Placa perpendicular A lâmina perpendicular é uma fina lâmina que cursa horizontalmente da placa cribriforme. Inferiormente ela se liga à cartilagem septal do nariz, e ali forma parte do septo nasal.
Forames olfatórios da placa cribiforme: esses orifícios são uma parte importante do trajeto do primeiro nervo craniano (CN I), o nervo olfatório. Terminações nervosas no teto das cavidades nasais, responsáveis pelo sentido do olfato, passam através destes orifícios na placa cribriforme do osso etmoide.
É um osso irregular. Possui seios, os chamados seios etmoidais. O etmoide contribui para formação da cavidade orbital e formação do septo nasal ósseo. Há no osso etmoide uma fina lâmina, a lâmina cribriforme, que possui vários furos por onde passam os nervos olfatórios (o I par craniano).
Introdução: A crista galli é parte do osso etmóide e, desta forma, pode sofrer processo de pneumatização. Esta pneumatização pode ocorrer entre 3% a 14% dos pacientes sendo decorrente de células dos seios etmoidal ou frontal.
O etmoide está situado anterior ao osso esfenoide e posterior aos ossos nasais, formando a maior parte da área óssea medial entre a cavidade nasal e as órbitas.
uma lâmina perpendicular - uma lâmina fina que corre horizontalmente a partir da placa cribriforme e faz parte do septo nasal. dois labirintos etmoidais - partes que são todas ligadas superiormente à placa cribriforme.
O osso esfenoide é um dos ossos mais complexos do corpo humano, e possui um formato único, que lembra uma vespa. Ele forma parte da base do crânio, contribuindo para a formação do assoalho da fossa craniana média.
Carnosa ou um ornato plumário, quando ocorre no topo da cabeça de certas aves, como em alguns galináceos; Um protuberância no dorso ou na cabeça de alguns peixes, répteis e anfíbios, tal como ocorria nos extintos dilofossauros ou nos atuais marlins-azuis.
É essa a incidência do cordoma de clívus, um câncer situado em uma região nobre na base do crânio devido à presença de vários nervos. Raro, esse tumor exige abordagem minuciosa: uma pequena falha na cirurgia pode significar sequelas expressivas.
A bolha etmoidal, constituída pelas células etmoidais médias, recebe esta denominação por ser unia saliência no meato médio, com a forma semelhante a uma bolha, localizada póstero-superiormente ao processo unciforme.
Osso irregular ímpar situado na BASE DO CRÂNIO e encravado entre os ossos frontal, temporal e occipital (OSSO FRONTAL, OSSO TEMPORAL, OSSO OCCIPITAL). O osso esfenoide consiste de um corpo médio e três pares de processos que se assemelham a um morcego com asas abertas.
Os ossos do rosto, localizados ao redor do nariz, contêm espaços ocos denominados seios paranasais. Há quatro grupos de seios paranasais: os seios maxilares, etmoidais, frontais e esfenoides.
As aves são animais que têm como seu principal excreta o ácido úrico. Esse excreta é retirado do sangue por meio dos rins e de lá é conduzido diretamente à uretra, onde é eliminado pela cloaca. Esses animais não apresentam bexiga urinária e a ausência desse órgão é uma das suas adaptações para o voo.
Cloaca é a cavidade onde se abrem o canal intestinal, o aparelho urinário e o aparelho genital das aves granívoras em maioria, dos répteis, dos anfíbios, dos peixes cartilagíneos e mamíferos monotremados.
Ela não é somente para "embelezar" a espécie, mas é de grande importância dependendo da raça. . Nos galos, ela é uma forma de chamar atenção das fêmeas. Quanto maior a crista, maior o interesse das fêmeas.
O que significa o galo em cima da Igreja Católica?
Na visão cristã ocidental, O Galo é muito ligado à tradições natalinas, lembra ao clero para manter a vigilância e rememora o arrependimento de São Pedro ao negar O Cristo.
O que significa quando o galo canta antes da meia-noite?
No Brasil, em Espanha e em Portugal, acredita-se que o canto do galo fora de horas (antes ou à meia-noite) é mau augúrio: alguém da casa, ou vizinho, vai morrer. O galo agrega-se, assim, aos animais anunciantes da morte: o mocho, a borboleta negra, o morcego, o cão, o gato…
A diáfise (parte cilíndrica) é quase totalmente compacta, com pequena quantidade de osso esponjoso na sua parte profunda, delimitando o canal medular. Principalmente nos ossos longos, o osso compacto é chamado também de osso cortical.
- Plano superior (cranial): seria a parede por cima da cabeça. - Plano inferior (podálico): é o que se situa por baixo dos pés. - Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo.
O viscerocrânio é uma coleção de ossos que formam o esqueleto da face, enquanto o neurocrânio é o conjunto de ossos que reveste e protege o encéfalo. O esqueleto da face é formado por 14 ossos (6 bilaterais e 2 ossos únicos) com marcos anatômicos e desenvolvimento embriológico específicos.