Pixel é a menor unidade de uma imagem digital, independente de sua fonte. Se você pegar uma foto e fizer uma aproximação (zoom), verá uma série de quadradinhos que a compõem. Cada um desses pontos luminosos é um pixel. São milhões ou milhares deles.
O pixel é o menor ponto da foto que forma uma imagem digital e o megapixel equivale a 1 milhão de pixels. Em tese, quanto maior quantidade de pixels você tiver em uma imagem, maior qualidade ela terá. O sensor então capta essa luz e transforma ela em pixels para gerar a imagem.
Os pixels são ferramentas clássicas do Marketing Digital. Esses pequenos trechos de código são um dos principais responsáveis pela tamanha precisão observada no gerenciamento de estratégias e campanhas na Internet. Existem pixels para serviços e plataformas de todos os tipos.
O que é Pixel, Resolução e Proporção de Imagem - Fundamentos da Edição EP06
O que é pixel na imagem?
O pixel é a unidade de medida padrão para imagens digitais. Quando aproximamos uma imagem, observamos esses pequenos pontos quadrados coloridos, que formam a imagem completa em conjunto. O pixel é um conceito que está presente nas mais diversas áreas da tecnologia.
Onde o pixel é usado? Para pessoas leigas, o pixel é usado para mensurar a resolução de uma imagem, seja em um computador, seja na TV, por exemplo. Já o pixel do Facebook é uma ferramenta atribuída à plataforma de anúncios Facebook Ads e está disponível para todos aqueles que utilizam essa plataforma.
Qual é a importância dos pixels em uma imagem digital?
Pixels em telas
A nitidez de uma imagem depende de quantos pixels a compõem. Logo, quanto maior a densidade de pixels (PPI) de uma tela, maior o potencial que esse dispositivo tem de exibir imagens bem definidas. Vale ressaltar que para isso, o conteúdo também precisa estar em alta resolução.
Pixel é a menor unidade de uma imagem digital, independente de sua fonte. Se você pegar uma foto e fizer uma aproximação (zoom), verá uma série de quadradinhos que a compõem.
Clique com o botão direito na imagem (ou, se estiver usando um Mac, Control + clique). Escolha Propriedades ou Obter informações. Clique na aba Detalhes (ou, em um computador Mac, em Mais informações). Você verá as dimensões da imagem em pixels.
A qualidade de uma imagem é definida pela quantidade de pixels que a forma. Quanto mais pixels tem uma imagem maior será a sua qualidade. Então, se uma imagem possui 300 pixels de comprimento e 200 pixels de largura (300x200 px), ela tem, ao todo 60.000 pixels.
Atualmente, a resolução que oferece a maior qualidade de imagem é a 4K, também conhecida como UHD, ou Ultra HD – uma imagem com quatro vezes mais resolução do que a Full HD, que tem 3840x2160 pixels, ou seja, 8 milhões de pixels na tela de proporção 16:9.
Um pixel é a menor unidade de uma imagem digital, e cada pixel pode conter uma cor única. Quando dizemos que uma imagem tem uma resolução de 1920×1080, estamos dizendo que ela tem 1.920 colunas e 1.080 linhas de pixels. A multiplicação desses números resulta em 2.073.600 pixels, ou seja, pouco mais de 2 megapixels.
Um televisor 4K possui uma resolução quatro vezes maior que um televisor Full HD, isto é, ele possui uma resolução de 3840 x 2160, ou seja, 2160 linhas contendo 3840 pixels em cada linha totalizando 8.294.400 pixels.
Uma câmera de 10 megapixels é suficiente para a maioria das pessoas. Apesar de ser muito divulgada pelas fabricantes, essa especificação tem pouco impacto na qualidade da imagem e não é uma limitação tecnológica atualmente, já que mesmo celulares básicos podem trazer câmeras de 50 MP ou mais.
Para pessoas leigas, o pixel é usado para mensurar a resolução de uma imagem, seja em um computador, seja na TV, por exemplo. Já o pixel do Facebook é uma ferramenta atribuída à plataforma de anúncios Facebook Ads e está disponível para todos aqueles que utilizam essa plataforma.
O pixel é o menor ponto da foto que forma uma imagem digital e o megapixel equivale a 1 milhão de pixels. Em tese, quanto maior quantidade de pixels você tiver em uma imagem, maior qualidade ela terá. O sensor então capta essa luz e transforma ela em pixels para gerar a imagem.
O grande diferencial do Pixel é que ele pode ajudar a diminuir os custos por impressão otimizados (oCPM) — ou seja, entrega os anúncios a pessoas com maior probabilidade de conversão em seu negócio. Não importa o tamanho da sua empresa, usar o Pixel pode ajudar a melhorar a performance dos anúncios.
O principal objetivo dos pixels é coletar informações relevantes daquele usuário que está acessando a sua página, disparando esses dados para o Facebook monitorar tudo o que acontece dentro do seu site.
Pixel é a menor unidade de uma imagem digital, independente de sua fonte. Se você pegar uma foto e fizer uma aproximação (zoom), verá uma série de quadradinhos que a compõem. Cada um desses pontos luminosos é um pixel.
O Pixel, nada mais é do que um código que deve ser inserido no seu site. Em todas as páginas. Esse código é capaz de saber quando um usuário acessa e muitas informações relacionadas a ele. Tanto Facebook (leia-se Instagram também) e Google possuem seus pixels.
Para ter certeza de que o pixel foi instalado no lugar certo, basta usar a extensão Facebook Pixel Helper, uma ferramenta criada pela própria rede social para o diagnóstico de instalação. Com ela, você vai descobrir se o pixel está funcionando corretamente, se teve algum problema e também as soluções para ele.