A reabilitação cardiovascular (RC) apresenta uma série de benefícios bem estabelecidos na literatura, tais como melhora na capacidade funcional, redu- ção de fatores de risco, redução dos sin- tomas, melhora na qualidade de vida e detecção precoce de sinais e sintomas que antecedem sérias complicações.
A realidade virtual é uma ferramenta inovadora na fisioterapia e tem sido utilizada na avaliação e reabilitação de pessoas com distúrbios do movimento, do equilíbrio postural e da marcha.
A amplitude de movimento articular, ou joint range of motion (ROM), é um termo frequentemente utilizado na área da fisioterapia e do treinamento físico. Trata-se da capacidade que uma articulação tem de se movimentar em diferentes direções, sem restrições ou limitações.
Batizada pela Dra Walkyra de Raciocínio Clínico Avançado – RCA 360 – metodologia usa como base teórica a precisão da anatomia corporal para uma avaliação assertiva. Ela dá origem a chamada Nova Fisioterapia, que avalia o paciente de integralmente.
2. Elevação da Perna Reta (SLR) Este exercício trabalha principalmente o músculo da frente do quadril. Responsável pela estabilização anterior e também grande estabilizador da coluna lombar, nunca pode ser esquecido num tratamento e prevenção de quadril.
O treinamento muscular respiratório (TMR) é uma medida de tratamento que traz solução para esse problema, condicionando músculos respiratórios a realizarem com maior aptidão a sua função.
O RMA (Reprogramação Músculo-Articular) é um método desenvolvido no Brasil por Tho Chieng Chu e Ricardo Giglio, é inovador e vem corroborar no tratamento das algias da coluna vertebral bem como nos demais distúrbios osteomusculares.
Caso não haja estabilização da respiração e a frequência cardíaca esteja acima dos 100bpm, é necessário iniciar o procedimento de ventilação por pressão (VPP), garantindo que os pulmões do RN inflem, dilatando a vasculatura pulmonar.
A definição de CP consiste em uma abordagem que visa à prevenção e ao alívio do sofrimento de pacientes e famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida.
As terapias de remoção de secreções (TRS) são intervenções fisioterapêuticas que objetivam favorecer a depuração de secreções e remoção destas das vias aéreas.
O Coeficiente de Valoração (CV) é o valor (em Reais) que deve ser multiplicado pelo valor de referência para o custo geral de diferentes procedimentos da Fisioterapia, elaborados após estudos do Coffito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Por isso o ERP para consultório de fisioterapia, ou Enterprise Resource Planning, é um software médico integrado que centraliza informações e automatiza processos, desde a gestão de pacientes e agendamentos até o controle financeiro e de estoque da clínica de fisioterapia.
GRM – GRUPO DE REEDUCAÇÃO DO MOVIMENTO Segunda fase do tratamento de RPG, visando exercícios de alongamento, fortalecimento global e a conscientização corporal individual. As sessões de GRM são realizadas em grupos de até 4 pacientes e com duração de 45 minutos.
Os recursos terapêuticos manuais (RTM) são técnicas manuais usadas nos tecidos moles e articulações com o objetivo de reduzir a dor e edema, melhora da ADM e mobilidade, promoção do relaxamento muscular, melhora da função do paciente e melhora da extensibilidade tecidual (OJHA et al., 2014).
Em vigor desde 2010, a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC 07/2010) estabelece que o profissional fisioterapeuta pertence à equipe mínima das Unidades de Terapia Intensivas, necessitando, para fins de organização, que seja formalmente designado um fisioterapeuta coordenador da equipe de Fisioterapia e no mínimo 01 ( ...
Os exercícios em cadeia cinética aberta (CCA) e cadeia cinética fechada (CCF) aplicado no tratamento da SDFP promove redução da intensidade da dor, aumenta à força muscular, dentre outros.
O aparelho TENS, também conhecida por neuroestimulação elétrica transcutânea, é um método eficaz, seguro e não invasivo de tratamento de dores crônicas e agudas.
A Lesão por Pressão (LPP) é definida como uma lesão que se localiza na pele provocada pela interrupção do fornecimento de sangue para área. Dentre os diversos fatores intrínsecos e extrínsecos destaca-se os extremos de idade como um fator predisponente para o desenvolvimento dessas lesões.
Os ligamentos cruzados controlam o movimento do joelho para frente e para trás. O ligamento cruzado anterior cruza longitudinalmente o centro do joelho. Ele impede que a tíbia se desloque para frente do fêmur, além de conferir estabilidade rotacional ao joelho.