Receita de Controle Especial - Receita tipo “C” – Cor Branca Para medicamentos relacionados nas listas C5 (Substâncias Anabolizantes – Sujeitas a Controle Especial em 02 vias): A primeira via (farmácia ou drogaria) e segunda via, para o paciente. Validade após prescrição: 30 dias. Válida somente no estado emitente.
c) Quem pode prescrever medicamento anabolizante (Lista C5)? Pode o médico, o médico veterinário (para uso veterinário), pode o cirurgião dentista (para uso odontológico).
C1 e C5: Limitada a 5 (cinco) ampolas e para as demais formas farmacêuticas, a quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 (sessenta) dias. No caso de substâncias ou medicamentos antiparkinsonianos e anticonvulsivantes, a quantidade ficará limitada até 6 (seis) meses de tratamento.
Para os medicamentos anabolizantes, a Lei nº 9.965/2000 ainda exige que a receita deverá conter a identificação do profissional, o número de registro no respectivo conselho profissional, o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF), o endereço e telefone profissionais, além do nome, do endereço do paciente e do número ...
Somente é possível ao médico prescrever essas medicações no caso do paciente apresentar distúrbios endócrinos e metabólicos. Inclusive, o CID deve ser indicado na receita, conforme prevê a Lei nº 9.962/2000 em seu art.
Para remédios de uso controlado, como antibióticos, antirretrovirais, anabolizantes e alguns imunossupressores, é necessário a prescrição em duas vias: uma para o paciente, outra para a farmácia.
Ritalina é receita branca ou azul? Nenhuma das duas opções. Substância estimulante do sistema nervoso central, o metilfenidato, princípio ativo da Ritalina, faz parte da lista A3 da Anvisa, que reúne substâncias psicotrópicas. Nesse caso, a receita é amarela (tipo A).
A substância zolpidem está relacionada na lista B1, portanto deverá ser prescrita em Notificação de Receita B1 (azul), no entanto o adendo 4 desta lista informa que o zolpidem, quando prescrito na dose de até 10mg/comprimido, deverá ser prescrito em Receita de Controle Especial (branca) em duas vias.
Se a receita estiver acompanhada de justificativa assinada e datada pelo prescritor, em duas vias, com diagnóstico ou CID da doença, poderão ser dispensadas as duas caixas; caso não esteja acompanhada desta justificativa, somente uma caixa com 3 ampolas poderá ser dispensada.
O tramadol é vendido em embalagens com tarja preta, exigindo a apresentação da receita tipo A2 (amarela). Isso porque o remédio pertence ao grupo A2, que reúne as substâncias entorpecentes de uso permitido somente em concentrações especiais.
Medicamentos de uso contínuo (medicamentos utilizados no tratamento de doenças crônicas, tais como, asma, diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, hipotireoidismo, dentre outros): prescrição válida por 180 dias, contados da data de emissão e quantidade dispensada suficiente para tratamento por 60 dias, com ...
Quais medicamentos podem ser dispensados para 180 dias?
Art. 38 - Os anticonvulsivantes e antiparkinsonianos podem ser dispensados por até 180 (cento e oitenta) dias de tratamento desde que especificado o tempo de tratamento, sendo a dispensação a cada 60 (sessenta) dias, com a apresentação da fotocópia legível da prescrição.
A resolução proíbe a utilização de qualquer formulação de testosterona sem a comprovação da deficiência do hormônio por diagnóstico, o uso de formulações de esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos com a finalidade estética e de melhora de desempenho esportivo para atletas amadores ou profissionais.
Além disso, proibiu a comercialização, distribuição e uso desses produtos. Um é o Durateston, indicado no tratamento de reposição de testosterona em homens. O outro é o Deca-Durabolin, que pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como esteroides anabolizantes.
A prescrição da oxandrolona será realizada no final da consulta com endocrinologista ou outro médico que esteja acompanhando o paciente. Desde que ele escolha essa substância para tratamento e ganho de massa muscular. Ou seja, é preciso passar em consulta online ou presencial para obter a receita com segurança.
Ele é utilizado para aumentar os níveis de testosterona no corpo e tratar sintomas associados à baixa testosterona, como baixa libido, fadiga, depressão, perda de massa muscular e densidade óssea, entre outros. Mas, ATENÇÃO! Durateston é um medicamento sujeito à prescrição médica.