma limitação do direito de autor, conforme prevê o art. 47 da Lei nº 9.610/98: Art.
Qual é a definição mais adequada para o gênero paródia?
O termo “paródia”, derivado do grego parodès, significa “canto ou poesia semelhante à outra”. Trata-se de uma releitura cômica, geralmente envolvida por um caráter humorístico e irônico que altera o sentido original, criando, assim, um novo.
A paródia consiste na recriação/releitura de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista predominantemente cômico. Além de humor, a paródia também pode transmitir um teor crítico, irônico ou satírico sobre a obra original, por meio de alterações no texto ou na imagem do produto original, por exemplo.
A aula começará com uma breve apresentação teórica sobre paródias, seguida de uma atividade prática em que os alunos escolherão uma música e criarão uma paródia. O professor atuará como mediador, orientando os grupos e estimulando a criatividade dos alunos. Ao final, cada grupo apresentará sua paródia para a turma.