O estado da economia nacional dependente grandemente do mercado para produtos de origem marinha. Atualmente, a maior fonte de receitas do país é o turismo. Outras fontes importantes de exportação são alumínio, ferro-silício, equipamento para pesca e processamento de produtos marítimos e lã.
As principais atividades econômicas da Islândia são a pesca e o turismo, não obstante apresente uma economia muito desenvolvida e diversificada. O país dispõe de elevado índice de desenvolvimento, o que reflete na qualidade de vida da sua população.
O turismo, a produção de alumínio e a pesca oceânica, secundados por inovações em biotecnologia e fármacos, assim como geração de energia a partir de fontes renováveis (geotérmica e hidrelétrica) são os fatores que contribuem para a recuperação econômica desse país nórdico.
Na Islândia, pode desfrutar de tomates, pepinos, cenouras e cogumelos locais. Estas frutas e legumes são cultivados em estufas aquecidas por energia geotérmica, o que é ecológico e económico. 7 centrais geotérmicas ligadas à atividade dos 130 vulcões ativos do país fornecem calor e eletricidade à Islândia.
O clima subártico único da Islândia, o solo vulcânico e as longas horas de luz do dia no verão constituem uma vantagem especial para o cultivo de plantas frutíferas locais resistentes. Entre estas, destacam-se Tomilho-Rastejante, Cravo-do-mar e Mirtilo-da-Montanha, que se adaptaram para prosperar em condições difíceis.
ISLÂNDIA - Como O País Com Um Passado Tão Sombrio Se Tornou Tão Pacífico?
Qual a riqueza da Islândia?
O estado da economia nacional dependente grandemente do mercado para produtos de origem marinha. Atualmente, a maior fonte de receitas do país é o turismo. Outras fontes importantes de exportação são alumínio, ferro-silício, equipamento para pesca e processamento de produtos marítimos e lã.
Pois é, mesmo tão ao norte e tão fria, a Islândia está virando um deserto. Mas não foi sempre assim: os culpados pelo desmatamento da Islândia são os vikings. Quando os intrépidos desbravadores nórdicos desembarcaram na ilha vulcânica totalmente desabitada no final do século 9, havia ali grandes florestas de bétulas.
Os salários são de no mínimo R$ 15 mil brutos em média, segundo brasileiros que moram lá, mas os impostos e o custo de vida são altos (veja aqui o que brasileiros falam sobre trabalhar na Islândia).
Um dos pratos mais populares é o Þorramatur. Como ingredientes básicos, são frequentemente usado o carneiro, o bacalhau, o hadoque, o lagostim, o salmão,o caviar, o tubarão-da-Groelândia, a aguardente da Islândia, o iogurte skyr, a truta ártica e o lagópode-branco.
O islandês (íslenska) é uma língua nórdica do ramo germânico setentrional falada por aproximadamente 320 mil pessoas na Islândia. Juntamente com o feroês, o norueguês ocidental e o norn, constituiu anteriormente o nórdico ocidental; enquanto o dinamarquês, o norueguês oriental e o sueco constituíam nórdico oriental.
Joias: é bastante comum encontrar joias elegantes feitas à base de lava nas lojas da Islândia, muito chamativas pela sua textura e cor negra. Souvenirs de papagaios-do-mar: em forma de ímãs, pelúcias, camisetas, pingentes, chaveiros... Os papagaios-do-mar, ou puffins, são os reis das lojas de souvenirs na Islândia.
Quase um século depois, em 1397, a Islândia tornou-se parte do Reino da Dinamarca, depois de que esta e a Noruega se juntassem através da famosa União Kalmar. Desta forma, começa a dominação dinamarquesa sobre a Islândia, que iria durar até ao início do século XX.
A campeã do ranking é a Islândia. O país ocupa a primeira posição no ranking global da paz por causa de alguns fatores, segundo o estudo. Um deles é o baixo índice de criminalidade, incluindo taxas de homicídio e crimes violentos significativamente inferiores à média global.
Religiões: Cristianismo 96,4% (protestantes 88,5%, outros 7,9%), sem religião e ateísmo 2,2%, outras 1,4%. Esperança de vida ao nascer: 81,6 anos. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,869.
A Islândia tem alto desempenho em quesitos como trabalho, saúde e qualidade de vida, com 78% das pessoas entre 15 e 64 anos empregadas, tornando-a uma opção atraente para a busca de oportunidades de emprego.
Devido às baixas temperaturas e a indisponibilidade de alimento, já que todo mundo está quase sempre com o corpo coberto. Para aqueles que morrem de medo de barata, na Islândia podem ficar tranquilos, que elas nunca irão aparecer...
Outros animais terrestres típicos da fauna islandesa incluem camundongos (ratos-domésticos em português europeu), ratos, coelhos e renas, enquanto da fauna marinha os principais representantes são focas, baleias golfinhos e mais de três mil espécies de peixes.
O custo de vida na Islândia é geralmente mais alto do que em outros países europeus. Por exemplo, o custo de vida em Reykjavik é 131% mais caro do que em São Paulo. O aluguel em Reykjavik também é 189,8% maior do que em São Paulo.
Exame clínico Os cães e gatos, devem ser submetidos a exame clínico por um médico veterinário autorizado, entre 5 e 10 dias antes da data da importação na Islândia, devendo encontrar-se livres de parasitas externos, e de qualquer sinal de doença contagiosa.
As Turf Houses, ou “casas de turfa”, são construções típicas da Islândia, utilizadas pelos antigos habitantes da ilha para melhorar o isolamento térmico e manter os interiores aquecidos durante os severos invernos da região.