O consumo excessivo de bebidas alcoólicas mata mais rápido do que o fumo. É o que sugerem investigadores da University Medicine Greifswald, na Alemanha. O estudo revela ainda que o álcool é especialmente perigoso para as mulheres e que os alcoólicos morrem cerca de 20 anos mais cedo, em média, do que a população geral.
O cigarro mata muito mais gente do que a bebida – segundo a Organização Mundial de Saúde, três milhões de mortes ao ano são provocadas pelo tabaco e 750 000 pelo álcool.
Isso porque o álcool é uma substância depressora do sistema nervoso que causa sonolência e relaxamento, enquanto a nicotina tem efeito estimulante. Logo, a pessoa tem mais vontade de fumar quando bebe para suprir a sonolência provocada pela bebida.
A combinação entre bebidas alcoólicas e cigarro aumenta a chance de câncer em 20 vezes. E não só o cigarro industrial é problemático. Maconha e narguilé também causam calor e liberam substâncias tóxicas. A má higiene bucal no longo prazo também é preocupante.
Álcool e cigarro, qual deles é pior para o pâncreas? | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22.761
Faz mal fumar só uma vez?
Fumar esporadicamente é prejudicial? Os tabagistas esporádicos apresentam maior risco de mortalidade do que as pessoas que não fumam, mesmo que fumem apenas alguns cigarros por mês. Portanto, todos os fumantes devem parar, independentemente de quão esporadicamente fumem.
“Não existem níveis seguros para o consumo de cigarros ou de qualquer derivado do tabaco, mas quem fuma dois ou mais maços por dia corre mais riscos de enfarto, derrame, enfisema pulmonar e câncer”, afirma a diretora do Cratod, Luizemir Lago.
Quanto tempo leva para não ter mais vontade de fumar?
Segundo a especialista do INCA, a intensidade dos sintomas de ficar sem o cigarro variam de pessoa para pessoa, considerando também o nível de dependência. Contudo, todas as reações são passageiras e tendem a desaparecer em uma ou duas semanas – no máximo um mês.
Aos poucos, a vontade de fumar, que parece incontrolável, diminui a intensidade. Para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos.
O que é bom para desintoxicar o organismo do cigarro?
Beba água. Por ser um desintoxicante natural, a água ajuda a livrar o corpo das toxinas contidas no cigarro, acelerando o processo de eliminação dessas substâncias do organismo e neutralizando os efeitos da nicotina. Outra opção de desintoxicante natural é o suco de uva.
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas mata mais rápido do que o fumo. É o que sugerem investigadores da University Medicine Greifswald, na Alemanha. O estudo revela ainda que o álcool é especialmente perigoso para as mulheres e que os alcoólicos morrem cerca de 20 anos mais cedo, em média, do que a população geral.
O entorpecente é tão perigoso que cerca de 21% das pessoas que o experimentam uma única vez tornam-se dependentes. Alguns especialistas colocam o álcool na primeira posição do ranking de drogas mais viciantes, não só por seus efeitos, mas também pelo acesso fácil à droga.
Os riscos de câncer, enfisema pulmonar e bronquite crônica são ainda maiores, já que o cigarro de tabaco promove mais danos à saúde do que o comum, afirma o pneumologista Paulo Corrêa, coordenador da Comissão Científica do Tabaco da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia).
Como o álcool age no sistema nervoso central? Sendo uma droga depressora do SNC, o álcool faz com que o cérebro fique menos “ativo”, prejudicando nossa capacidade de pensar, planejar ações, memorizar e até mesmo de nos mover com precisão!
Quantas pessoas morrem por ano por causa do álcool?
O consumo de álcool é responsável por 2,6 milhões de mortes todos os anos no mundo – 4,7% de todas as mortes no planeta. Já o uso de drogas psicoativas responde por 600 mil mortes anualmente.
Refrigerante pode ser tão prejudicial ao corpo quanto o cigarro, aponta estudo. Uma nova pesquisa americana apontou que refrigerantes e bebidas ricas em açúcar podem acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar.
No terceiro dia sem fumar, você provavelmente está pensando que não vai conseguir e reconhece o quanto está viciado. A nicotina atua no sistema nervoso central, assim como a cocaína e a heroína fazem. O negócio é pesado; portanto, não se cobre. É nessa fase que você vai precisar ter mais força de vontade.
Muitas pessoas desistem de parar de fumar pois pensam que os danos à saúde são irreversíveis. Mas isso não é verdade. A partir do momento em que se para de fumar, o organismo se recupera pouco a pouco e o risco de doenças diminui gradativamente. É possível sentir alguma diferença em questão de dias ou até horas.
Quanto tempo para não sentir mais vontade de fumar?
Quando uma pessoa fica 48 horas sem fumar a nicotina já não está mais presente em seu organismo, mas os efeitos do tabagismo ainda ficam presentes por muito tempo. Parar de fumar não é fácil.
Quanto tempo o pulmão de um fumante volta ao normal?
Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.
Scholz aponta que o tratamento convencional do tabagismo tem como carro-chefe um medicamento chamado vareniclina. Em linhas gerais, esse remédio se liga a receptores de nicotina localizados nas células do cérebro. Com isso, ele consegue reduzir aquela sensação de abstinência que a pessoa sente quando deixa de fumar.
O tabagista que só fuma nos fins de semana é convicto de que não é dependente, acredita que o cigarro não afeta sua saúde (a convergência de älcool e tabagismo produz muito carcinoma de boca e esôfago) e o álcool é o mais poderoso fator de recaída dentro de um processo de desintoxicação da nicotina.
Fumantes de cachimbo podem achar que correm menos riscos porque não estão tragando a fumaça, mas o pneumologista Elton afirma que "há evidências científicas de que, mesmo sem a pessoa tragar, tanto o charuto quanto cachimbo podem ser tão nocivos quanto o cigarro".