Geralmente, incluem-se, em sua dieta, crustáceos de menor tamanho, moluscos e uma infinidade de outras espécies, geralmente mortas ou em estágio de decomposição.
Além de ser predador de organismos bentônicos (que vivem no fundo do mar), eles também realizam canibalismo (principalmente de outros siris recentemente mudados), por sua vez são presas para muitos predadores, incluindo mamíferos, aves e peixes como robalos e corvinas1.
A ideia do tanque é simular às condições ambientais em que um siri vive. Para isso, a base deve ser forrada com areia, cascalho ou um substrato com que a espécie se adéque facilmente. O material deve ser colocado até atingir cerca de 10 cm de altura do tanque, já que o siri gosta de escavar.
Além de ser muito saborosa, a carne de siri é conhecida por ser rica em proteínas. De modo geral, essa é uma característica bem comum na carne de pescados e frutos do mar e, portanto, seu consumo é extremamente saudável e, inclusive, recomendado, especialmente para pessoas que buscam por uma dieta com poucas calorias.
Ao contrário dos outros caranguejos, os siris são animais exclusivamente marinhos – não vivem em água doce, embora, eventualmente, entrem em manguezais. Já o estranho andar de lado dos siris só costuma ser imitado por outros tipos de caranguejo quando eles se sentem ameaçados.
Alguns dos alimentos que comem os caranguejos de mar são os peixes, outros crustáceos menores, crias de tartaruga, algas, plâncton, bicho-da-farinha e cadáveres de aves aquáticas, assim como qualquer resto de animal morto.
O siri tem, dos lados da carapaça, espinhos bem longos e afiados, enquanto o caranguejo tem o corpo mais arredondado nas laterais. Os dois animais vivem no fundo do mar e em áreas litorâneas de todo o mundo, escondidos em frestas entre as rochas.
Os caranguejos tem 10 patas e suas primeiras patas tem forma de pinça, o tamanho máximo que ele pode chegar é de 50 centímetros. O siri tem um gosto bem salgado, por ser encontrado no mar e além disso, combina perfeitamente com uma deliciosa sopa!
Use a Siri no iPhone para obter informações e realizar tarefas. A Siri e a resposta aparecem por cima do que você estiver fazendo no momento, permitindo que você consulte as informações na tela. A Siri é interativa. Quando a Siri mostra um link da web, você pode tocá-lo para ver mais informações no navegador padrão.
Esse termo se refere ao siri em estágio de muda ou ecdise, em que seu exoesqueleto está momentaneamente mole. A produção de siris-moles baseia-se fundamentalmente na captura e seleção de indivíduos em estágio de pré-muda, que são mantidos em sistemas de cultivo até que realizem a muda.
A respiração dos crustáceos, mesmo os que habitam o ambiente terrestre, é branquial. Para isso, esses animais apresentam brânquias filamentosas comumente encontradas na base dos apêndices locomotores. Algumas espécies muito diminutas podem respirar através de difusão.
Os siris são crustáceos considerados generalistas ou mesmo oportunistas, o que quer dizer que não possuem uma preferência por alimentos. Geralmente, incluem-se, em sua dieta, crustáceos de menor tamanho, moluscos e uma infinidade de outras espécies, geralmente mortas ou em estágio de decomposição.
O baiacu foi o peixe mais citado como o maior predador de siris, inclusive quando estes estão “duros”. De acordo com SZPILMAN (op. cit.), os tetraodontídeos “alimentam-se de peixes, crustáceos e moluscos” (“Um bocado de peixe come o siri. Come mais quando ele tá mole.
Os siris são dioicos e se reproduzem através de fertilização interna (cópula), com desenvolvimento indireto (pois ocorrem estágios larvais). As fêmeas carregam a massa de ovos fertilizados, podendo conter milhões de ovos, aderida na porção inferior de seus cefalotóraces.
Na verdade, “siri” nada mais é do que um nome popular que é dado aos membros da Portunidae, uma “superfamília” de caranguejos. Tanto os siris quanto os caranguejos pertencem a um grupo maior de crustáceos, os decápodes. Como diz o nome, eles têm 10 patas!
Além disso, fornecem uma boa quantidade de minerais como o magnésio, que favorece o metabolismo; fósforo, essencial, em conjunto com o cálcio, para fortalecer ossos e dentes; além de potássio e sódio em boas quantidades.
➡️ Outra diferença pode ser vista no tamanho. Já que o caranguejo pode chegar aos 50cm, enquanto os siris chegam aos 20cm de comprimento. Apesar de tudo, Siri é apenas um nome popular, mas também é um caranguejo . . .
Exemplo de caranguejo. As principais características em comum entre o siri e o caranguejo é que ambos vivem entre frestas de rochas nas regiões litorâneas, no fundo do mar e em manguezais.
Siriguejo, portanto, é um caranguejo, não um siri. Seu nome de guerra provavelmente é só uma referência à receita carro-chefe de seu estabelecimento. Mas há motivos para duvidar. No episódio 108 (“Crustáceo de meia-idade”), Siriguejo está em crise existencial.
Sonhar com siri pode ter diferentes interpretações, dependendo do contexto e das emoções envolvidas no sonho. Os sonhos são manifestações do nosso subconsciente e podem refletir nossos desejos, medos, preocupações e experiências vividas.
Afinal, como comer caranguejo? Via de regra, recomenda-se comer caranguejo separando o corpo entre o casco e o abdômen. Feito isso, retire a parte mole e escura que fica em cima do abdômen. Após retirar, morda o abdômen, pois lá também tem carne.
De acordo com a determinação do Ministério do Meio Ambiente, o Guaiamum macho está na lista de animais que correm risco de entrar em extinção e o comércio já havia sido proibido em 2014, por determinação da portaria 445/2014.
O consumo do caranguejo, assim como de vários outros frutos do mar, é extremamente benéfico à saúde do ser humano – exceção feita às pessoas que possuem alergia a algum animal específico, claro. Em linhas gerais, o consumo do caranguejo fornece uma rica fonte de vitaminas A, C e vitaminas do complexo B, incluindo B12.