O que é preciso para compreender a realidade inteligível?
Resposta: De acordo com Platão, para se chegar ao conhecimento é preciso haver uma superação dos sentidos, ou uma libertação dos sentidos do mundo sensível e uma ascese ao mundo inteligível (mundo das essências). Esse mundo é atingido através da dialética (“arte de pensar”).
Mundo inteligível: Também conhecido como "mundo das ideias", é o mundo das essências imutáveis e eternas, que não podem ser acessadas pelos sentidos, mas sim pela contemplação e pela razão. Segundo Platão, o mundo inteligível é a fonte do conhecimento verdadeiro e está além do mundo sensível.
Qual é a principal característica do mundo inteligível?
Assim, o mundo inteligível é composto de ideias perfeitas, eternas e imutáveis, que podemos acessar através da nossa razão. Um exemplo: a Forma ou ideia de cadeira existe no mundo das ideias como um conceito que temos acesso através de nosso Intelecto.
O conhecimento inteligível seria aquele que permite o nosso acesso ao ser e à essência de algo, que seria imutável, ao contrário da aparência, que pode enganar-nos. O conhecimento inteligível estaria no Mundo das Ideias e das Formas, enquanto o conhecimento sensível estaria em nossa realidade material.
Como Platão descreve a realidade na alegoria da caverna?
A ideia trazida por Platão retrata uma realidade onde um certo grupo de homens era tido como prisioneiro em uma caverna durante toda vida, e por isso não conheciam outra realidade fora dali. Eles acreditavam como única realidade o que viam nas sombras das paredes das cavernas.
No Mito da Caverna o mundo sensível é aquele no qual os sentidos é que determinam a experimentação das coisas e o entendimento dos fatos enquanto o mundo inteligível é aquele no qual a razão é que determina o entendimento das coisas.
Por que Platão distinguiu entre o sensível e o inteligível?
Platão diz que as coisas sensíveis não são passíveis de conhecimento, pois estão em constante movimento. Assim, ele desenvolve a teoria das Ideias, segundo a qual há um mundo inteligível no qual os seres são Ideias imutáveis.
A inteligibilidade da fala pode ser definida como o grau com o qual a mensagem do falante pode ser decodificada pelo ouvinte (1). Em outras palavras, refere-se à facilidade com que o ouvinte é capaz de entender a fala de seu interlocutor.
O que significa que para o tudo tem uma causa inteligível?
O racionalismo afirma que tudo o que existe tem uma causa inteligível, mesmo que essa causa não possa ser demonstrada empiricamente, tal como a causa da origem do Universo. Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento.
1 Que se pode entender claramente. 2 Que se ouve com nitidez. 3 Filos Que se aprende pelo domínio do intelecto, sem considerar o lado abstrato das coisas.
Como interpretar a Alegoria da Caverna nos dias de hoje?
Trazendo a Alegoria da Caverna para o nosso tempo, podemos dizer que o ser humano tem regredido constantemente, a ponto de estar, cada vez mais, vivendo como um prisioneiro da caverna, apesar de toda a informação e todo o conhecimento que temos a nossa disposição. As pessoas têm preguiça de pensar.
Ela tinha em mente uma ideia de intuição como algo puramente inteligível, ou seja, um conhecimento adquirido por meio de uma espécie de “iluminação”, ou uma “visão” mental, direta e imediata de uma realidade, sem passar por qualquer elemento mediador (os órgãos dos sentidos ou o raciocínio).
Inferimos então que um conhecimento, para ser verdadeiro, dentro desta concepção, deve ser acreditado à luz de algum critério que seja aceito por todos. Dessa forma, sim, segundo Platão, pode-se construir um conhecimento capaz de transcender o particular e o tempo, capaz, finalmente, de alcançar o inteligível.
Quais são as características do mundo inteligível?
Mundo Inteligível é o Mundo das ideias, descrito no mito da caverna de Platão. Ë resumidamente a ideia de que fazemos das coisas, o ideal. Ex.: sabemos o que é uma cadeira, independente de sua forma, pela ideia de "cadeira" que possuímos. Mundo Sensível, pelo contrario, seria o Mundo material, o que tocamos.
No conhecimento inteligível, o conhecimento é a forma inteligível do objeto. Por exemplo, ouvir um som (sensação em ato) identifica-se com o próprio som.
A inteligibilidade da fala refere-se a quão bem alguém pode ser compreendido quando se esta falando. O discurso que é transmitido através de uma sala por uma pessoa ou por um sistema de endereçamento público nunca é recebido como uma réplica exata do sinal original.
O conhecimento sensível, de acordo com Platão, permite, no máximo, opiniões (doxa). Os sofistas eram os mestres na arte de melhorar as opiniões (retórica persuasiva). 3º Conhecimento inteligível - através da inteligência, faculdade superior da alma, podemos conhecer as coisas do mundo.
Em linguística, a inteligibilidade mútua ou intercompreensão é a relação entre os idiomas em que os falantes de línguas diferentes, mas relacionadas, podem compreender uns aos outros com relativa facilidade, sem estudos intencionais ou esforços extraordinários.
É o conhecimento inteligível que nos torna inteligentes.?
É o conhecimento inteligível que nos torna inteligentes. (Incorreto, embora o conhecimento inteligível esteja relacionado à razão e à inteligência, a afirmação é simplista e não reflete diretamente a distinção feita por Platão.)
Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras. Para isso, Platão recorre à dialética, essencialmente dialógica.