As causas dos sons abdominais normalmente estão ligadas à movimentação do tubo digestivo, mais conhecido como peristalse. Esses sons podem ocorrer tanto com o estômago vazio quanto cheio, representando a movimentação dos fluidos gastrointestinais e o ar nele contido.
O que fazer: o tratamento é feito pelo gastroenterologista e envolve alterações na dieta e/ou uso de remédios probióticos e antidepressivos, que acalmam tanto a dor quanto outros sintomas. Além disso, deve-se realizar atividades que possam diminuir o estresse e, assim, evitar a piora dos sintomas.
O que tomar para o estômago parar de fazer barulho?
Consumir água ajuda a melhorar a digestão e a diminuir os sinais de fome. O ideal é beber pequenas quantidades durante o dia. Ingerir os alimentos sem pressa ajuda na digestão e reduz o ruído no estômago. Também é importante evitar pular refeições ou passar longos períodos sem se alimentar.
Na maioria das vezes, barulhos do estômago são somente fome ou o processo de digestão. Porém, há casos em que eles podem ser algo mais — e é exatamente nessas situações em que é necessário ter certo cuidado. Muitos problemas graves podem começar com sintomas leves, e a ocorrência de barulhos do estômago é um deles.
O que significa quando a barriga fica fazendo barulho?
Caso os barulhos sejam acompanhados por outros sintomas como dor, náuseas, aumento ou endurecimento do abdômen, pode ser indicativo de infecções, inflamações ou obstrução intestinal. Nesses casos, é importante ir ao médico para que sejam feitos exames a fim de identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.
Sons abdominais são os ruídos produzidos no tubo digestivo, no estômago ou nos intestinos delgado e grosso. Esses barulhos são comuns e não representam nenhum problema. Contudo, se eles são muito frequentes, o barulho está diferente do usual ou não há nenhum som, pode ser sinal de algum problema no sistema digestivo.
Porque a barriga fica fazendo barulho borbulhando?
Bastante comum quando há maior trânsito intestinal, como em casos de diarreia, todo mundo ouve a passagem desses gases e líquidos. Entretanto, algumas pessoas podem ter algum problema que provoque um aumento desse barulho.
Quatro tipos de sons podem ser encontrados na percussão abdominal: timpânico, hipertimpânico, maciço e submaciço. O timpanismo costuma predominar, em função dos gases existentes no aparelho gastrointestinal. É o som apresentado pelo abdome normal em quase toda a sua extensão.
Como dito anteriormente, é normal sentir a barriga pulsando. Mas, em caso de dúvidas, se a pulsação na barriga é anormal, uma ultrassonografia do abdômen pode ajudar a avaliar. Além disso, um cirurgião vascular é útil no diagnóstico e também na cirurgia de um aneurisma da aorta abdominal.
Em algumas pessoas, o barulho na barriga pode ser causado por excesso de gases, mas na maioria dos casos é apenas um sinal de que o intestino está funcionando, sendo causado pelo movimento de líquidos e/ou ar no seu interior durante as contrações intestinais (peristaltismo).
Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.
O que fazer para a barriga parar de fazer barulho?
Alguns tipos de medicamentos, como simeticona, podem ser utilizados para diminuir a formação de gases ou ajudar a liberá-los, o que ajuda a evitar os barulhos na barriga.
O espasmo esofágico é um distúrbio das ondas rítmicas das contrações musculares (movimentos peristálticos) do esôfago. A causa desse distúrbio é desconhecida. Os sintomas incluem dor torácica e dificuldade em engolir.
Isso pode acontecer quando a pressão sanguínea da veia porta – que vai dos órgãos digestivos ao fígado – fica muito alta. Esse aumento da pressão reduz a função renal e hepática, fazendo com que o líquido se acumule.
Quando os músculos do estômago se contraem, ocorre aquilo que chamamos popularmente de " barriga roncando". Isso acontece porque o órgão está sempre produzindo líquidos e enzimas, o que acaba fazendo com que ele se mexa e movimente líquidos e, como há ar circulando dentro do estômago, esses ruídos aparecem.
Porque a barriga ronca mesmo não estando com fome?
Gases. Alimentos e bebidas gaseificadas aumentam a formação de gases e dos movimentos peristálticos do intestino e podem causar os barulhos; porém, se são rapidamente eliminados, não é preocupante.