A sigla PERT significa Técnica de Avaliação e Revisão de Programa (Program Evaluation and Review Technique). Ela se baseia em métodos probabilísticos e uma média ponderada para estimar a duração de cada lógica, considerando três cenários diferentes: otimista, pessimista e mais provável.
PERT é um acrônimo (do inglês) para a avaliação de programas e técnica de revisão. Um diagrama de PERT é uma ferramenta de gerenciamento de projetos usada para analisar cada tarefa envolvida na conclusão de um projeto.
O que é um diagrama PERT? Um diagrama ou gráfico PERT (Program Evaluation and Review Technique) é uma ferramenta de gerenciamento de projeto utilizada para representar visualmente um cronograma de projeto. É um diagrama de rede que estabelece toda a linha do tempo do projeto, incluindo tarefas e marcos.
Como a rede PERT pode ajudar na gestão de projetos?
A PERT se usa para estimar a incerteza em torno das atividades do projeto, aplicando uma média ponderada de otimismo e pessimismo. Ela avalia o tempo necessário para a conclusão de uma atividade. A PERT utiliza três estimativas para encontrar o intervalo da duração de uma atividade: Estimativa mais provável (M)
A sigla PERT significa Técnica de Avaliação e Revisão de Programa (Program Evaluation and Review Technique). Ela se baseia em métodos probabilísticos e uma média ponderada para estimar a duração de cada lógica, considerando três cenários diferentes: otimista, pessimista e mais provável.
Qual é um dos principais benefícios do diagrama PERT?
Os benefícios do Diagrama PERT são poderosos. Ele fornece uma estimativa de tempo mais precisa, ajuda a identificar o caminho crítico do projeto, que é a sequência de atividades que não podem ser atrasadas, para que a equipe se concentre em otimizar as tarefas.
A maior contribuição do PERT (Program, Evaluation and Review Technique) foi introduzir recursos probabilísticos para estimativa de duração das atividades.
O conceito básico e os métodos de trabalho de PERT foram desenvolvidos, a partir de 1958, nos Estados Unidos. A pesquisa pioneira, destinada a estudar a aplicação de métodos estatísticos e matemáticos ao planejamento, avaliação e controle dos programas da Marinha estadunidense, iniciou-se em janeiro daquele ano.
Para que se possa obter o caminho crítico do projeto, é preciso somar as durações de todas as atividades em cada um dos sequenciamentos existentes. Ao fazer isso e identificar a maior duração, tem-se o caminho crítico do projeto.
O Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) é um tipo de parcelamento especial para pessoas físicas e jurídicas com dívidas com a Receita Federal (RFB) e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
O PERT tem como objetivo principal estruturar a identificação efetiva das tarefas e determinar as interdependências de um projeto. Através disso, as estimativas de tempo definem uma média de execução que colabora com a tomada de decisões diante incertezas dentro do canteiro de obras.
O que é PERT? PERT é a sigla para Program Evaluation and Review Technique que, em tradução livre, significa Técnica de Avaliação e Revisão de Programas. Essa técnica, muito utilizada para a gestão de projetos, foi criada pela NASA em 1958, para apontar a duração de um projeto com base em estimativas de 3 pontos.
Na realidade, a metodologia PERT/CPM consiste em dois métodos diferentes e complementares. Ambos foram desenvolvidos independentemente nos anos 50, mas, por terem objetivos em comum – previsão, controle e coordenação de prazos, recursos e processos – em geral são aplicados em conjunto.
Pelo cálculo do PERT, a estimativa de tempo para execução do projeto é 86/6 = 14.33 meses. O que podemos ver na fórmula é que existem 6 elementos no total e que o cenário mais provável é contado 4 vezes.
O diagrama de Gantt é um gráfico de barras horizontais utilizado para representar o cronograma de um projeto e das tarefas e eventos relacionados durante o ciclo de vida do projeto.
Diagrama de processos é uma ferramenta para visualizar e simplificar diversos tipos de processos dentro de uma organização. Eles são perfeitos para tornar mais visuais estratégias de marketing, integração de novos funcionários, mapas de jornadas do cliente, guias de produtos, avaliações de desempenho e muito mais.
Sua maior contribuição foi a possibilidade de identificar as atividades críticas do projeto, ou seja, aquelas que têm maior impacto no prazo final e no custo total.
Como calcular o tempo de projeto? Basicamente, para calcular o tempo de projeto, cada colaborador marca o horário que iniciou o projeto e, posteriormente, que terminou de realizar suas atividades relacionadas a ele.
Um projeto pode ou não ser parte de um programa, mas um programa sempre terá projetos”. Nesta linha, programas, assim como projetos, têm um esforço de iniciação, elaboração de planejamento para gerenciá-los, desenvolvê-los e, por fim, encerrá-los.