Em botânica, chama-se rizoma ou soca a um tipo de caule, geralmente subterrâneo, que se dispõe mais ou menos paralelamente à superfície do solo, e que emite, de espaço a espaço, brotos aéreos foliosos e florísticos, podendo também emitir raízes de seus nós.
Rizoma é um desenvolvimento caulinar geralmente subterrâneo –com nós, entrenós e gemas– de onde surgem brotos aéreos foliosos ou florísticos e raízes. O rizoma se dispõe paralelo ao solo. É diferente de uma raiz que não possui nós/entrenós/gemas.
Rizoma é um caule subterrâneo que serve para armazenar água e nutrientes. Então, fique atento: rizoma NÃO é raiz. Muitas plantas forrageiras são rizomatosas.
Os rizomas são importantes como órgãos de reprodução vegetativa ou assexuada de diversas plantas ornamentais, por exemplo: agapanto, espada-de-são-jorge, lírio-da-paz, samambaias e orquídeas. Alguns rizomas que são usados na culinária incluem gengibre, açafrão-da-terra, entre outros.
É o caso de tubérculos como o cará e a batata, em queo órgão de reserva cresce em saliências do caule e em geral apresenta forma oval, de rizomas como o gengibre, que se origina de ramificações mais horizontais, e de bulbos como a cebola e o alho, em que o órgão é cônico e nasce no talo do caule.
O rizoma é a parte da bananeira de formato arredondado, que cresce dentro do solo, como uma batata grande e que sai da terra para formar a planta. A partir da superfície do solo surgem as folhas enroladas umas nas outras, formando o tronco da bananeira, também chamado de pseu- docaule.
O poder de propagação vegetativa natural desta planta pode ser utilizado comercialmente, dividindo-se o rizoma em porções que apresentem, pelo menos, uma gema. Em condições adversas, devem-se utilizar porções maiores de rizomas, que tenham mais gemas, o que facilitará o surgimento de uma nova planta.
O caule do tipo rizoma é subterrâneo ou aéreo, geralmente com formato cilíndrico. Apesar de ser parecido com uma raiz, o rizoma apresenta gemas, por isso é classificado como caule. Este tipo de caule cresce paralelo ao solo, formando raízes adventícias a partir dos nós.
A planta é constituída por uma raiz tuberosa, carnuda, lisa, reta e sem ramificações, de formato cilíndrico ou cônico, de coloração (normalmente) alaranjada - nas cultivares plantadas entre nós. O caule não é perceptível, situando-se no ponto de inserção das folhas.
O rizoma é uma extensão do caule rico em nutrientes e fundamentais para que a planta cresça. Para identificar o rizoma, observe a parte que cresce horizontalmente ao substrato, de forma rasteira, formando raízes a partir de “nós”. A orquídea a ser dividida precisa estar bem desenvolvida para ter sucesso no cultivo.
Rizoma é um desenvolvimento caulinar geralmente subterrâneo –com nós, entrenós e gemas– de onde surgem brotos aéreos foliosos ou florísticos e raízes. O rizoma se dispõe paralelo ao solo. É diferente de uma raiz que não possui nós/entrenós/gemas.
Em alguns caules do tipo rizoma há um grande acúmulo de substâncias nutritivas em certas regiões, formando o que chamamos de tubérculos, como é o caso da batata-inglesa, inhameetc.
Por que a bananeira tem o tronco considerado falso?
Pseudocaule é um termo botânico que se refere a falsos caules, por exemplo, as bananeiras não tem um caule verdadeiro pois este é composto apenas por restos de suas grandes bainhas foliares superpostas.
Rizoma é um caule subterrâneo que serve para armazenar água e nutrientes. Então, fique atento: rizoma NÃO é raiz. Muitas plantas forrageiras são rizomatosas. Essas plantas podem ser cespitosas ou estoloniferas, pois o hábito de crescimento não é fator excludente para rizoma!
RAIZ: A RAIZ É A BASE DAS PLANTAS. O SEU TRABALHO É PUXAR DA TERRA A ÁGUA E A OS NUTRIENTES PARA AS PLANTINHAS, COMO SE FOSSE UM CANUDINHO NUM COPINHO DE ÁGUA.
O rizoma, ou caule subterrâneo, é a parte da bananeira onde todos os seus órgãos se apoiam direta ou indireta mente. Depois de gerar o total de folhas da planta, ocorre uma diferenciação na gema apical, devido a uma série de fatores, cessando assim essa atividade.
- Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo. A característica marcante que diferencia a raiz tuberosa do tubérculo é a presença de botões vegetativos (ou gemas), popularmente chamados de olhos.
Rizomas são caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas. Em alguns rizomas ocorre acúmulo de material nutritivo em certas regiões, formando tubérculos. Rizomas podem ser distinguidos de raízes pelo fato de apresentarem gemas laterais.
L. As cenouras são comidas cruas, inteiras, ou como parte de saladas, e são também cozidas em sopas e refogados. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível. As cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e β-caroteno.