Na geometria euclidiana, trabalharemos a partir de três elementos iniciais: são os chamados entes primitivos que são: o ponto, a reta e o plano. Eles são chamados de entes primitivos pois não conseguimos defini-los de maneira formal e sistemática. Nós apenas sabemos o que são a partir da nossa própria intuição.
O elemento mais simples de um plano é o ponto, uma entidade que não tem dimensões. Bastam três pontos para definir um plano. O segundo elemento mais simples é a reta – um conjunto de infinitos pontos, enfileirados, sempre em uma mesma direção e nos dois sentidos.
O ponto é um objeto que não possui definição, dimensão e forma. Por isso, é impossível encontrar qualquer medida nele, como comprimento, largura, altura, área, volume etc.
Portanto, retas podem ser “desenhadas” a partir de apenas dois pontos, contudo, elas são infinitas tanto na direção do primeiro ponto quanto na direção do segundo. Tendo em vista que as retas possuem infinitos pontos, conclui-se que elas também possuem comprimento infinito.
Retas são figuras geométricas primitivas formadas por conjuntos de pontos. O fato de serem primitivas significa que não existe uma definição para elas, contudo, aceitamos que retas são linhas que não fazem curva.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
O ponto é usado para indicar uma pausa completa que encerra o enunciado com uma entonação neutra, seja ela afirmativa, seja negativa. Quando o ponto encerra um período completo ou um texto, ele é chamado de ponto-final.
[ Ortografia ] Sinal ortográfico de pontuação (:) que antecede uma citação, uma enumeração ou uma explicitação. [Nota: No português do Brasil, é grafado usualmente como palavra hifenizada: dois-pontos.]
A reta é formada por infinitos pontos que estão alinhados. Ela é ilimitada nos dois sentidos. Quando construímos uma reta devemos utilizar letras minúsculas para representá-la.
Uma dessas importantes relações da Geometria Analítica é a distância entre um ponto e uma reta no plano cartesiano. A distância entre um ponto e uma reta é calculada unindo o próprio ponto à reta através de um segmento, que deverá formar com a reta um ângulo reto (90º).
O ponto-final é um sinal gráfico que fecha um período e indica uma pausa de longa duração. Ele é usado em frases declarativas, imperativas e interrogativas indiretas. O ponto-final serve para encerrar um período.
O ponto de resposta é uma unidade do órgão ou entidade prestadora direta do serviço que responde as manifestações à Ouvidoria, como por exemplo, o Departamento de Assistência Farmacêutica, de Vigilância Sanitária, de Atenção Básica e outros.
um ponto é representado por uma letra maiúscula do alfabeto latino; uma reta é denotada por uma letra minúscula do alfabeto latino; e um plano é representado por uma letra grega minúscula.
Em Matemática, particularmente na Geometria e na Topologia, um ponto é uma noção primitiva pela qual outros conceitos são definidos. Um ponto determina uma posição no espaço. Na Geometria, pontos não possuem volume, área, comprimento ou qualquer dimensão semelhante. Assim, um ponto é um objeto de dimensão 0 (zero).
O ponto não possui forma nem dimensão. Isso significa que o ponto é um objeto adimensional. Um dos usos mais importantes do ponto refere-se à localização geográfica. Os pontos são os objetos que melhor representam as localizações porque oferecem precisão.
As retas são linhas sem curvas que devem estar alinhadas em uma dimensão, espaço ou plano. Existem vários tipos no estudo da geometria. As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.
Retas são figuras geométricas planas ou espaciais que podem ser classificadas em concorrentes, coincidentes e paralelas. Ouça o texto abaixo! Na Geometria, as retas são definidas apenas como conjuntos de pontos. Sabemos, além disso, que as retas são linhas que não fazem curvas e que são ilimitadas e infinitas.
A equação geral de uma reta é igual a ax + by + c = 0, em que a, b e c são coeficientes reais e a e b são diferentes de zero. Para encontrar a equação geral de uma reta, é necessário conhecer pelo menos dois pontos dessa equação.