MÍMESIS: UMA REPRESENTAÇÃO CÔMICA DA REALIDADE ATRAVÉS DOS CONTOS DE HUMBERTO DE CAMPOS. Oriundo do grego, o termo mimesis significa imitar. Para Aristóteles, a mimesis não é apenas uma imitação da realidade, e sim, a imitação das ações dos homens.
A mimese é a imitação ou representação de algo. Em sua origem, era o ato de representar uma pessoa através dos gestos e falas, porém, essa pessoa também poderia ser uma coisa, uma ideia, um deus, um herói, etc.
A Mimesis é como um elemento da organização social e fundamento das forma- ções culturais. As ações miméticas são constituídas por movimentos corpóreos que incluem as mais diversas formas de interação, comunicação e linguagem (verbais ou não) [...].
A teoria mimética busca compreender como a capacidade humana de imitar – ou reproduzir ou copiar qualquer estímulo, padrão ou reação – somente impulsiona ainda mais o desejo humano, com destaque para os seus aspectos competitivos, introduzindo em todas as áreas da vida humana um princípio de rivalidade, conflito e ...
A arte como imitação (mimesis) é a teoria criada para definir as obras produzidas pelo Homem em que são imitadas perspectivas da Natureza e a ação do Homem. A palavra mimesis é grega e é traduzida por imitação. Esta é uma das mais antigas teorias relacionadas com a arte.
Um desses traços é a habilidade que alguns seres vivos têm de imitar outras espécies, como mímicos – um recurso de defesa em meio a predadores. Este fenômeno é conhecido como mimetismo, uma estratégia evolutiva que faz com que estes animais, ou até mesmo plantas, tenham alguma vantagem ao longo de suas gerações.
O mimetismo é uma técnica utilizada por diferentes organismos e pode ser conferida de três formas: mimetismo de ataque, em que o organismo mimético é o predador; mimetismo defensivo, no qual a presa é mimética para afastar seu predador; e o mimetismo reprodutivo, o qual é realizado por plantas que se assemelham às ...
A capacidade mimética se apresenta como o dom de reconhecer e de produzir semelhanças para compreender e ordenar o mundo, atribuindo-lhe um sentido: representação e expressão são indissociáveis nesse processo.
A mimética implica, por assim dizer, proximidade e distância, próprios da imitação (SÖRBOM, 1966, p. 33 e 40). Na Poética essas acepções, assim como alguma dificuldade em interpre- tá-las, estão presentes, embora o exemplo da pintura, como veremos, seja esclarecedor para entendermos mimesis na obra.
No psicológico, o termo mimetismo é usado para indicar como a criança psicótica pode recorrer a ele, tanto na conduta como em atitudes identificatórias com seus objetos próximos.
Sua teoria do desejo mimético indica que entre o sujeito e o objeto não existe somente o desejo, mas também o modelo, o mediador do desejo, ou o rival. O conceito de mimesis aqui estabelece o ponto central da articulação. Desde as sociedades primitivas, o desejo mediado é o desejo causador dos conflitos.
Resumo. Mimésis é um termo oriundo do grego e significa a faculdade do homem de reproduzir, imitar. Na filosofia aristotélica, a mimésis representa os fundamentos da arte e Platão, por sua vez, cria ser tudo imitação, até mesmo que o universo é oriundo de uma imitação verdadeira, o mundo das ideias.
MÍMESIS: UMA REPRESENTAÇÃO CÔMICA DA REALIDADE ATRAVÉS DOS CONTOS DE HUMBERTO DE CAMPOS. Oriundo do grego, o termo mimesis significa imitar. Para Aristóteles, a mimesis não é apenas uma imitação da realidade, e sim, a imitação das ações dos homens.
A criatividade mimética imita ideias existentes para resultar em uma ideia única, assim como um ator faz. Para um designer, por exemplo, um cliente lhe apresenta uma referência para uma ideia e a partir daí ele compõe uma proposta. Não se trata de copiar, mas de buscar inspiração nas criações dos outros.
No contexto em que as considerações sobre o mimetismo se iniciam, o antissemitismo é visto pelo regime nazista como um meio de se reconstituir uma identidade cujas chances de existência estariam de antemão eliminadas.