O que é REsp no STJ?

Enquanto o recurso especial, também conhecido como REsp, objetiva dar uniformidade à interpretação da legislação federal, o recurso extraordinário, ou REx, visa uniformizar a interpretação dada à Constituição Federal. Com essa diferenciação, a Constituição definiu órgãos diferentes para julgar tais recursos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que é um REsp do STJ?

O recurso especial é direcionado ao STJ e tem como objetivo comparar a decisão judicial com a legislação federal e com o entendimento jurisprudencial dos demais tribunais similares.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Para que serve o REsp?

Também conhecido como REsp, o recurso especial tem por objetivo manter a hegemonia das leis federais e proteger o direito objetivo. É o instrumento processual utilizado para contestar, em face do Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma decisão determinada por um Tribunal Estadual ou um Tribunal Regional Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando é cabível REsp?

Desse modo, terá cabimento o recurso especial quando a decisão recorrida (a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, (b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal e (c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

Quanto tempo demora um REsp no STJ?

​O tempo médio consumido no trabalho de autuação dos processos recursais que chegam ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) caiu 75% em relação a 2023, passando de 16 para quatro dias nos agravos em recurso especial (AREsps) e de quatro para um dia nos recursos especiais (REsps).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Tudo o que você precisa saber sobre recurso especial na prática

Quem julga recurso repetitivo no STJ?

Entre os órgãos colegiados competentes para o julgamento dos recursos repetitivos, a Primeira Seção, especializada em direito público, foi a responsável pela maior parcela desses precedentes (526), seguida pela Segunda Seção, de direito privado (217), pela Terceira Seção, de direito penal (85), e pela Corte Especial ( ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Como saber se um recurso repetitivo foi julgado?

A consulta é feita na página do Tribunal (www.stj.jus.br), pelo seguinte caminho: “Consultas”, “Recursos Repetitivos”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

O que acontece depois do recurso especial?

Após o julgamento do recurso especial, os autos devem ser remetidos ao Supremo Tribunal Federal para julgamento do recurso extraordinário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

O que se discute no recurso especial?

O recurso especial é um tipo de recurso previsto na Constituição Federal de 1988 e regrado através do Código de Processo Civil de 2015 (Novo CPC). Ele tem como objetivo analisar se as decisões judiciais realizadas dentro do processo estão em conformidade com a lei vigente e com a jurisprudência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o objeto do recurso especial?

A principal finalidade, portanto, do recurso especial é a defesa do direito objetivo e a unificação da jurisprudência, de modo a proporcionar segurança jurídica e a igualdade dos cidadãos perante a lei, porisso o simples prejuízo da parte ou a sucumbência não é suficiente para embasar o recurso excepcional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpsp.mp.br

Quem analisa o REsp?

Assim, o julgamento do recurso especial é da competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enquanto o recurso extraordinário é julgado pelo Supremo Tribunal Federal, o “guardião da Constituição”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que o STJ analisa?

Criado pela Constituição Federal de 1988, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. É de sua responsabilidade a solução definitiva dos casos civis e criminais que não envolvam matéria constitucional nem a justiça especializada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que acontece quando o recurso especial é admitido?

Admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial por um fundamento, devolve-se ao tribunal superior o conhecimento dos demais fundamentos para a solução do capítulo impugnado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando cabe recurso para o STJ?

Conforme a Constituição Federal, o recurso em mandado de segurança ao STJ só é cabível contra acórdão em mandado de segurança julgado de forma originária pelo tribunal local, e se houver indeferimento do pedido do impetrante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual prazo de REsp?

1.003, §5º, do Código de Processo Civil, o prazo para interposição dos recurso especial e do recurso extraordinário é de 15 (quinze) dias úteis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legalcloud.com.br

Quanto tempo demora o julgamento de um recurso especial no STJ?

Segundo o STJ, a média de tempo entre a entrada e a primeira distribuição é bem menor: 18 dias para recursos e apenas um dia para ações originárias. O AREsp é, de fato, o que mais demora para ser distribuído: 25 dias, em média. Para REsps, essa marca é de 12 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Para quem é dirigido o recurso especial?

O recurso especial deve ser dirigido ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem, que poderá admiti-lo ou não, podendo ainda requisitar informações ao tribunal ou juiz que proferiu a decisão recorrida, bem como determinar a realização de diligências ou perícias que entender necessárias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o recurso especial é negado?

Agravo em recurso especial negado: o que fazer? Quando o agravo em recurso especial for negado, é possível se utilizar do agravo regimental, que tem por base atacar decisão individual do relator. O agravo regimental tem a finalidade de impugnar decisões tomadas individualmente pelo relator do recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que vem depois do recurso?

Depois da fase recursal, é dado trânsito em julgado. Isso significa que já não cabe mais interposição de recurso. Ou seja, não se mexe mais no processo. Assim, se passa para a fase de execução onde o juiz determina a sentença que a parte perdedora deve cumprir.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quando cabe ré e resp?

2- Recurso extraordinário

O recurso extraordinário está previsto no art. 102, III, da Constituição da Republica Federativa do Brasil, e é cabível quando a decisão recorrida: a) contrariar dispositivo desta constituição; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quanto tempo o juiz demora para analisar um recurso?

tempo médio de espera em tribunais federais demora em torno de 1 a 7 meses; Tribunais Regionais do Trabalho tendem a ser mais rápido e levam em torno de 5 meses; No Superior Tribunal de Justiça, o julgamento leva em torno de 8 meses.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pxativosjudiciais.com.br

Quanto tempo demora um processo suspenso por recurso especial repetitivo?

O Regimento Interno do STJ dispõe que “a suspensão vigorará até o trânsito em julgado da decisão proferida no incidente de resolução de demanda repetitiva” (art. 271-A, § 3º), colocando por terra a previsão legal de suspensão máxima pelo prazo de 1 (um) ano, conforme o art. 980 do CPC.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf4.jus.br

Quem julga recurso especial repetitivo?

A escolha do processo para ser julgado como repetitivo pode recair em processo encaminhado pelos tribunais de origem como representativo de controvérsia (art. 256-I do RISTJ) ou em recurso já em tramitação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br