De acordo com Gil (1987), Miranda (2012), Longarezi e Silva (2012) a pesquisa- ação é dinâmica, flexível, participativa, coletiva e composta por diversas fases como fase exploratória; análise do problema e das principais características da população envolvida, identificando suas expectativas e interesses; formulação do ...
Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles instituições, escolas, ou organizações comunitárias.
216), pesquisa-ação é “um tipo de pesquisa de ação, uma pesquisa comparativa acerca das condições e resultados de diversas formas de ação social e pesquisa que leva à ação social”. Ele propôs como objetivo da pesquisa-ação, além da investigação teórica, a resolução do problema social.
De acordo com Gil (2002), por pesquisa bibliográfica entende-se a leitura, a análise e a interpretação de material impresso. Entre eles podemos citar livros, documentos mimeografados ou fotocopiados, periódicos, imagens, manuscritos, mapas, entre outros.
Segundo Gil (2008), o método científico é definido “como o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento” (GIL, 2008, p. 8). Severino (2007) conceitua o método científico como o método próprio da ciência, que é essencial para a construção do conhecimento.
PESQUISA-AÇÃO: o que é e como fazer / Explicação e Exemplo
O que é uma pesquisa aplicada Segundo Gil?
Outrossim, Gil (2010) destaca que a pesquisa aplicada abrange estudos elaborados com a finalidade de resolver problemas no âmbito das sociedades em que os pesquisadores vivem. Já Gerhardt e Silveira (2009, p.
Segundo Gil (2007, p. 43), uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, posto que a identificação de fatores que determinam um fenômeno exige que este esteja suficientemente descrito e detalhado. Pesquisas desse tipo podem ser classificadas como experimentais e ex-post- facto (GIL, 2007).
4.12 QUE É PESQUISA PARTICIPANTE? A pesquisa participante, assim como a pesquisa-ação, caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.
A definição de pesquisa varia de acordo com os autores: a) A pesquisa é um trabalho capaz de avançar o conhecimento (Goldenberg4, 1993). b) Descobrir algo que ainda não foi dito (Eco3, 1989).
A partir de Michel Thiollent (1986) e Tripp (2005) como referências centrais, reconhece-se a pesquisa- ação como estratégia necessária à área educacional, visto à sua dimensão e possibilidade de interlocução com os atores sociais. Palavras-chave: Pesquisa-ação.
Não há certeza sobre quem inventou a pesquisa-ação. Muitas vezes, atribui-se a criação do processo a Lewin (1946). Embora pareça ter sido ele o primeiro a publicar um trabalho empregando o termo, pode tê-lo encontrado anteriormente na Alemanha, num trabalho realizado em Viena, em 1913 (Altrichter, Gestettner, 1992).
Segundo Robert Frank (1981),o nome pesquisa-ação ou action research foi utilizado pela primeira vez por KurtLewin durante a II Guerra Mundial (entre 1940-1945), num trabalho efetuado paramudar os hábitos alimentícios a pedido dos poderes públicos americanos, em razãoda escassez de alguns alimentos.
Qual a principal característica de uma pesquisa-ação?
A principal característica da pesquisa - ação, citada por Lewin e seguida por EIliott, é a de ser um processo que se modifica em espiral15, e compreende - se por quatro etapas: - Diagnosticar a situação problema na prática. - Formular estratégias de ação para resolver o problema.
Para Gil (1999), o método científico é um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos utilizados para atingir o conhecimento. Para que seja considerado conhecimento científico, é necessária a identificação dos passos para a sua verificação, ou seja, determinar o método que possibilitou chegar ao conhecimento.
De acordo com Antônio Carlos Gil, , em seu livro “Métodos e técnicas de pesquisa social”, a pesquisa científica básica deve ser motivada pela curiosidade e suas descobertas devem ser divulgadas para toda a comunidade, possibilitando assim a transmissão e debate do conhecimento.
O questionário, segundo Gil (1999, p. 128), pode ser definido “como a técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc.”.
Nesta perspectiva, Gil (1999) menciona que a pesquisa qualitativa é subjetiva ao objeto de estudo, ergue-se sobre a dinâmica e abordagem do problema pesquisado e visa descrever e decodificar de forma interpretativa os componentes de um sistema complexo de Page 5 Rodrigues, Oliveira & Santos , Rio de Janeiro, v. 2, n. 1 ...
Qual é a diferença entre pesquisa ação e pesquisa participante?
Ou seja, a PA pode, dependendo de quem a pratica, ter um caráter emancipatório. Já a pesquisa participante só é escolhida por quem de antemão se propõe a lutar junto a comunidades excluídas. Essas diferenças têm relação direta com a origem das duas modalidades de pesquisa.
As pesquisas descritivas adotam “como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno” (GIL, 1991, p. 46). Já as pesquisas explicativas “têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos” (GIL, 1991, p. 46).
Gil (1999, p. 56): “o principal objetivo da pesquisa exploratória é desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, a fim de formular problemas mais precisos ou hipóteses de pesquisa para uma pesquisa profunda”.