Carteira de identidade (RG) A carteira de identidade é um documento pessoal e, muitas vezes, é plastificada para garantir sua durabilidade e resistência. Isso é especialmente útil para evitar danos causados por água e para preservar a legibilidade das informações impressas.
A plastificação de documentos não é autorizada porque assim fica mais difícil falsificar eles. É que o papel usado nos documentos têm texturas e saliências que mostram que eles são de verdade, sabia? Agora, se tiver um plástico cobrindo, daqueles que a autoridade pode tirar pra ver o papel, aí tá valendo.
Aceitação de RG plastificado: o RG plastificado pelo próprio poder público, ou sem proibição de plastificação, será aceito desde que em bom estado de conservação e permita identificar o cidadão. o RG com proibição expressa de plastificação será aceito somente se não plastificado.
Entre os documentos que não podem receber uma nova plastificação, estão o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e as carteiras de exercício profissional.
O RG Digitalizado também não pode ser plastificado, o que permite uma verificação da autenticidade do impresso de segurança e da numeração de produção do papel. O primeiro Posto Poupatempo a realizar a emissão do RG com a tecnologia nacional foi o Poupatempo Ribeirão Preto, inaugurado em dezembro de 2003.
DESPLASTIFACANDO DOCUMENTOS !!! Como remover plastificação de documentos!?
É crime plastificar RG?
O cidadão pode mandar plastificar de novo ou precisa solicitar outra via? O assessor jurídico do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Evando Assis, explica que o plástico é destinado à conservação e proteção da carteira e garante que não há problema em fazer nova plastificação, se necessário.
Atenção para quem quer emitir a carteira de identidade! As exigências para quem precisa tirar o documento foram alteradas recentemente. É necessário agora levar a certidão de nascimento carimbada e sem estar plastificada.
Ao emitir sua CIN, você tem acesso a sua identidade em formato digital no aplicativo Gov.br. Importante: a partir de 01 de julho de 2024, a emissão da CIN irá substituir a 1ª via do RG.
5) Não serão aceitos documentos: rasurados; danificados; plastificados, se originalmente não previam plastificação; replastificados; adulterados; ou com trechos ilegíveis.
Documentos de identificação não podem ser plastificados! É muito importante que você saiba isso, pois essa prática já foi comum e aceita no Brasil antes dos anos 2000.
A não aceitação deve-se por sua impressão em papel moeda, com itens de segurança sensíveis ao tato (talhos), refletíveis (fundo numismático e calcográfico) e sensíveis a adulterações químicas as quais, quando plastificadas, deixam de existir, tornando o documento sem condições de ser validado pela sua autenticidade ...
Segundo Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, RG antigo tem validade até 2032. Mais de 12,1 milhões de brasileiros já tiraram nova Carteira de Identidade Nacional. Com a chegada da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a antiga versão, com impressão do polegar, perde a validade.
Por isso mesmo, muitas pessoas adotam a técnica para aumentar a vida útil dos documentos. Para a plastificação, no entanto, é necessário contar com uma plastificadora e com o polaseal. A máquina usa o polaseal, que tem um formato de pasta ou envelope plástico.
Como chama o plástico para plastificar documentos?
Olha, pra fazer papéis durarem, o plástico para plastificação é ótimo. Dá pra colocar em documentos e artesanato. Ele também é conhecido como polaseal ou pouch film e tem uma espessura ideal pra proteger qualquer papel da poeira, água, outros líquidos e sujeiras.
Pode tirar RG com certidão de nascimento plastificada?
❌A plastificação invalida o documento, pois inutiliza esses mecanismos de segurança, não permitindo determinar se ele é verdadeiro ou se passou por alguma adulteração. Por isso, #FicaADica: na dúvida não plastifique!
Qual é o valor do novo RG? O novo RG é gratuito. A troca do RG antigo pela nova carteira de identidade, bem como a emissão da primeira via desse documento, será gratuita. Porém, para emitir a segunda via, será cobrada uma taxa que varia de estado para estado e pode variar entre 26 e 96 reais.
o RG plastificado pelo próprio poder público, ou sem proibição de plastificação, será aceito desde que em bom estado de conservação e permita identificar o cidadão. o RG com proibição expressa de plastificação será aceito somente se não plastificado.
É proibido plastificar documentos oficiais de identidade?
Nos casos dos documentos feitos com papel moeda, se você PLASTIFICÁ-LO, automaticamente tornará seu documento inválido. A plastificação é proibida no Brasil porque ocorriam muitos casos de adulteração de documentos.
O novo RG será obrigatório a partir de 2032 para quem tiver menos de 60 anos de idade. Antes disso, a atual carteira de identidade, com número de RG emitido pelos estados e em papel, seguirá válida pelos próximos dez anos. Isto é, os brasileiros não serão obrigados a efetuar a troca ao menos até 2032.