Vem de quiasmo, figura de linguagem em que os elementos são dispostos de forma cruzada. Deriva da letra grega X (chi). Padrão quiástico = padrão em que as palavras ou frases são dispostas de forma cruzada.
Quiasmo: Consiste na inversão da ordem das palavras, em duas frases que se opõem. Ex.: «Qual vermelhas as armas faz de brancas» (Camões). Cominação: Ameaça de pena ou castigo, praga, maldição. São célebres as do velho do Restelo e do Adamastor, n'Os Lusíadas.
Entre estes últimos estão indivíduos que devem droga para traficantes do “convívio”, indivíduos que se envolvem em “quiaca” (briga) e não estão dispostos a matar ou morrer, enfim, indivíduos infratores de alguma regra do “proceder” que não pode ser relevada pelos demais detentos.
1. [ Anatomia ] Cruzamento de estruturas anatómicas em forma de X (ex.: quiasma do nervo hipoglosso; quiasma óptico ). 2. [ Biologia ] Estrutura que resulta do cruzamento de dois cromatídios.
Que não tem realidade e só existe na imaginação (ex.: criaturas fantásticas; ser fantástico). ... Que ou quem tem ideias quiméricas ou extravagantes. ... quimérico | adj. Utopia; imaginação sem fundamento; fantasia; devaneio; ilusão; felicidade; que dura pouco; esperanças vãs; ideias quiméricas. ...
Vem de quiasmo, figura de linguagem em que os elementos são dispostos de forma cruzada. Deriva da letra grega X (chi). Padrão quiástico = padrão em que as palavras ou frases são dispostas de forma cruzada. Trabalhou muito e pouco amou!
Figurativamente ou em linguagem popular mais ampla, o termo quimera alude a qualquer composição fantástica, absurda, monstruosa ou incoerente, constituída de elementos disparatados ou incongruentes, significando também utopia.
O fenômeno conhecido como crossing over ou permutação é um dos dois processos que leva à recombinação gênica durante a meiose nos eucariontes. O segundo processo que leva a esse resultado é a segregação independente dos cromossomos.
Diplóteno (do grego, diplóos = duplo) – ocorre a desinapse dos homólogos com o desmonte da escada central do complexo sinaptonêmico (não envolvendo os eixos protéicos não histônicos que contribuem na condensação de cada cromossomo).
Um quiasmo é basicamente um paralelismo invertido. Assim, quando existe uma repetição sintática de elementos em ordem invertida (como acima), chamamos isso de “quiasmo”. Assim, o primeiro elemento é repetido por último – a raíz שׁלם, que no Piel significa “pagar de volta” ou “recompensar”.
1 Linha quebrada que forma, alternadamente, ângulos salientes e reentrantes. 2 Modo de andar, descrevendo esse tipo de linha. 3 Tipo de costura, cujo traçado é semelhante a esse tipo de linha. 4 Condição do que tem muitas curvas ou dá muitas voltas; sinuosidade, tortuosidade.
A figura Quiasma – também denominada quiasmo – é representada pela letra grega “Qui” forma um “X” em que as palavras se posicionam de forma oposta, conforme Figura 1. Entendemos, inicialmente, que a quiasma é uma construção de palavras e ideias contrastantes que auxiliam na compreensão e no destaque da mensagem.
A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.
O quiasmo ocorre quando existe um cruzamento de palavras (ou expressões), fazendo com que elas se repitam. Geralmente é usado para enfatizar algum feito.
Leptóteno: nessa etapa verificam-se cromossomos duplicados, formados por duas cromátides irmãs (cada uma das cópias do cromossomo duplicado que estão ligadas entre si) conectadas pelo centrômero, e o início da condensação desses cromossomos.
- Cromatídeos: é cada um dos dois filamentos de DNA originados a partir da duplicação de um cromossomo. - Centrômero: local onde as cromátides-irmãs entram em contato, ou seja, é a região que divide o cromossomo em dois braços.
Do inglês, crossover significa cruzamento, o que pode gerar algumas dúvidas quanto a sua aplicação, mas um crossover nada mais é do que o cruzamento de estilos de carroceria. Ou seja, é uma junção de características de carros diferentes em apenas um.
As não disjunções levam à formação de células com número incorreto de cromossomos. Quando ocorre, por exemplo, uma não disjunção do cromossomo X, um óvulo apresentará dois cromossomos X, enquanto outro não apresentará nenhum cromossomo X. Quando fecundado, esse ovulo se tornará um zigoto com aneuploidia.
A medicina atribuiu o termo "quimerismo" para caracterizar indivíduos que possuem dois tipos distintos de DNA em seus corpos. Trata-se de um fenômeno raríssimo, cuja incidência comprovada atinge apenas 40 indivíduos em todo o mundo.
Na medicina, o termo quimerismo é utilizado quando um indivíduo contém populações de células derivadas de diferentes indivíduos (células não próprias); quando há baixos níveis destas células, utiliza-se o termo microquimerismo.
O termo quimerismo descreve a presença de populações de células de diferentes indivíduos em um receptor enquanto microquimerismo é usado quando essa população de célula do doador é muito inferior em número à do receptor.