Usa-se, também, patrimônio intangível como termo sinônimo para designar as referências simbólicas dos processos e dinâmicas socioculturais de invenção, transmissão e prática contínua de tradições fundamentais para as identidades de grupos, segmentos sociais, comunidades, povos e nações.
O que são bens intangíveis? Apesar de não ser a única característica desses ativos, podemos definir os bens intangíveis como aqueles que não possuem uma forma física, ou seja, as propriedades imateriais de uma empresa, como é o caso de direitos autorais, marcas, patentes, receitas, carteira de clientes, entre outros.
Ativo intangível nada mais é do que um bem que a empresa possui, mas que não existe fisicamente. O mais famoso exemplo de ativo intangível (não se vê ou não se toca), é um software.
Os ativos intangíveis são abstratos. | Imagem: Pexels. Passando para os ativos intangíveis, eles são as propriedades e recursos de uma organização que não podem ser tocados ou vistos fisicamente, mas que ainda assim podem ser percebidos e representam vantagens para o negócio.
Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico, mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How e outros, que pertençam ao domínio da Administração ...
Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.
Bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how.
Em geral, descrevemos ativos intangíveis como aqueles bens que não são palpáveis, como marcas, patentes. Contudo, alguns ativos intangíveis podem estar contidos em elementos que possuem substância física, como um disco (como no caso de software), documentação jurídica (no caso de licença ou patente) ou em um filme.
Um ativo intangível deve ser reconhecido inicialmente ao custo. 25. Normalmente, o preço que a entidade paga para adquirir separadamente um ativo intangível reflete sua expectativa sobre a probabilidade de os benefícios econômicos futuros esperados, incorporados no ativo, serem gerados a seu favor.
São exemplos de imobilizados intangíveis: patentes, fundo de comércio, propriedade industrial, despesas de pesquisa e desenvolvimento, custos de aquisição de carteira, softwares, direitos sobre bens em regime de arrendamento financeiro, adiantamentos para ativos fixos intangíveis, etc.
O Capital Intelectual é um recurso imaterial, intangível da organização e envolve, conhecimento, informação, propriedade intelectual (marcas, patentes, direitos autorais), entre outros.
Além do capital humano, a propriedade intelectual corporativa, incluindo itens como patentes, marcas registradas e direitos autorais são considerados ativos intangíveis, assim como o reconhecimento de marca e goodwill.
Os ativos intangíveis são ativos que não podemos tocar, mas ainda assim possuem grande relevância para determinar o valor de mercado da empresa. Exemplos: marcas, patentes, carteira de clientes.
Produto tangível é um conceito que diz respeito as características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Já o produto intangível, é o que não é físico. São aqueles que não podemos fazer tudo isso.
Uma das maneiras de realizar a avaliação de bens intangíveis é por meio da análise do fluxo de caixa projetado, no qual é aplicada uma taxa de desconto para trazer os valores anuais para o presente.
Os bens imateriais são ativos intangíveis que não possuem uma forma física, mas ainda assim possuem valor econômico. Eles são caracterizados por sua natureza intangível, ou seja, não podem ser tocados ou vistos, mas podem ser percebidos e experimentados de alguma forma.
Os benefícios intangíveis são aqueles que não podem ser facilmente quantificados ou mensurados de forma objetiva. Ao contrário dos benefícios tangíveis, que são físicos e podem ser vistos ou tocados, os benefícios intangíveis são mais abstratos e subjetivos.
Custo Intangível pode ser definido como a parcela de sacrifício financeiro absorvida na formação e/ou manutenção de um fator intangível, citando-se como exemplos de fatores e custos intangíveis, as patentes e os custos de desenvolvimento, marcas registradas e custos de propaganda e registro, moral de RH (Recursos ...