O projeto identidade, quando desenvolvido de forma conjunta a outros instrumentos pedagógicos essenciais, possibilitará às crianças, experiências fundamentais de aprendizagem no reconhecimento de seu “EU”, o que é indispensável para que ela consiga desenvolver a própria autonomia.
Organizar atividades individuais como criação e confecção de crachás, a partir de desenho e cartaz para a identificação da criança, assim como portfólio e o livro da identidade. Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas: do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da altura, etc.
Qual a justificativa do projeto identidade na educação infantil?
Justificativa: Trabalhar a identidade das crianças é uma das formas mais seguras de favorecer o conhecimento e a convivência entre elas. Ajudando-as a perceberem que também atuam no mundo em que vivem.
O Projeto Quem sou Eu, para trabalhar com alunos da educação infantil. Este projeto cria possibilidades de desenvolver na criança uma melhor compreensão de sua identidade, o reconhecimento da diversidade étnico racial e a reflexão sobre suas ações, visando um convívio em sociedade harmonioso.
Projeto IDENTIDADE: Ideias de atividades pedagógicas para Ed. INFANTIL e Classe de Alfabetização.
O que significa a palavra identidade em projeto de vida?
O conceito de identidade é frequentemente empregado nos estudos sobre projeto de vida de modo impreciso ou como sinônimo de self (si mesmo) (KLEIN, 2011. Projetos de vida e escola: percepção de estudantes do ensino médio sobre a contribuição das experiências escolares aos seus projetos de vida.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
Qual é a importância da construção da identidade na infância?
Qual é a importância da construção da identidade na infância? Este processo de relações é um motor fundamental no desenvolvimento de todo ser humano, pois na infância estamos mais motivados a aprender.
Objetivo: A brincadeira “quem sou eu” estimula o pensamento lógico, percepção e dedução de forma lúdica e criativa, e nessa brincadeira, cada criança precisa da ajuda do outro, estimulando então, o trabalho em equipe.
O que diz a Bncc sobre identidade na educação infantil?
Identidade é construída no cotidiano
A própria BNCC dá uma pista quando diz que se deve usar todas as interações, brincadeiras e linguagem para esse fim. Ou seja, o cotidiano na Educação Infantil deve sempre considerar essa construção de identidade da criança.
Identidade é um dos temas a serem explorados tanto na educação infantil quanto nos primeiros anos do ensino fundamental, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destinada para essa etapa de ensino.
Para se construir uma identidade, precisa-se de valores claros que possam ser questionados - exploração - e, então, aceitos ou não - comprometimento. Kalina e Laufer (1974) já sinalizam que as sociedades ocidentais estão promovendo valores e exigências confusos e não-explícitos.
Os documentos são importantes, pois servem para identificar as pessoas. Outro documento que devemos ter, o mais importante de todos, é a Carteira de Identidade. Nela são registrados nosso nome, a data de nascimento, os nomes dos nossos pais, a cidade e o estado em que nascemos.
Observamos que a temática da identidade é importante para refletir sobre a recolocação do sujeito no universo profissional em que escolheu atuar, permite um conhecimento de si, como sujeito histórico, social, político e aponta as perspectivas de sua identificação como único e múltiplo, pelas diferenças que o tempo ...
O que trabalhar na educação infantil identidade e autonomia?
Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. O objetivo é que eles se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.
O projeto de identidade na educação infantil é um instrumento pedagógico que potencializa a experiência dessas interações. Seu objetivo é conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças.
Reconhecer características pessoais (físicas e culturais), com valorização das semelhanças e diferenças, promovendo atitudes de respeito às individualidades.
Propostas como o trabalho com o próprio nome, a construção da árvore genealógica, a comparação de hábitos da rotina entre as famílias são exemplos de como essa "brincadeira" de criação de autoimagem e percepção da alteridade podem se dar de maneira lúdica e significativa para as crianças.
A experiência do espelho proporciona a autodescoberta durante o desenvolvimento da criança. A formação da identidade da criança é um processo permeado por perguntas como: "Quem sou eu?"; "Como sou?". As respostas a essas perguntas são essenciais para a construção da personalidade.
A primeira coisa a se fazer ao criar uma identidade para sua marca pessoal é definir quem você é e o que você representa. Pense em seus valores, paixões, habilidades e experiências. Esses elementos são a base da sua identidade e devem ser refletidos em tudo o que você faz.
Qual é o objetivo de trabalhar as diferenças na Educação Infantil?
Desta forma, trabalhar as diferenças culturais com as crianças proporciona um bom relacionamento e o respeito às diferenças do outro, valorizando aspectos culturais de outros povos, assim como a apresentação da sua própria cultura como uma oportunidade de interagir de maneira respeitosa.
A construção da identidade é um processo contínuo e muito importante para o autoconhecimento. Com essa abordagem construímos consciência coletiva (nós) e de si mesmos, nosso papel, importância, origem, história, tudo o que nos permite sermos ativos na interação com os meios em que vivemos.
Na prática, a identidade infantil é um documento oficial para menores de idade que pode ser obtido nos primeiros meses de vida. Na verdade, pode até mesmo ser conseguido a partir do primeiro dia de vida da criança recém-nascida. Muitos pais, principalmente de primeira viagem, não sabem e nem conhecem o RG infantil.
Qual o papel da escola no processo de construção da identidade?
RESUMO: A escola é um importante espaço na socialização do ser humano e primordial na construção de nossa identidade social. A pluridade de vivências conseguidas nesse ambiente faz com que, constantemente, possamos refletir quem somos e quem queremos ser, além de que sociedade queremos construir.