Ala-pivô ou Power Forward (4) Os alas-pivôs são essenciais para qualquer equipe de basquete, trazendo uma combinação de força, habilidade e versatilidade. São responsáveis, principalmente, por ocupar a zona entre o garrafão e o perímetro, jogando no post, fazendo screens e ajudando nos rebotes.
Essa é a posição 1 do esporte, que, em inglês, recebe o nome de point guard. O jogador que atua na posição 1 também é o responsável por organizar as jogadas de ataque e definir quais movimentos devem ser feitos até o arremesso.
O armador ou base é uma das 5 posições padrão do basquete. Também é conhecida como posição 1 e, em inglês como point guard ou, simplesmente PG. O armador é responsável por organizar as jogadas ofensivas, criando oportunidades para seus colegas de equipe pontuarem, e dar o primeiro combate na defesa.
Chamado em inglês de power forward, ou PF, o ala-pivô é o ala de força da equipe, ocupando a posição 4. Mais alto e mais forte que os alas, mas menos que os pivôs, é o jogador que fica mais perto da cesta, dentro do garrafão.
Ala-pivô ou extremo-poste é uma das cinco posições no basquete, mais conhecida em português como posição 4 e em inglês como power forward, ou simplesmente PF. Tim Duncan é lembrado como um dos grandes alas-pivôs da NBA. Eles desempenham um papel semelhante ao do pivô (center, em inglês).
A Polícia Federal do Brasil (PF) ou Departamento de Polícia Federal (DPF) é uma instituição policial brasileira, subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que, de acordo com a Constituição de 1988, exerce com exclusividade as funções de polícia judiciária da União.
Point Forward: O Point Forward é um ala (tanto SF como PF) que tem um ótimo domínio de bola e visão da quadra, e que leva o seu time para o ataque, carregando a bola e orquestrando o ataque. O Point Forward também tem que passar a bola bem.
O ala ou extremo é uma das cinco posições no basquete, mais conhecida em português como posição 3 e em inglês como small forward, ou simplesmente SF. Os alas são responsáveis por marcar muitos pontos, equivalendo aos atacantes do futebol, porém, também tem funções de defesa e, muitas vezes, focam em rebotes e passes.
Power Forward (PF) – O “ala de força”, “ala-pivô” ou “posição 4”, o que sempre rende a maravilhosa piada de que os “power forwards” são os caras que jogam de quatro.
Ala-armador ou extremo-base é uma das cinco posições no basquete, mais conhecido em português como posição 2 e em inglês como shooting guard, ou simplesmente SG. O objetivo principal de um ala-armador é marcar pontos para seu time e roubar a bola na defesa.
In fantasy basketball, GTD is an acronym that means "Game Time Decision." It refers to a player's potential availability for a given game or contest. If a player is listed as "GTD," it's generally believed that he has about a 50 percent chance to play in the team's next game.
(points) - pontos no jogo. FGA (field goals attempted) - Tentativas de arremesso de dois ou três pontos na partida. FGM (field goals made) - Arremessos convertidos no jogo. FGP ou FG% (field goal percentage) - Média de aproveitamento nos tiros de dois ou três pontos no jogo e/ou temporada.
A NBA elege desde a temporada de 1955-56, o jogador mais valioso da temporada (MVP - Most Valuable Player). O vencedor recebe o troféu Maurice Podoloff, em homenagem ao primeiro comissário da NBA, que presidiu a liga entre 1946 e 1963.
O D-Slide oficial é uma estratégia de sistema de treinamento de basquete que desenvolve rapidez lateral e habilidade lateral. O D-Slide é uma ferramenta de desenvolvimento eficaz para esportes que exigem força do núcleo e movimentos laterais poderosos.
A Linha dos 3 Pontos é uma linha em formato de arco presente na quadra de basquetebol designada para um arremesso de três pontos. Para valer os 3 pontos, o arremessador tem que estar antes dessa linha.
O Campeonato Paranaense de Basquetebol Profissional é uma competição realizada entre clubes do estado do Paraná, organizada pela Federação Paranaense de Basketball.
A estatística avançada mais reveladora para a real eficiência dos arremessos dos jogadores é a Porcentagem Verdadeira de Arremesso, em inglês reconhecida pela sigla TS%, que significa True Shooting Percentage.
Já o FT no basquete, ou Full Time, se refere ao final da partida. Quando o cronômetro zera, ganha a equipe que marcou mais pontos. Em raras ocasiões, o jogo pode terminar empatado, de acordo com as regras da partida – mas é difícil isso acontecer.
No boxscore são as “personal fouls”, ou seja, as faltas pessoais. Na NBA jogadores são eliminados com 6 faltas, de modo que jogadores que cometem sua quinta falta tendem a ser poupados no banco de reservas.
Com isso, a falta cavada, que será determinada pelos árbitros no jogo, será penalizada com um lance livre e posse de bola para o adversário. O jogador que cometer o “flop” será punido com uma falta técnica antidesportiva, que não contará como falta pessoal ou levará a uma expulsão.
O player efficiency rating, valor de eficiência do jogador em tradução livre, é uma estatística criada por John Hollinger, ex-analista da ESPN e que chegou a ser vice-presidente do Memphis Grizzlies.
TS%: True shooting percentage. É basicamente a mesma coisa que o eFG%, porém também conta os lances livres, além das bolas de 2 pontos e 3 pontos. Fórmula: PTS ÷ (2 * TSA).
Eficiência (EF) demonstra quão assertiva é uma equipe em relação ao que é negativa. Assistências por erros (AS/ER) indica se a equipe é cuidadosa com a bola.