O seguimento farmacoterapêutico assumido como a prática profissional em que o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do doente relacionadas com medicamentos é realizado através da detecção de Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM) e da prevenção, e resolução dos Resultados Negativos associados à ...
Problemas relacionados com medicamentos (PRM) ocorrem freqüentemente na sociedade, afetando negativamente a qualidade de vida do paciente, sendo considerados problemas de saúde pública.
Problemas relacionados a medicamentos (conhecidos pela sigla PRM), são, de acordo com o Segundo Consenso de Granada “problemas de saúde, entendidos como resultados clínicos negativos, derivados da farmacoterapia que, produzidos por diversas causas, conduzem ao não alcance dos objetivos terapêuticos ou ao surgimento de ...
Problemas relacionados a medicamentos (PRMs) são eventos que podem ocorrer devido à algum erro envolvendo a terapia medicamentosa, podendo ocasionar ou não alguma complicação e desfecho indesejável ao paciente.
– PRM 1: O doente tem um problema de saúde por não utilizar a medicação que necessita. – PRM 2: O doente tem um problema de saúde por utilizar um medicamento que não necessita. – PRM 3: O doente tem um problema de saúde por uma inefetividade não quantitativa da medi- cação.
Os Postos de Recrutamento e Mobilização (PRM) são Órgãos do Serviço Militar totalmente vocacionadas para o Recrutamento dos jovens brasileiros convocados anualmente à prestação do Serviço Militar nas Forças Armadas, congregando ainda todas as atividades de mobilização militar dos reservistas de sua área de ...
Os PRMs podem estar relacionados a Reações Adversas a Medicamentos (RAMs), consideradas não evitáveis e que sempre produzem dano ao paciente, ou Erros de Medicação (EM), considerados evitáveis e que podem ou não causar danos ao paciente. Os EM classificam-se em erros de prescrição, dispensação e administração.
Qual a importância do acompanhamento farmacoterapêutico para a resolução de PRMs no paciente oncológico?
Dessa forma, pode prevenir e evitar possíveis PRMs, reações adversas e interações medicamentosas. Assim, além de melhorar a qualidade de vida do paciente, a atenção farmacêutica torna o tratamento mais seguro, racional e eficiente.
Erros de medicação e, de certo modo, os Problemas Relacionados com os Medicamentos (PRM) evitáveis podem ser a causa desses Resultados Negativos da Medicação (RNM) definidos como “Resultados na saúde do doente não adequados ao objectivo da farmacoterapia e associados ao uso ou falha no uso de medicamentos”.
PRM significa Partner Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com Parceiros. Seu objetivo é gerenciar boas parcerias que ajudem a elevar as vendas e a prospecção em troca de benefícios, como comissões, descontos e permutas.
Os Postos de Recrutamento e Mobilização (PRM) são órgãos de execução do Serviço Militar e Mobilização, diretamente subordinados à 5ª Região Militar, abrangendo 696 Juntas de Serviço Militar (JSM) nos estado do Paraná e Santa Catarina.
A sigla vem de Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Trata-se de um sistema de vendas para registrar e organizar todos os pontos de contato que um consumidor tem com a loja.
A Política Nacional de Medicamentos (PNM) tem o dever desafiador de assegurar o acesso aos medicamentos à população, resguardando os princípios de equidade e justiça social, garantindo a disponibilidade de produtos seguros, eficazes e de qualidade e promovendo o uso racional por parte dos profissionais de saúde e ...
O segundo consenso de Granada define PRM como sendo “problemas de saúde, entendidos como resultados clínicos negativos, derivados da farmacoterapia que, pro- duzidos por diversas causas, conduzem ao não alcance dos objetivos terapêuticos ou ao surgimento de efeitos não de- sejados” (Comité de Consenso, 2002).
Quais são as três fases do acompanhamento farmacoterapêutico?
A principal atividade da atenção farmacêutica é o Seguimento Farmacoterapêutico, este consiste em três fases principais: anamnese farmacêutica, interpretação de resultados e processo de orientação.
O modelo de Minnesota, também conhecido como PW (Pharmacotherapy Workup), é uma ferramenta que visa confirmar a necessidade dos medicamentos utilizados pelo paciente e verificar se os resultados terapêuticos atingidos durante o tratamento farmacológico são favoráveis e aumentam a qualidade de vida do usuário.
MÉTODO TOM (Therapeutic Outcomes Monitoring) ou Monitorização de Resultados Terapêuticos: Este método foi desenvolvido por Charles Hepler, na Universidade da Florida (EUA), para dar apoio às atividades do farmacêutico na prática, em nível comunitário (WHO, 1998).
PRM 1: O paciente não usa os medicamentos que necessita. PRM 2: O paciente usa medicamentos que não necessita. PRM 3: O paciente não responde ao tratamento. PRM 4: O paciente usa uma dose e/ou intervalo inferiores aos necessários para um medicamento corretamente selecionado.
Os programas de residência médica com acesso direto são aqueles em que a especialidade não exige que o médico tenha algum pré-requisito ou especialização prévia, além da graduação.
Programas de Residência Médica (PRM) ano adicional/área de atuação: são aquelas nas quais os candidatos já deverão ter concluído uma especialidade prévia.
O que estuda um farmacêutico? Um farmacêutico estuda e lida com a pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição e uso de medicamentos. Eles garantem a segurança e eficácia dos fármacos, aconselham pacientes sobre o uso apropriado de medicamentos e realizam análises clínicas e laboratoriais.
O que fazer quando o paciente desenvolve tolerância medicamentosa?
Quando há tolerância medicamentosa, é necessário o aumento da dose da medicação em uso para que se tenham os mesmos efeitos obtidos com a dose anterior.