Pé-direito é o nome usado na construção civil para medir a distância do pavimento até o teto. Em ambientes comuns, a altura do teto costuma ter medidas padrões, mas, em um ambiente diferenciado, é possível encontrar modalidades como pé-direito duplo, triplo, alto, entre outros.
O que é Pé Direito Padrão? O pé-direito padrão, varia entre 2,5 e 2,8 metros e representa a opção mais tradicional e amplamente adotada em projetos arquitetônicos.
O pé-direito duplo costuma ser usado por questões estéticas e para ganho de luz em um ambiente. Essa medida, como o próprio nome já diz, usa o dobro da altura do pé-direito comum e pode ser usado tanto em projetos privados (como casas e apartamentos) quanto em projetos comerciais.
Neste caso, “pé” vem do fato de que se trata de uma estrutura de sustentação, como em “pedestal”. Já o “direito”, do fato de que esses pilares são retos, em oposição ao arco que se apoiará neles (em francês, o ângulo reto, de 90 graus, pode ser chamado de droit).
O que é Pé Direito na Construção Civil | GLOSSÁRIO IMOBILIÁRIO
O que quer dizer pé direito na obra?
Pé-direito é o nome usado na construção civil para medir a distância do pavimento até o teto. Em ambientes comuns, a altura do teto costuma ter medidas padrões, mas, em um ambiente diferenciado, é possível encontrar modalidades como pé-direito duplo, triplo, alto, entre outros.
Isso porque, no sistema de medidas, existe uma forma que é chamada de “pé” que corresponde a mais de 30cm. Então, o “direito”, nesse caso, traz a ideia de medida cerca entre o solo e o teto de um local.
Pé-direito é uma expressão da língua portuguesa muito utilizada em arquitetura, engenharia e em construções em geral, que indica a distância do pavimento ao teto.
A palavra “pé” também significa árvore e “direito” quer dizer alinhado, em ângulo reto. Diante desse contexto, o termo “pé direito” passou a ser usado quando se falava da altura entre o chão e o piso, já que ela dependia do tamanho da madeira que fazia a sustentação da cobertura.
1- Pé direito é um termo da construção civil e da arquitetura. Para quem não trabalha no mercado de imóveis, o termo pé direito pode soar fora do comum. Mas, na verdade, trata-se de algo simples: é a exata diferença (altura) entre o piso e o teto de um cômodo, ou de uma edificação inteira.
Qual a altura mínima do pé-direito de um apartamento?
O pé-direito padrão é o mais encontrado na maioria dos imóveis novos, especialmente nos apartamentos pequenos, nas kitnets e nas casas conjugadas. Ele possui entre 2,5 a 2,8 m de altura.
Quando a parede possui a altura entre 2,5 e 2,8 metros, é considerada do tipo padrão, sendo importante lembrar que a distância mínima recomendada para imóveis é de 2,7 metros.
“Pé-Direito” é a altura entre o piso acabado e o teto de um ambiente – o padrão é que ele tenha 2,70m. O “duplo” acontece quando isso se estende para o pavimento superior, multiplicando por dois a medida.
PÉ DIREITO: Na construção civil é muito comum o uso desse termo, que é a distância entre o piso e o teto em uma construção ou seja, distância vertical do piso ao teto; PÉ-ESQUERDO: O termo pé-esquerdo já é menos comum, e é a distância entre o piso de um pavimento e o piso do pavimento à cima dele na construção, ou seja ...
É padrão ter sua medida entre 2,5 a 3,2 metros. Eu adoto sempre 3m. Se tornou comum instalarmos em ambiente de convivência, tais como, sala e cozinha, altura maior como 4 metros.
Isso significa que, se um pé-direito tradicional tem como medida padrão 2,70m, o duplo tem em torno de 5,40m. É importante destacar que ele se diferencia do pé-direito alto. O duplo tem essa nomenclatura justamente por ser o dobro da medida padrão; já um pé-direito é considerado alto a partir de 3 metros.
O pé direito alto é uma solução que busca ampliar os espaços, que podem ser redirecionados a uma decoração de luxo, dispositivos de automação residencial ou até mesmo adaptações inteligentes dos cômodos. Sempre considerando uma proposta de lar confortável, elegante e funcional.
Você vai ver que casas com pé direito alto , também chamado de pé direito duplo, valorizam e dão requinte até aos projetos mais simples de casas. O pé direito alto valoriza os projetos porque tornam a fachada da casa elegante e refinada, como você vai conferir nos projetos de casas reais que vamos te mostrar.
Meça a ponta do maior dedo até o fim do seu calcanhar. Faça isso com os dois desenhos e não se esqueça de tirar, pelo menos, 0,5 cm, que corresponde ao traço do lápis, para ter o número exato. Procure também medir a largura do peito do seu pé, pois ter essa medida pode ajudar muito.
A palavra “duplo” que acompanha o pé direito significa que essa medida – cujo padrão geralmente varia entre 2,5m a 2,7m – está duplicada. O nome se refere a pés de árvore, geralmente retos, que eram utilizados na edificação de residências, por isso hoje são chamados de “direito”.
O pé-direito baixo, como o próprio nome já diz, é o que apresenta uma altura mais diminuta. Logicamente, essa medida pode variar, mas ela é considerada pequena quando gira em torno de 2 metros e 30 centímetros.
Ou seja, é a altura entre o piso que você caminha e o teto/forro que você pode visualizar logo acima de você. Existe, desse modo, o pé direito apenas do cômodo em si, como de um prédio inteiro: contando o piso até o topo do mesmo.
Outra interpretação comum é que a expressão seria um sinônimo para “altura certa”. No sistema de medidas, um “pé” é uma unidade que corresponde a 30,48 centímetros. Nesse caso, “direito” seria usado no sentido de correto, para indicar a medida usual do solo ao teto que predominava em uma região.
O DIREITO AUTORAL são normas estabelecidas pela legislação para proteger as relações entre o CRIADOR e a utilização de suas CRIAÇÕES, sejam elas criações artísticas, literárias ou cientificas, como por exemplo textos, livros, pinturas, músicas, ilustrações, fotografias etc.