O Ensaio de Compactação Proctor Normal é realizado com 25 golpes de compactação, aplicados a uma altura de queda de 30 cm, usando um martelo com peso de 2,5 kg. A energia total de compactação é de 596 Joules/m³. Este ensaio é normalmente utilizado em solos mais suaves.
O Ensaio de compactação tem como objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados. Também conhecido como Ensaio Normal de Proctor ou AASHTO (American Association of State Highway Officials), entendê-lo permite a conclusão de um trabalho no solo de alta qualidade e segurança.
Os ensaios de compactação proctor têm como função compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, variando a umidade para o ponto de compactação máxima. O ensaio pode ser realizado em três níveis de energia de compactação, conforme as especificações da obra: normal, intermediária e modificada.
Qual a diferença entre Proctor normal e Proctor modificado?
Quando não se faz referência à energia do ensaio, subentende-se que seja a energia Proctor Normal. Ensaio Modificado de Compactação (Proctor Modificado) é realizado, geralmente no cilindro grande, com o soquete grande, aplicando-se 55 golpes em cada uma das cinco camadas.
Existem dois tipos principais de ensaio de Proctor utilizados na construção civil para determinar a densidade máxima do solo e a umidade ótima para sua compactação: o Ensaio de Proctor Normal (ou Padrão) e o Ensaio de Proctor Modificado.
O ensaio Proctor Normal utiliza o cilindro de 10 cm de diâmetro, altura de 12,73cm e volume de 1.000cm3 é submetida a 26 golpes de um soquete com massa de 2,5Kg e caindo de 30,5cm. Corresponde ao efeito de compactação com os equipamentos convencionais de campo.
Acerca do conteúdo estudado observou-se que o ideal é compactar o solo de forma a obter um grau de compactação superior ou igual a 100% para se ter um melhor resultado, caso contrário é preciso compactar novamente e realizar novos ensaios no campo.
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
O Ensaio CBR - California Bearing Ratio foi concebido pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Califórnia (EUA) e serve para avaliar a resistência dos solos. É um método de ensaio, adotado por vários órgãos rodoviários no Brasil e no mundo.
O Ensaio de Compactação Proctor é um método padrão de laboratório para determinar a máxima densidade seca e a umidade ótima para compactação de um solo. Ele é usado para definir as especificações de compactação do solo em projetos de construção de estradas, ferrovias, aterros sanitários, barragens, entre outros.
NBR6457 de 01/2024 - Solos — Preparação de amostras para ensaios de compactação, caracterização e determinação do teor de umidade. Esta Norma estabelece o método para a preparação de amostras de solos para os ensaios de compactação e de caracterização, bem como o método para a determinação do teor de umidade.
O grau de compactação do solo (GC) foi calculado pela equação: GC = 100Ds/Dsref, em que: Ds é a densidade do solo e Dsref é a densidade do solo após a aplicação de determinada pressão em laboratório.
Constatou-se que a adição de cal ao solo traz um aumento de sua umidade ótima e também há um aumento do CBR. Este trabalho tem como finalidade analisar o estudo de experimentos do solo com o uso de cal, para que se ampliem suas características físicas do CBR e umidade.
Como medir a compactação do solo? Para medição de resistência a penetração do solo, pode-se utilizar penetrômetros, equipamentos portáteis que podem ser levados para o campo.
A Norma NBR 6457:2016 Versão corrigida 2016 especifica o método para a preparação de amostras de solos para os ensaios de compactação e de caracterização (análise granulométrica e determinação dos limites de liquidez e plasticidade, da massa específica das partículas que passam na peneira de 4,8 mm, da massa específica ...
Consiste em se compactar uma amostra dentro de um recipiente cilíndrico, com aproximadamente 1.000 cm³, em 3 camadas sucessivas, sob a ação de 25 golpes de um soquete pesando 2,5 kg, caindo de 30,5 cm de altura.
O ISC compara a pressão necessária para produzir a penetração de um pistão num corpo de prova de solo ou material granular e a mesma penetração em um material padronizado de referência.
Análise dos Resultados. Os resultados do ensaio CBR são apresentados como uma porcentagem que indica a qualidade do solo. Valores mais altos de CBR indicam solos com maior capacidade de suporte, adequados para pavimentação com menor espessura. Valores baixos indicam necessidade de tratamento ou reforço do solo.
O ensaio de solos CBR – California Bearing Ratio, também conhecido como ISC (Índice de Suporte Califórnia), é um tipo de teste laboratorial fundamental e específico para a construção de vias pavimentadas.
Qual o limite mínimo recomendado pelo DNIT do grau de compactação em campo?
c. 6) o grau de compactação deve ser, no mínimo, 100% em relação à massa específica aparente seca máxima, obtida no ensaio DNIT-ME 164/13 (energia intermediária);
- nos cortes onde o material do subleito não apresentar CBR mínimo de 10%, deve ser feita a substituição do material, numa espessura mínima de 0,40 m, com materiais que atendam os parâmetros CBR ≥ 10% e expansão ≤ 2%.
A macroprosidade de 0,10 m3 m-3, considerada mínima por Vomocil & Flocker (1966) para o crescimento e desenvolvimento satisfatório das plantas, corresponde a um grau de compactação de aproximadamente 89% para solos com 10% de argila, 80% para solos com 20-30% de argila e 75% para solos com 30-70% de argila (Figura 2b).