PSU: passenger service units: sobre as poltronas. LSU: lavatory service units: no teto dos lavatórios. ASU: attendant service units: no teto das galleys.
O Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) informou que, a partir de 02 de setembro de 2019, as marcas de nacionalidade PS (PAPA SIERRA) estarão liberadas para as aeronaves civis brasileiras, em conformidade com o previsto no RBAC nº 45, item 45.23-I, a, (1).
As marcas são representadas por cinco caracteres alfabéticos: os dois primeiros são as marcas de nacionalidade (no caso de aeronaves brasileiras: PT, PP, PR ou PU) e os três últimos são as marcas de matrícula.
Despressurização Explosiva: é aquela em que a perda total de pressão é instantânea, ocorrendo em menos de 1 segundo. Despressurização Rápida: a perda total de pressão ocorre entre 1 e 10 segundos. Despressurização Lenta: a perda total de pressão ocorre em tempo maior que 10 segundos.
O que acontece se a cabine do avião despressurizar?
"Se descerem demasiado depressa, podem estar a colocar o avião sob muito mais stress." Uma vez em segurança no solo, o avião será recebido por equipas de salvamento e a tripulação decidirá se os passageiros estão mais seguros a bordo ou se é necessária uma evacuação.
Por que durante uma despressurização A pessoas têm dificuldade de respirar?
A despressurização raramente acontece, mas pode ocorrer em consequência de um vazamento em uma janela ou porta, o que faz com que a aeronave tenha dificuldades em manter a sua atmosfera artificial. Quando isso acontece, a oferta de oxigênio dentro do avião cai e pode causar hipóxia nos passageiros.
Localizados na parte dianteira da asa (bordo de ataque, na animação acima), os slats também são abas móveis acionadas antes do pouso, a exemplo dos flaps. Auxiliam na sustentação da aeronave. São mecanismos localizados nas pontas das asas. Auxiliam na rotação do avião.
Significa uma fonte auxiliar de energia da aeronave, autocontida, que provê energia elétrica/hidráulica para essa aeronave durante as operações no solo e, eventualmente, em voo.
🔴“Terrain! Pull up!” - É um aviso sonoro emitido pelos sistemas de alerta de proximidade do solo em aeronaves. Ele alerta os pilotos de que a aeronave está em uma trajetória de voo que pode resultar em uma colisão com o terreno e instrui os pilotos a puxarem o manche para cima para evitar a colisão.
Alguns aviões possuem um dispositivo de economia de combustível, conhecido como PTU (Unidade de Transferência de Energia). Ela garante que a pressão hidráulica fique em equilíbrio no taxiamento, ou seja, a PTU ajuda o outro sistema em caso de falha ou perda de pressão.
Portanto, em função da maleabilidade das asas, a turbulência não é capaz de derrubar uma aeronave, mantendo-a segura no ar até que chegue ao seu destino final. Apesar de não haver riscos de o avião cair, uma turbulência pode provocar acidentes internos caso os tripulantes não sigam as devidas regras de segurança.
Os avanços tecnológicos dos últimos anos já fazem com que cerca de 90% das colisões de avião tenham sobreviventes. E as chances de sair vivo deste tipo de acidente aumentam dramaticamente se alguns cuidados básicos forem tomados.
O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.
A pressurização da cabine é um processo que permite que os passageiros respirem normalmente em altitudes elevadas. Ou seja, a despressurização ocorre quando há perda de pressão. Desse modo, o ar se expande e pode causar danos aos ouvidos e pulmões.
As causas da despressurização em aeronaves podem variar, mas geralmente estão relacionadas a falhas nos sistemas de pressurização da aeronave ou danos estruturais. A despressurização ocorre quando a pressão interna da aeronave diminui abruptamente, criando um desequilíbrio com a pressão atmosférica externa.
“Tradicionalmente, o Brasil usa para aeronaves comerciais e privadas as letras iniciais PP, PT, PR e agora a série está em PS. Aeronaves experimentais usam PU e helicópteros PH.
Para obter uma Certidão Negativa de Propriedade de Aeronaves (CNPA), basta acessar o sistema de emis- são da CNPA. Por meio desse sistema, qualquer interessado poderá consultar diretamente na base de dados do RAB se determinada pessoa, física ou jurídica, é proprietária de aeronave.
Em linhas gerais, a regra estipula que a numeração de cada voo deve ser composta por quatro números, com a sigla oficial da companhia aérea, que geralmente é formada por duas letras. Por exemplo, o JJ3104 da Latam que saiu de Congonhas com destino a Florianópolis.