O que é Planejamento de Desempenho? O planejamento do desempenho dos funcionários é uma área chave na gestão de desempenho que lida com a melhoria e desenvolvimento de desempenho dos funcionários para atingir os objetivos gerais do negócio.
Por gestão do desempenho, entende-se o processo de definir e alinhar expectativas para o trabalho, acompanhar a performance, avaliar resultados e implantar ações de melhoria e desenvolvimento. É um processo contínuo, que mobiliza diferentes participantes e que engloba diversos processos clássicos de RH.
Já para Pasquale (2012), planejamento é o processo de elaborar o plano, que é em documento escrito: planejamento é a ação, enquanto o plano é o resultado. Ou seja, o plano pode ser considerado como a conversão de uma ideia ou pensamento em algo físico. Planejar se tornou um ato fundamental para gestão e administração.
A gestão de desempenho é uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas para promover o talento entre seus colaboradores. O objetivo é melhorar os resultados da equipe, motivar os funcionários e aprimorar seu conjunto de competências.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL (Entenda as Diferenças Para Ter Sucesso)
Qual a importância de um planejamento?
O planejamento é fundamental para todo e qualquer projeto. Quando temos um desejo ou uma necessidade, por mais complexa que possa ser, programar-se e elaborar um passo a passo é o caminho mais seguro e mais eficiente para conseguir realizá-la.
O planejamento provê condições de maior segurança e menor margem de erros. É o planejamento que define ações, projetos, procedimentos, metas e objetivos, visando mudar uma situação atual ou explorar uma possibilidade futura.
O desempenho é definido como o grau em que a produção preenche os cinco indicadores de objetivos de desempenho que você vai conferir a seguir: Confiabilidade, Custo, Qualidade, Velocidade e Flexibilidade.
Planejamento exige traçar objetivos, metas, indicadores e iniciativas. Não adianta ter todos setores e funcionários eficientes, se sua empresa não tem planejamento. É necessário métodos, estar preparado para possíveis crises e estar um passo a frente.
Desempenho (ou performance) é um conjunto de características ou capacidades de comportamento e rendimento de um indivíduo, de uma organização ou grupo de seres humanos, de animais ou de outros seres vivos, de máquinas ou equipamentos, de produtos, sistemas, empreendimentos ou processos, em especial quando comparados ...
Desempenho é a comparação entre o resultado desejado e o realizado, leva em consideração o acontecimento no passado e é imutável. O mesmo conceito de resultado é aplicado à performance, mas ele é dinâmico e faz referência ao futuro.
Quais são as quatro fases da gestão de desempenho?
Fazem parte desses ciclos as seguintes etapas ou fases: alinhamento de expectativas, acompanhamento, Avaliação de Desempenho e ações de desenvolvimento.
Quais são as 3 fases de implantação da gestão do desempenho?
Fazem parte desses ciclos as seguintes etapas ou fases: alinhamento de expectativas, acompanhamento, Avaliação de Desempenho e ações de desenvolvimento.
Quais são os principais indicadores de desempenho?
Quais são os tipos de indicadores de desempenho? Indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, estratégicos, de lucratividade, rentabilidade, de turnover, de competitividade e de valor.
Sendo assim, o ciclo de gestão de desempenho trata-se de um processo contínuo de construção de conhecimento e habilidades. Podendo ser essas habilidades técnicas ou comportamentais. Competências Comportamentais: nomeadas frequentemente de habilidades soft.
Quatro tipos de padrões são geralmente utilizados para identificar o desempenho das operações: padrões históricos, padrões de desempenho alvos, padrões de desempenho da concorrência e padrões de desempenho absolutos.
As metas individuais de desempenho são parte da meta coletiva. E precisam ser pensadas para serem complementares. São pequenos objetivos que vão sendo construídos diariamente e ajudam no resultado final, que é alcançar o indicador determinado para a empresa num âmbito geral.
Objetivos de desempenho são metas individuais ou em grupo colocadas aos colaboradores por seus superiores em uma determinada organização empresarial. Eles são muito importantes, pois os gestores conseguem avaliar a produtividade, engajamento e satisfação dos funcionários, além do grau de eficiência da companhia.
Planejamento e organização do trabalho é uma maneira de organizar as tarefas e os recursos disponíveis para alcançar os objetivos de seu negócio, seguindo as metas estabelecidas e executando as ações necessárias para isso.
O planejamento permite atuar com menos riscos e incertezas. Isso acontece porque o plano de ação indica um caminho bem-definido para cada processo, prevendo, inclusive, seus resultados.
Quais são as principais características do processo de planejamento?
O planejamento busca a realização de alguns objetivos, em função dos quais são definidos os meios. É um processo intencional de obtenção de situações desejadas. Os objetivos não são pré-definidos, mas sujeitos a ponderações.