O retargeting é uma técnica do marketing digital focada em aumentar as conversões, vender mais e fidelizar clientes utilizando a estratégia de anúncios. O retargeting funciona da seguinte maneira: um usuário entra no site da empresa, e por algum motivo não realiza uma compra.
O retargeting é uma estratégia que traça o resgate e reengajamento de usuários que saíram do site sem concretizar uma compra. Ele faz isso por meio do envio de anúncios segmentados com base nos itens que foram previamente vistos.
Assim como o retargeting, o remarketing usa canais como e-mail e mídia paga para chegar aos clientes. Entretanto, a principal diferença está na segmentação e no conteúdo divulgado, já que o propósito é incentivar novas compras.
Mesmo que você não conheça a definição de “remarketing”, provavelmente está familiarizado com o conceito. Remarketing se refere a engajar públicos-alvo que já interagiram com sua marca, de modo a incentivá-los a realizar uma ação desejada que possa ser do seu interesse, como conversão.
Os gurus do marketing digital são uma farsa? | Pedro Cortella & Mario Sergio Cortella
Qual é a importância do retargeting nas estratégias de comunicação em redes sociais?
Por meio de anúncios personalizados e altamente segmentados, o retargeting possibilita a veiculação de anúncios para potenciais clientes que já tiveram algum tipo de interação com a empresa. É a melhor forma de voltar a se comunicar com um usuário que já interagiu com a marca.
Qual é o papel do funil de vendas no marketing digital?
O funil de vendas de marketing digital é uma estratégia que orienta os clientes ao longo de sua jornada de consumidor desde o topo até o fundo do funil. Criar uma sequência orientada de ações com estímulos de conteúdos relevantes é o que faz com que os leads se movimentem de uma etapa para outra.
CPA é o custo por aquisição. Nesse método de cobrança, o anunciante só paga quando alguma conversão é realizada, como um download, uma venda ou outra ação similar. Portanto, é um pagamento de baixo risco para as empresas.
Call-to-Action é uma chamada para ação, muito comum em sites, emails e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito. Geralmente, um Call-to-Action (CTA) é um link ou um botão, com uma cor de destaque, e explora termos no imperativo como “acesse” e “clique”.
O que é retargeting? Agora que você já sabe do que se trata o remarketing, pode estar pensando: e o retargeting? Ele consiste em mostrar anúncios segmentados aos usuários que já interagiram com a marca, seja no site, seja em outros canais diversos, como ferramentas de busca, sites parceiros e redes sociais.
É simples a forma pela qual vender mais com remarketing funciona. Conforme o usuário interage com a sua marca/website, ele é marcado com um cookie que você implementa para rastreá-lo. Então, ele é lembrado do seu produto/marca por um anúncio na plataforma que você escolher – Google, Facebook ou até mesmo Instagram.
Copy é uma abreviação do Copywriting, que no marketing digital se refere a textos que propõem convencer e persuadir o leitor a realizar uma ação. Essa “ação” pode ser: comprar um produto ou serviço, clicar em um link, assinar uma newsletter, baixar um e-book, entre outros.
Leads são os contatos que você gera através das suas ações de marketing. Geralmente qualquer contato que você possua o nome e o número pode ser considerado um lead. Já o prospect é um lead que já foi qualificado pelo setor comercial e começou a ser prospectado pelo mesmo.
O que é tráfego pago? Para começar, tráfego pago nada mais é do que investir dinheiro nas plataformas de anúncios para que o seu site seja mostrado com mais frequência às pessoas, atraindo um número maior de visitantes para a sua página na internet.
A CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR. Por exemplo, se você recebesse 5 cliques e registrasse 100 impressões, sua CTR seria de 5%.
ROI é a sigla em inglês para “Return on Investment”, traduzida como “Retorno sobre Investimento”. Ou seja, quando pensamos em marketing digital, calcular o ROI significa saber o quanto de retorno a empresa teve com determinado investimento.
A sigla CPM significa Custo por Mil Impressões. Agora, para que o seu anúncio tenha 1000 impressões — ou seja, possa ser visualizado por mil pessoas — os sites anunciantes precisam ter um tráfego considerável.
O remarketing no Instagram é feito através do Gerenciador de Negócios do Facebook. Você pode tanto especificar um Público Personalizado de pessoas que interagiram com seu perfil comercial no Instagram quanto criar um anúncio que será exibido apenas na rede social de fotos.
O remarketing, ou em uma tradução simples: “fazer marketing novamente”, é uma prática bastante eficiente para aumentar as taxas de conversão de vendas. Visa apresentar anúncios para usuários, potenciais clientes, que demonstraram interesse por algum produto do seu e-commerce e não realizaram uma compra.
SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) e é o conjunto de técnicas usadas, geralmente divididas entre tecnologia, conteúdo e autoridade, para alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando tráfego orgânico.
Podemos definir o que é CRM em vendas como uma forma de gerenciar o relacionamento de uma empresa com seus clientes. Para isso, utilizam-se informações-chave sobre esses contatos para personalizar as abordagens e conduzir consumidores por todo o funil de vendas com mais assertividade e eficiência.
Pipeline de vendas é uma ferramenta que mostra todas as oportunidades de vendas que estão acontecendo em seu negócio, em qual etapa desse processo elas se encontram e quais ações concretas estão sendo tomadas naquele momento para que essas oportunidades se concretizem.