Alimentação: Caça grandes insetos, pequenas cobras, pássaros, roedores e morcegos. Assim como a maioria dos falconiformes mata a presa com seus dedos e fortes garras. Reprodução: Seu ninho é construído no topo de árvores. Os 2 ovos são incubados pela fêmea, que é alimentada pelo macho.
O gavião tem predadores naturais, mas o homem pode ser o predador desse animal, pois apesar de ser estranho o homem pode predar o gavião. Já o que ele come: pequenos roedores, répteis e pequenas aves.
Tais atributos estão fortemente relacionados à sua dieta carnívora. Quanto a isso, alimenta-se de crustáceos, moluscos, peixes, répteis, aves e até mesmo de mamíferos de médio porte, como o macaco guariba e preguiças. Essa espécie não possui inimigos naturais.
O gavião é um pedrador final, não existe predador para ele, quando ele morre ele é decomposto por animais decompositores, como os abutres, também há forte ação de bactérias e fungos decompositores.
O gavião-real habita as extensas florestas de baixada e de altitude de até 2000 m. Embora, possa ocorrer em pequenos fragmentos, que tenham boa disponibilidade de presas. É uma ave de hábitos bem discretos. Normalmente pousa entre as folhagens, e raramente voa acima do dossel ou em áreas abertas.
O gavião-real fêmea põe dois ovos brancos em um grande ninho de gravetos forrado com folhas e musgo, que geralmente mede 1,2 metro de profundidade e 1,5 metro de diâmetro e pode ser usado por vários anos.
A harpia ou gavião-real é o predador alado brasileiro mais poderoso. Ocorre em florestas bem conservadas de todo o Brasil, já sendo raro ao longo do leste brasileiro, devido à destruição da Mata Atlântica. Se alimenta de macacos, preguiças, quatis e outros animais que preda nas florestas.
Alimentação. O gavião-carijó é uma ave carnívora e tem hábito alimentar bastante diversificado. Geralmente se alimenta de insetos, cobras, pequenas aves e lagartos, porém, devido a sua vasta distribuição geográfica, seu hábito alimentar varia de acordo com seu habitat.
A visão dessas aves é incrível, cerca de 2 a 8 vezes mais aguçada que a visão humana. Algumas águias e gaviões localizam suas presas a grandes distâncias. A águia-real (Aquila chrysaetos), por exemplo, consegue ver uma lebre a mais de 3 km de distância.
O gavião-pato é encontrado durante o dia e geralmente sozinho ou em pares. Costuma voar muito alto, tendo assim uma visão perfeita do solo. Quando das alturas localiza sua presa, mergulha em um voo certeiro sobre ela.
Alimentação: Carnívora, alimentando-se de grandes insetos, lagartixas, pequenas cobras e pássaros tais como rola e pardais, além de apanhar morcegos em seus pousos diurnos. Reprodução: Deposita 1 ou 2 ovos, e no período de incubação a fêmea é alimentada pelo macho.
Apesar disso, entre as demais aves de rapina, essa espécie é considerada das mais sociáveis. Vive em pequenos grupos de, no máximo, 30 indivíduos, e dorme em árvores altas e desfolhadas.
Alimentação: Caça grandes insetos, pequenas cobras, pássaros, roedores e morcegos. Assim como a maioria dos falconiformes mata a presa com seus dedos e fortes garras. Reprodução: Seu ninho é construído no topo de árvores. Os 2 ovos são incubados pela fêmea, que é alimentada pelo macho.
Voa alto, aproveitando as correntes de ar quente para planar, ou através de voo ativo, com batimento ritmado das asas. Extremamente arisco, o gavião caboclo sempre está alerta a qualquer movimento, levantando voo rapidamente quando se sente ameaçado.
O gavião-carijó vive em casais que constroem um ninho de gravetos revestido por folhas com cerca de meio metro de diâmetro, geralmente no topo de uma árvore grande.
Uma das funções dessa ave na natureza é ajudar no controle da fauna, evitando a superpopulação de roedores e pequenas aves, já que se alimenta desses animais.
Curiosidades. O gavião-real, também conhecido como harpia, é a maior ave de rapina do Brasil. A harpia somente constrói seus ninhos em árvores maiores de 30 metros. Um casal de harpias vive no Parque das Aves: Hans e Esperança.
A plumagem dos machos é cinza escura com a base da cauda na cor branca, já a cera e a pernas são alaranjadas. Tanto a fêmea quanto os gaviões imaturos possuem coloração marrom escura com o ventre estriado na cor creme, sendo que a cera e as pernas são amareladas.
O Gavião-carijó possui uma alimentação generalista, sua alimentação é composta principalmente por aves, insetos, pequenos répteis e pequenos mamíferos. Sob cuidados humanos podem ser ofertados grilos, tenébrios, baratas, codorna, frango, e pequenos roedores como camundongos e ratos.
O gavião-pato (Spizaetus melanoleucus) é uma águia de ocorrência neotropical que, no Brasil, vive nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Resposta verificada por especialistas. O feminino de gavião é gavião fêmea. Gavião é um substantivo epiceno, ou seja, é um substantivo que não possui gênero, sendo usado para representar ambos os gêneros de uma especie animal, como é o caso da palavra onça, gavião, jacaré, rolinha, entre outras.