Uma pirâmide financeira, todas as vezes, é um esquema fraudulento no qual participantes são enganados a aplicar dinheiro e atrair outras pessoas, sem oferta real de produtos/serviços.
Como identificar um esquema de pirâmide financeira? Normalmente, dois aspectos são os que primeiro chamam atenção em uma pirâmide financeira: a necessidade de recrutar sempre novos participantes e a promessa de lucro irreal e sem risco aparente.
Esquemas de pirâmide — também conhecidos como fraude de franquia ou esquemas de referência em cadeia — são fraudes de marketing e investimento em que um indivíduo recebe uma distribuição ou franquia para comercializar um determinado produto.
O tempo de uma pirâmide financeira pode variar bastante. Algumas podem durar meses, outras chegam a durar anos. Mas, geralmente as pirâmides financeiras acabam de duas maneiras: Pela falta de recrutados.
A Pirâmide do Marketing de Afiliados: A farsa exposta
Como funciona Sistema pirâmide?
Essência de uma pirâmide é atrair cada vez mais pessoas para o negócio. O dinheiro dos novos vai garantir - por um tempo - pagamentos aos mais antigos. Por isso, elas oferecem lucros altíssimos e irreais, depois se tornam insustentável e entram em colapso.
A pirâmide financeira funciona assim: Tudo começa com um vendedor no topo, que convida um grupo de membros para o degrau abaixo; Cada pessoa nesse degrau é responsável por recrutar seu próprio grupo; O indicado então, precisa levar outras pessoas para compor a pirâmide e obter lucro.
A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou, nesta terça-feira (3), o Projeto de Lei (PL) 3.706/2021, que prevê pena de até oito anos de reclusão para o crime de pirâmide financeira. A proposta também prevê medidas de combate aos crimes que envolvem ativos virtuais e meios de pagamento digital.
Como funcionam carteiras administradas. Para atingir o objetivo de juntar R$ 10 mil ao fim do ano é necessário investir, aproximadamente, R$ 790,00 todos os meses em renda fixa.
As pirâmides financeiras são esquemas fraudulentos, formados por níveis de participantes. Cada um que entra deve recrutar outros participantes e os novatos fazem um pagamento inicial ou compram produtos. Os valores obtidos com esse recrutamento servem para pagar os membros mais antigos.
“Artigo 24-A. Captar ou tentar captar recursos financeiros de terceiros ou ativos virtuais, oferecidos publicamente por qualquer meio, com promessa de vantagem econômica, em detrimento de número indeterminado ou determinável de pessoas. Pena — reclusão, de quatro a oito anos, e multa.
Li também que já existe um inquerito policial em São Paulo, onde se investiga o Marketing multinível do Grupo Hinode, como sendo Pirâmide financeira, pois há muitos aspectos da piramide financeira, escondida atras do MMN.
O sistema de pirâmide funciona a partir da indicação de pessoas por pessoas. Cada um precisa indicar o máximo de pessoas possíveis para ganhar dinheiro e, assim, é construída a pirâmide que intercala uma pessoa à outra.
O monumento foi descoberto por acaso, numa fazenda no município paulista de Natividade da Serra, nos limites do Parque Estadual da Serra do Mar. São imensas pedras cortadas e empilhadas na forma de degraus até seu topo.
O que acontece com quem participa de pirâmide financeira?
Em seu artigo 2ª, inciso IX, a norma prevê o chamado crime de “pirâmide” ou “esquema de pirâmide”, que consiste em tentar ou obter ganhos ilícitos, através de especulações ou meios fraudulentos, causando prejuízo a diversas pessoas. A pena prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção e multa.
O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.
Qual é a pessoa que está na base da pirâmide social?
Pessoas com as quais um indivíduo tenha menor grau de intimidade social são colocadas na base da pirâmide. No topo da pirâmide está o próprio indivíduo. A cada nível descendente, o indivíduo possui um grau de intimidade descendente.
O WhatsApp Pix, também é chamado de golpe das pequenas tarefas. Os criminosos entram em contato pelo Whatsapp e falam ser de uma empresa que presta serviço de avaliação e curtidas.
Funciona assim: os criminosos abordam as vítimas por canais como WhatsApp, Facebook e Telegram, oferecendo a possibilidade de remuneração rápida e de baixo esforço.
O valor do benefício já estará creditado e poderá ser sacado nas agências ou em pontos de atendimento da Caixa. Será possível também utilizar o cartão na função de débito em toda a rede credenciada Visa ou Elo.