Kotler e Armstrong (2007) definem preço como o volume de dinheiro que é cobrado por um insumo ou a soma dos valores que os consumidores trocam pelo benefício de possuir ou fazer uso de um bem ou serviço. O preço é um dos principais fatores que afeta a escolha do consumidor.
De acordo com Kotler (2000), para determinar o preço de venda de um produto ou serviço a empresa precisa levar em consideração três elementos: os custos do produto ou serviço, os preços e possíveis reações dos concorrentes e o comportamento dos consumidores em relação as diversas faixas de preços alternativas.
Dentro do conceito dos 4 Ps do marketing, preço é a estratégia traçada para definir o posicionamento e a proposta de valor ofertada pelo produto. É a maneira como o produto ou serviço estará posicionado na mente do consumidor. É o mercado que define o preço, mas é o cliente quem define o quanto está disposto a pagar.
As empresas podem utilizar diversas técnicas de Preço “isca”: Reduzir o preço de marcas conhecidas para estimular um movimento maior nas lojas. Preço de ocasião: As empresas estabelecem preços especiais em certas épocas para atrair mais clientes.
Para Kotler (1993): “Produto é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição, atenção, utilização ou consumo e que pode Page 6 6 6 satisfazer um desejo ou necessidade”. O desenvolvimento de um produto deve considerar três estágios: o primeiro diz respeito ao produto básico que é o núcleo do produto.
O que é Marketing e os 4 ps de Kotler (Produto Preço Praça Promoção)
O que é produto preço praça e promoção?
Produto é o que a empresa vende. Praça é onde o produto é vendido. Preço é quanto o cliente paga pelo produto. Promoção são as estratégias usadas para divulgar a marca.
Também chamado composto de marketing, os 4 Ps do marketing referem-se a quatro fatores que devem ser considerados ao planejar e executar as estratégias de marketing da empresa. São eles: preço, praça, produto e promoção.
O preço, do latim pretium, é o valor pecuniário estimado de uma coisa ou valor monetário que vale algo; o equivalente de uma coisa. É a expressão monetária do valor. Todos os produtos e os serviços que são colocados no mercado tem um preço, que é o dinheiro que o comprador deve pagar para efetivar a operação.
Já o preço-isca consiste no “método de atração de clientes pelo oferecimento, para vendas, de itens de baixo-preço com a intenção de vender mais os produtos caros”. (COGAN, 2002, p. 128). A adoção dessa estratégia é comum em supermercados e lojas de departamento.
Essa mudança no foco – do produto para o cliente – fundamenta a teoria por trás dos 4 C's do marketing. Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 C's nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação.
Os 4 Ps do marketing (Mix de Marketing ou Composto de Marketing) são um conjunto de fatores que uma empresa pode aproveitar para realizar estratégias que a ajudem a obter resultados positivos nas vendas. A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção.
Philip Kotler explica que Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.
2.3 Estratégias de preços por linhas de produtos Nesse sentido, as estratégias consistem em: preço cativo, preço isca e preço pacote. O preço cativo refere-se à utilização de produtos cativos que se encontram associados a alguns tipos de produtos básicos.
A discriminação de preços ocorre quando, na tentativa de obter o maior lucro possível, um vendedor consegue vender um mesmo produto por preços diferentes para consumidores que são basicamente idênticos.
O preço é, de maneira concreta, a quantidade de dinheiro que está sendo cobrado por um determinado bem ou serviço. Podemos dizer que esse é um conceito completamente possível de quantificado, pois não é subjetivo e dado a preferências.
Portanto, quem determina os preços são todos os fatores do ambiente, somados à capacidade do vendedor de conhecer o seu mercado alvo e trabalhar no sentido de influenciar os compradores mostrando o seu valor superior.
O preço é o valor monetário de algo, assim, o dinheiro que o comprador ou cliente paga para efetivar a operação. Para ficar mais fácil entender, vamos a um exemplo. Se um notebook custa R$ 2000, a pessoa que vai adquiri-lo precisa pagar esse montante para ter o produto.
Valor, no sentido ético, reflete o grau de importância de alguma coisa ou ação humana, com o objetivo de determinar quais são as melhores ações a serem tomadas para o bem comum ou qual a melhor maneira de viver numa comunidade em sociedade, ou para determinar a importância de diferentes ações.
Como funciona a SAVE? O principal objetivo da teoria elaborada pela Harvard Business Review é raciocinar os Ps tradicionais por uma ótica diferente e menos simplificada, de modo a atingir áreas esquecidas pela teoria antecedente.
Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.