As rimas raras são aquelas cujas palavras se constituem de terminações incomuns, não muito convencionais. Exemplo de tal ocorrência se manifesta numa das criações de Raul de Leoni, intitulada “Argila”: [...] Constatamos a semelhança de sonoridade entre “Elêusis / deuses”.
A rima rara ocorre entre palavras que permitem poucas possibilidades de aproximação fonética (sonora). Em nosso amor de seleção, profundo, Que ouço ao longe o oráculo de Elêusis. (LEONI, Raul de.
a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).
Assim, quando um poema possuir rima perfeita em seus versos, os sons apresentam uma identidade entre eles, mesmo que a grafia seja diferente, ou seja, na rima perfeita, há a identidade total entre sons vocálicos e consonantais.
Rima grave : aquela que ocorre entre palavras paroxítonas, acentuadas na penúltima sílaba; rima feminina. Rima idêntica : aquela caracterizada pela consonância entre vocábulos homônimos.
De forma geral, aprendemos na escola que rima rica é aquela em que o autor utiliza palavras de diferentes categorias; rima pobre, aquela em que são usadas palavras da mesma categoria gramatical.
As rimas raras são aquelas cujas palavras se constituem de terminações incomuns, não muito convencionais. Exemplo de tal ocorrência se manifesta numa das criações de Raul de Leoni, intitulada “Argila”: [...] Constatamos a semelhança de sonoridade entre “Elêusis / deuses”.
O que é rara: adj. Que não é comum; extraordinária: sua amizade é coisa rara. Pouco frequente; infrequente: promoção rara; doença rara. Que não é abundante; escassa: visitas raras.
Também não têm rima palavras como cérebro, víbora, câncer, nuvem, órfã, mil outras. De vez em quando aparece um esperto exumando um vocábulo seiscentista, ou distorcendo de leve uma pronúncia pra aconchambrar um verso periclitante.
A campeã de popularidade é a dupla “assim/mim”, por ser um par de palavras bastante comum, e também porque a canção de amor popular é quase sempre um diálogo entre o narrador e a pessoa amada – não por acaso, a palavra mais recorrente em todas as combinações de rimas é “você”.
As rimas surgiram nos hinos ambrosianos, no Hinário da Igreja Católica. Porém, o recurso só começou a ser estudado a partir do século XX, através dos estudos dos formalistas russos como, por exemplo, Roman Jokobson.
Rima limitada à repetição de vogais a partir da sílaba tónica. Utilizada pelos poetas trovadores, foi rapidamente vencida pela rima consoante que passa a ser uma rima comum das línguas modernas.
Quando a correspondência dos sons é completa, a rima diz-se soante ou consoante ou, simplesmente, consonância: -ora (amora – nora). A partir da vogal tónica igualam-se todos os fonemas, vogais e consoantes.