O que é PEI no aee?

Plano Educacional Individualizado - NAPNE.
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O que é o PEI e para que serve?

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, cuja referência é a trajetória individual de cada um.
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Qual a diferença entre AEe e PEI?

No geral, aparecem termos como “adaptação de atividades” ou “adequação curricular”. Diferentemente do plano de AEE, portanto, o PEI não visa eliminar barreiras para que um estudante, enquanto indivíduo, tenha acesso a um currículo coletivo.
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Quem é responsável por fazer o PEI?

§7° A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
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Como funciona o PEI?

A elaboração do PEI envolve a colaboração de professores, pais, especialistas em educação especial e, sempre que possível, o próprio aluno. Além disso, cada PEI é único e reflete as diferenças individuais, o que permite uma abordagem educacional centrada no aluno.
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O QUE É PDI, PEI E PLANO DE AEE?

Quais são os 4 pilares do PEI?

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
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Qual a finalidade do PEI?

Cada aluno é único e aprende, portanto, de maneira diferente, e o PEI visa registrar esse caráter individual de cada aluno para que, usando estratégias adequadas, ele possa aprender, assim como os outros estudantes, no ensino regular.
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Qual a função do professor na PEI?

Das atribuições dos professores dessas escolas, destacam-se: i) elaboração programa de ação, com indicadores e metas relacionadas à sua atuação; ii) produção de materiais didáticos; iii) substituição de aulas dos demais professores; iv) elaboração de plano bimestral e guias de aprendizagem de suas respectivas ...
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Como fazer o PEI de um aluno?

  1. Basicamente a construção do PEI consiste em 4 etapas:
  2. Conhecer sua história, seus gostos, seus conhecimentos já adquiridos e o.
  3. que ele precisa aprender.
  4. e longo prazo. ...
  5. tempo a partir do seu perfil.
  6. como e quando elas serão executadas.
  7. os procedimentos e avaliando as metas alcançadas.
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O que deve constar no PEI?

O PEI precisa conter todos os dados que identificam o aluno, além dos nomes e assinaturas dos pais e/ou responsáveis, data de ingresso na escola, data da elaboração do plano, disciplinas cursadas etc.
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É obrigatório fazer o PEI?

Sim. Usar o Plano Educacional Individualizado (PEI) na sala de aula regular não só recomendável como necessário. Primeiro porque, considerando seus objetivos, o trabalho do Atendimento Educacional Individualizado (AEE) perde o sentido se não for diretamente articulado com o realizado em sala de aula.
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Qual a lei que fala do PEI?

A principal base legal que obriga as escolas a elaborar o PEI é o artigo 28 da Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).
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Quem deve elaborar o PEI no caso de um aluno autista?

No contexto do TEA, o PEI deve ser elaborado de forma colaborativa, envolvendo profissionais da educação, familiares e, quando possível, o próprio aluno autista.
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De quem é a obrigação de fazer o PEI?

A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
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O que é PEI para tdah?

O PEI é um programa de estimulação cognitiva quevisa à aplicação de instrumentos para modificabilidade cognitiva. O programa é composto por nível I, nível II e nível básico. Os níveis I e II são dirigidos a crianças escolares e adultos e são compostos por 14 instrumentos cada.
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Quais são as etapas do PEI?

O Plano de Ensino Individualizado (PEI) envolve quatro etapas: avaliar, elaborar objetivos, elaborar programas de ensino e coletar dados.
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Como funciona o PEI na escola?

Objetivos Educacionais Personalizados: Com base na avaliação, o PEI estabelece metas educacionais específicas e mensuráveis para o aluno. Esses objetivos levam em consideração as habilidades, desafios e potenciais individuais, fornecendo um roteiro adaptado ao ritmo de aprendizado de cada estudante.
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O que é o PEI para autistas?

O Plano Educacional Individualizado é importante na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista por conduzir a prática pedagógica dos professores em direção às necessidades educacionais desses alunos, com base em um trabalho colaborativo com os pais e equipe multiprofissional.
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O que é o AEE na escola?

O que é o atendimento educacional especializado (AEE)?

Tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos.
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Quem pode dar aula na PEI?

4.1 – Ser docente titular de cargo ou ocupante de função atividade; 4.2 – Ter diploma de licenciatura plena, preferencialmente em pedagogia; 4.3 – Ter, no mínimo, 3 (três) anos de experiência em docência, na rede estadual de ensino.
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Quem é responsável pelo PEI na escola?

Definição de Plano Educacional Individualizado (PEI)

Inicialmente, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento que parte de uma avaliação realizada sobre um aluno com necessidades educacionais específicas. Assim sendo, o professor exerce papel determinante nesse processo.
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Quem avalia professor na PEI?

O Professor Coordenador Geral é responsável pelo monitoramento, validação e alinhamento entre os Professores Coordenadores das diversas áreas e o Diretor. O Diretor é responsável pelo monitoramento, validação e garantia da execução do Plano de Nivelamento.
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Quem elabora o PEI do aluno?

Para auxiliar a garantir esse direito, temos o Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, um documento elaborado pelo professor com base na observação e avaliação de um aluno com deficiência, TEA ou altas habilidades.
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Como fazer o PEI passo a passo?

A criação do PEI é composta por 4 etapas:
  1. Etapa 1: Conhecer o aluno.
  2. Etapa 2: Definir objetivos.
  3. Etapa 3: Planejamento.
  4. Etapa 4: Acompanhamento.
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Como é elaborado um PEI?

Um PEI para ser efetivo é necessário que seja elaborado de forma colaborativa com professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola. O aluno também pode opinar sobre o processo de aprendizagem.
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