O que é pedagogia diretiva e não diretiva?
A pedagogia diretiva valoriza a autonomia do aluno, incentivando a tomada de decisões e a resolução de problemas, enquanto na pedagogia não diretiva, a ênfase recai sobre a orientação ativa do professor na construção coletiva do conhecimento.O que é tendência pedagógica não diretiva?
Tendência liberal renovada não-diretiva[editar]Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis.
O que é abordagem não diretiva?
A relação terapêutica, na perspectiva da orientação não-diretiva, acontece numa prática onde a própria pessoa em atendimento orienta o caminho da terapia, ao invés do terapeuta. Não tem como foco apenas as dificuldades que a pessoa esteja atravessando, mas tomar contato com a pessoa como um todo.Qual o papel do professor na educação não diretiva?
O professor é um especialista em relações humanas. O relacionamento professor-aluno deve ser autêntico e pessoal. O professor tem que ser confiável, receptivo e intervir o mínimo possível na aprendizagem do aluno, já que sua intervenção ameaça e inibe o aluno.Tendência Pedagógica Renovada Não diretiva Carl Rogers - Vídeo 4 de 8
O que quer dizer não diretiva?
Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.Quem foi o inspirador da pedagogia não diretiva?
Entre nós, o inspirador da pedagogia não-diretiva é C. Rogers, na verdade mais psicólogo clínico que educador. Suas ideias influenciam um número expressivo de educadores e professores, principalmente orientadores educacionais e psicólogos escolares que se dedicam ao aconselhamento.O que é método não-diretivo?
Alguns de seus métodos dividiram opiniões, como é o caso do método não-diretivo. Este método consiste em permitir que o paciente “direcione” as consultas psicoterapêuticas conforme as suas próprias reflexões e conclusões. O profissional não o orienta a seguir um determinado caminho.Qual o significado da ação ser não diretiva?
Resultado de uma postura frente ao ser humano, a atitude não-diretiva vai ao encontro da crença de que cada pessoa é única e, conseqüentemente, é também única na capacidade de desvendar verdadeiramente seu universo.O que é uma entrevista não diretiva?
A entrevista não-diretiva é originária de uma técnica psicoterapêutica, centrada no cliente e desenvolvida por Carl Rogers utilizada para obter informações baseadas no discurso livre do entrevistado; e pressupõe que o informante é competente para exprimir com clareza sua experiência, é uma maneira de receber ...Qual a diferença entre Escola Nova diretiva e não diretiva?
Escola Nova Diretiva e Não DiretivaTambém existe a valorização da socialização, dos aspectos afetivos e do foco em questões autoavaliativas. Já no formato não diretivo, os professores são centrados nas relações humanas, ou seja, eles conduzem os estudantes no processo de aprendizagem com menor interferência.
Quais são os três tipos de pedagogia?
Aqui selecionamos as sete principais.
- Tradicional. Como o nome sugere, o tipo de pedagogia tradicional é o mais comum dentro das escolas. ...
- Construtivista. ...
- Waldorf. ...
- Comportamentalista. ...
- Democrática. ...
- Freiriana. ...
- Montessoriana.
Quais são as 4 tendências pedagógicas?
Tradicional; Renovada Progressivista; Renovada Não-Diretiva; Tecnicista.O que é pedagogia renovada não diretiva?
A Pedagogia Renovada Não Diretiva tem a preocupação de formar valores, promover o amadurecimento emocional, a autonomia, a realização pessoal e priorizar fatores psicológicos dos alunos.O que é não diretividade?
Como proposta de metodologia, a não-diretividade é característica. É um método não estruturante de processo de aprendizagem, pelo qual o professor não interfere diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno.O que é linguagem diretiva?
Ocorre quando a linguagem é utilizada para influir no comportamento de outrem, induzindo-o a adotar determinados comportamentos intencionalmente prescritos. Como uso diretivo, ações linguísticas podem ocorrer: suplicar, sugerir, pedir, indicar, ordenar, impor etc.Qual o papel do professor na pedagogia não diretiva?
O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam. O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.O que significa não diretiva?
O ensino não-diretivo, não é aquêle que se preocupa com a trans- missão da coisa feita, a qual nem sempre é bem aceita. É o que se coloca como um processo que facilita ao grupo e ao indivíduo, a experiência interior. Não imprime direção.O que é uma abordagem não diretiva?
A Pedagogia não diretiva proposta por Carl Rogers, por visar justamente o não controle no sentido do sujeito colocar um poder pessoal sobre o conhecimento, ou seja, ser detentor do saber, muitas vezes é acusada, no meio acadêmico, como um caminho simplista, superficial de acesso, enquanto método de ensino.Qual é o foco do aconselhamento não diretivo?
As técnicas têm como finalidade levar o aconselhando a compreender, aceitar e por em prática os objetivos traçados previamente; por outro lado, o termo aconselhamento não-diretivo é reservado à finalidade de focalizar mais o indivíduo e seus processos internos, seus aspectos emocionais do que um problema em si.O que é modelo pedagógico diretivo?
De grosso modo, podemos considerar que a pedagogia diretiva é uma abordagem pedagógica em que o professor fala e o aluno reproduz. Isso significa que o estudante deve seguir todas as instruções que lhe são transmitidas. Assim, a relação entre professor e aluno está dentro de uma hierarquia.O que é comportamento diretivo?
O comportamento diretivo envolve dar instruções específicas e monitorar de perto o desempenho. Por isso, costuma ser mais eficaz em situações onde os liderados têm pouca experiência ou confiança.O que diz a pedagogia diretiva?
PEDAGOGIA DIRETIVAO professor que possui essa concepção entende o aluno como uma tábua rasa, como um sujeito que não sabe nada. Para esse professor, o conhecimento está no objeto, no mundo. O aluno só aprenderá o que o professor ensinar. O professor acredita na transmissão do conhecimento.