A pericoronarite é a inflamação do tecido gengival e afeta geralmente o terceiro molar (dente do siso). A pericoronarite é diferente da doença gengival porque ocorre à volta de um dente parcialmente erupcionado – ou seja, quando este não saiu, por completo, da gengiva que o cobre.
A pericoronarite pode levar a infecções locais na gengiva e na área ao redor do dente afetado. Se a infecção não for tratada adequadamente, pode se espalhar para outras partes da boca ou até mesmo para a corrente sanguínea. Embora seja raro, infecções graves podem representar um risco à saúde.
Como a pericoronarite é tratada? É normal ter um caso de pericoronarite de curta duração, que dura de três a quatro dias, quando o dente do siso está nascendo. Para aliviar os sintomas, o dentista pode indicar o uso de alguns medicamentos, verifique com ele o que pode ser feito.
Pode extrair o siso com pericoronarite? Para a realização da extração de um dente com pericoronarite, é necessário que a inflamação esteja contida e tratada.
A pericoronarite tem como característica a dor de dente ou dor na região da gengiva causada pela infecção do tecido da gengiva, em decorrência da erupção do dente do siso. Essa condição normalmente evolui rápido e costuma ocorrer com maior frequência nos sisos inferiores.
Pericoronarite o que é e qual o (Tratamento RÁPIDO). Gengiva sobre o Dente do Siso Inflamada
Como cuidar da pericoronarite em casa?
Contudo, você pode tomar algumas medidas, como um tratamento caseiro para ajudar na cura da pericoronarite. Por exemplo: Fazer compressa de água gelada na região por mais ou menos 15 minutos. Reforçar a higiene bucal, sobretudo no local da inflamação.
Qual melhor Anti-inflamatório para pericoronarite?
De forma geral, é indicado o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para diminuir o inchaço e aliviar a dor, como o Ibuprofeno e o Paracetamol, por exemplo. Quando há sinais de infecção, o dentista pode recomendar o uso de antibióticos para combater a infecção, como a Amoxicilina, por exemplo.
A solução simples de água morna com sal é um remédio eficaz para pericoronarite. Os bochechos com esta mistura ajudam a reduzir a inflamação e a dor, além de promover a limpeza da área afetada.
Usando métodos melhorados em bacterias anaeróbicas, investigadores recentes geralmente descobriram que as infecções odontogênicas (incluindo pericoronarite do 3º molar mandibular) eram frequentemente associados à mistura de bactérias anaeróbicas, muitas das quais são membros da microbiota oral normal, como ...
A cirurgia é realizada no consultório sob anestesia local. Quando realizado pelo especialista o procedimento geralmente é rápido e seguro. Em alguns casos pode ser realizado através de uma sedação consciente para controle da ansiedade.
O tratamento da pericoronarite é definido conforme a sua gravidade e a causa subjacente, pelo que só o Médico Dentista, após avaliação clínica, poderá estabelecer o plano de tratamento.
Se está doendo pode estar com uma pericoronarite. A dor pode estar associada também a gengiva ficar mais sensível ao mastigar sobre a região. Procure alimentos mais moles até que seja efetuada a extração dos mesmos. Pode comer ovos.
Em caso pericoronarite restrita e bem localizada, sem exsudação purulenta, prescrição de: a) Analgésico (dipirona 1g de 6/6h); b) Anti-inflamatório (Nimesulida 100mg de 12/12h, durante 3 dias) e c) Digluconato de clorexidina 0,12%.
Evite tabaco e álcool em excesso: o tabagismo e o consumo excessivo de álcool podem aumentar o risco de desenvolver problemas bucais, incluindo a pericoronarite siso. Evite esses hábitos prejudiciais para manter a saúde bucal.
Entre os principais sintomas estão dor no local, que pode irradiar para a cabeça e os ouvidos, além de dificuldade de abrir a boca, de mastigar e deglutir. A inflamação ainda pode causar sangramento na gengiva, febre baixa e até gânglios no pescoço, por exemplo.
Entretanto, o acúmulo de biofilme e a dificuldade de higienização estão diretamente relacionados com a posição que o dente acometido pela pericoronarite tem na arcada dental. Esta posição dental pode levar a um maior acúmulo de biofilme pela dificuldade de higienização da área.
Para casos de doença periodontal como a periodontite, a amoxicilina tem sido o medicamento mais indicado. Mas sempre você deve seguir a orientação do(a) dentista. Isso porque antibióticos sistêmicos como esse são usados para diminuir ou interromper a progressão da periodontite, sendo muito eficazes nos tratamentos.
As penicilinas são os antibióticos de escolha, em especial a amoxicilina. Em casos de maior gravidade ou que não respondem inicialmente, acrescenta-se metronidazol, por sua ação contra anaeróbios restritos e bactérias produtoras de beta-lactamases [D].
É perigoso ficar com siso inflamado? Sim, é perigoso ignorar um siso inflamado. Isso porque, caso o dente não seja tratado adequadamente, complicações podem surgir causando infecções graves que podem se espalhar para outras áreas da boca, pescoço e até mesmo para o resto do corpo, causando um abcesso.
Os remédios indicados para a inflamação e o inchaço da gengiva são antibióticos, como a amoxicilina e a minociclina, e/ou anti-inflamatórios, tal como o nimesulida e o ibuprofeno. Vale ressaltar que a medicação deve ser prescrita pelo profissional, variando de caso em caso.
A pericoronarite é um processo infeccioso agudo caracterizado por inflamação do tecido gengival que recobre parcialmente um dente retido1,2. Os terceiros molares inferiores são os dentes mais comumente afetados1,3.
Qual é o melhor Desinflamatório para dente inflamado?
Dor de dente: ibuprofeno e paracetamol são os mais eficazes O ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não-esteroides sozinhos ou em combinação com paracetamol são melhores para aliviar a dor de dente, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Case Western Reserve, nos ...
Qual é a característica principal da pericoronarite e abscesso Pericoronário?
É uma infecção bacteriana que atinge a membrana de tecido que fica sobre a coroa do dente quando ele está nascendo, afetando o capuz pericoronal, causando inchaço facial ou na gengiva, que fica dolorida, podendo ocasionar sangramento no local.