Linha Labiomeatal (LLM) => Parte da junção dos lábios até o MAE. Linha Glabeloalveolar (LGA) => Conecta a glabela a um ponto na face anterior do processo alveolar da maxila.
O método de Le Master é utilizado para dissociar imagens sobrepostas e minimizar distorções. Um rolete de algodão é colocado na parte inferior da película radiográfica, fixado com fita adesiva transparente.
Esse método é definido como um método simples para determinar a relação espacial de objetos dentro do osso. A aplicação da regra do objeto bucal requer duas radiografias diferentes da área suspeita, mas primeiramente o conhecimento de como as radiografias são feitas não é necessário.
Podemos utilizar a radiografias (simples ou contrastadas), ultra-sonografia (US), tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), além de outras técnicas como a medicina nuclear (PET e SPECT).
É determinado pela distância entre a câmera e o objeto, bem como a abertura (também conhecida como f-stop) ea distância focal da lente. Distância: Movendo a câmera mais perto de seu objeto pode causar desfocagem no fundo e primeiro plano da imagem, produzindo um DOF raso.
A radiologia digital indireta (CR) utiliza uma placa de fósforo digital que é sensibilizada pela radiação, como você já sabe. A radiologia digital direta (DR), por sua vez, consegue transferir essas imagens de forma imediata, o que pode levar menos de um minuto para que já possa ser emitido um laudo.
Atualmente a radiologia convencional foi substituída pela radiologia digital. Neste caso, a imagem radiográfica é obtida num computador através da leitura de um ecrã de fósforo reutilizável e estimulável pela radiação, denominado image plate (IP).
O CMR Pocket Guide é um guia de bolso para área de radiologia cardiovascular, tendo sido desenvolvido pela Associação Europeia de Imagem Cardiovascular para auxiliar no diagnóstico de diferentes patologias.
As palavras dorso e dorsal têm origem a partir de um corte padrão específico da radiologia, chamado plano médio coronal – uma linha que divide o corpo em parte anterior e posterior. A parte anterior é a frente, enquanto a posterior é a parte de trás.
O sievert (Sv) é a unidade usada para dar uma avaliação do impacto da radiação ionizante sobre os seres humanos. É a unidade do Sistema Internacional de Unidades da dose equivalente e dose eficaz, e que leva em conta os efeitos biológicos em tecidos vivos, produzidos pela radiação absorvida.
O kerma no ar é definido como a energia cinética inicial de todas as partículas carregadas liberadas por partículas ionizantes não carregadas em uma massa definida de ar. Pode ser calculado através da exposição e está relacionado com a dosimetria de pacientes.
O Centro de Diagnóstico por Imagem – CDI é o local onde são realizados todo e qualquer tipo de exame por imagem com ou sem laudo, como raios-x, mamografia, tomografia, ultrassom, entre outros.
Corresponde à relação entre o posicionamento do paciente e a incidência do raio central (RC). Descreve a direção dos raios X quando este atravessa o paciente, projetando uma imagem no filme radiográfico ou em outros receptores de imagem. (O feixe de raios X pode ser descrito como o raio central ou RC).
DISTÂNCIA FOCO FILME (D.F.F.):- A boa densidade de uma radiografia, e o que é o mais importante , a IGUALDADE DE DENSIDADE de uma para outra radiografia, principalmente em se tratando de diferentes órgãos, não será obtida, se não utilizarmos a D.F.F.
Decúbito dorsal é uma posição anatômica utilizada em uma série de procedimentos, desde cirurgias até exames radiológicos. Basicamente, ela consiste em manter o paciente deitado de barriga para cima.
O que é SATR? SATR é o Supervisor(a) das Aplicações das Técnicas Radiológicas, credenciamento normatizado pela Resolução CONTER nº 11/2011, consoante o disposto no Art. 10º da Lei Federal nº 7.394/1985 e Art. 10 º do Decreto Federal nº 92.790/1986.
O que é técnico em radiologia? Técnico em radiologia é um profissional de nível médio que atua nas rotinas de preparação e condução de métodos diagnósticos por imagem. Para isso, ele aprende sobre o funcionamento de equipamentos, obtenção de imagens radiológicas, posicionamento do paciente, etc.
A projeção Póstero-Anterior (PA) é adquirida quando o feixe de raios-x entra pelo dorso e sai pela região anterior impressionando o filme radiográfico. A projeção Antero-Posterior (AP) é adquirida quando o paciente está deitado sobre o filme radiográfico e o feixe de raios-x entra pela região anterior do tórax.
Para isso, a Radiologia caminha ao lado de quatro grandes ferramentas e, nesse momento, siglas como PACS, RIS, CIS, LIS e HIS, que auxiliam em uma comunicação mais efetiva, podem deixar alguns profissionais confusos.