Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela empresa.
Ações que permitam conhecer e melhorar os processos produtivos das empresas, desde o recebimento das matérias-primas até a disponibilização do produto/serviço para o cliente final, incluindo melhorias que visam aumento de produtividade, melhoria da qualidade e redução de custos.
Qualidade é o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa, verificável através da forma e dos elementos constitutivos do mesmo e pelo resultado do seu uso. A palavra "qualidade" tem um conceito subjetivo que está relacionada com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo.
Mas o que é qualidade em uma empresa? Qualidade é a conformidade consistente com as expectativas dos clientes. Outras definições incluem: grau de excelência ou perfeição, melhor absoluto, conformidade às normas e aos requisitos funcionais, adequado para a finalidade para a qual foi projetado.
A Qualidade pode ser resumida como sendo a busca permanente por melhores resultados a partir do melhor desempenho de cada um dos elementos de um processo, devendo estar sempre orientada para o cliente, atendendo as suas necessidades e superando as suas expectativas.
🔵 AS 7 FERRAMENTAS DA QUALIDADE - APRENDA AS FERRAMENTAS PRINCIPAIS DA ÁREA DE QUALIDADE
Qual a definição correta de qualidade?
Qual é o conceito da qualidade? Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela empresa.
A qualidade de vida no trabalho é entender o contexto que o colaborador está inserido, o que é necessário para suas tarefas, e de que maneira esse colaborador pode ser bem sucedido sem prejudicar sua saúde. Por outro lado, as empresas também se beneficiam da felicidade de seus colaboradores.
Se observarmos este conjunto de definições podemos concluir: Um objetivo da qualidade é um determinado resultado que procura-se alcançar e está diretamente relacionado com o grau de satisfação dos requisitos seja dos clientes, produtos, processos, legais/regulamentares e do sistema de gestão da qualidade.
O QFD (Quality Function Deployment), ou Desdobramento da Função Qualidade, é um método capaz de levantar informações úteis sobre quais necessidades, prioridades e perspectiva do consumidor podem ser traduzidas e materializadas no desenvolvimento de processos, produtos e serviços.
Pode-se definir qualidade como perfeição técnica, adequação ao uso e conformidade com as especificações, além do atendimento às necessidades e da satisfação do cliente.
O objetivo da qualidade está relacionado ao fato de onde se quer chegar e o que deseja-se alcançar, por isso, devem ser mensuráveis. Mensuráveis quer dizer que o objetivo deve possuir metas concretas, que podem ser medidas.
Ações de qualidade de vida no trabalho são iniciativas que buscam melhorar o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho saudável e agradável. Essas práticas podem envolver aspectos físicos, emocionais, financeiros, sociais e organizacionais.
As metas de qualidade são objetivos estabelecidos por uma empresa ou organização para garantir que seus produtos ou serviços atendam aos padrões e expectativas estabelecidos.
A gestão de qualidade é uma estratégia de busca contínua por elevados padrões, visando melhorar o desempenho das pessoas, os processos, os produtos e o próprio ambiente de trabalho. Para tanto, são utilizadas filosofias, métodos e tecnologias que são aplicadas à empresa.
Qualidades profissionais são todas aquelas competências natas ou desenvolvidas que você tem para oferecer a uma empresa quando se candidata a um cargo. Elas podem ser técnicas ou mesmo comportamentais.
O profissional da qualidade possui um papel imprescindível e necessário para qualquer negócio. Isso porque, um sistema de gestão da qualidade organizado e eficaz direciona todo o time na priorização de atividades. Com isso, é possível contar com uma equipe centrada, comprometida e ágil.
O objetivo dos princípios da qualidade é estimular a eficácia dos processos dentro de uma organização, o que automaticamente contribui para que ela se estabeleça no mercado. Sendo assim, eles são nada mais nada menos do que uma maneira estratégica e inteligente de fazer uma empresa crescer e se desenvolver.
“Qualidade é um complexo de características que buscam sanar as necessidades dos clientes e atendem a um padrão de produtos e serviços específicos de uma organização”. Esse complexo de características engloba os seguintes atributos: Moral: a moral é um fator decisivo na prestação de um serviço de excelência.