Ressonância Magnética de Articulação Temporomandibular (Bilateral) Neste exame são examinados os ossos da mandíbula e têmpora, além de músculos e tendões mais o disco articular que compõem esta articulação.
- Trata-se de exame de ressonância magnética de articulações temporomandibulares (bilateral). - A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de ressonância magnética. Fator importante para clientes com peso superior a 120kg.
A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1).
- São feitas aquisições em repouso e dinâmicas (abertura mandibular) para avaliação minuciosa dos discos articulares e ligamentos, bem como dos planos musculares e estruturas ósseas adjacentes; - Em geral não é necessária a injeção do agente paramagnético de contraste (gadolínio).
Ressonância Magnética da Articulação Temporomandibular
Como é feita a cirurgia de ATM?
Cirurgia de ATM: como é feita? Há duas técnicas para realizar a cirurgia de ATM, sendo a cirurgia aberta e a artroscopia. O que as diferencia é o fato da cirurgia aberta ser um pouco mais invasiva para reposicionar o disco articular, enquanto a artroscopia é uma intervenção menos invasiva para tratar a articulação.
Quais são as principais doenças que acometem a ATM?
Artrite infecciosa, artrite traumática, osteoartrite, artrite reumatoide e artrite degenerativa secundária podem afetar a articulação temporomandibular. (Ver também Visão geral dos distúrbios temporomandibulares.)
A ressonância magnética (RM) é um tipo de exame de imagem que usa um forte campo magnético e ondas de rádio de frequência muito alta para produzir imagens extremamente detalhadas. Durante uma RM, um computador registra alterações no campo magnético ao redor do corpo da pessoa para criar imagens transversais detalhadas.
ORIENTAÇÕES GERAIS: - Obrigatório apresentar pedido médico ou de dentista e documento original com foto; - Menores de 18 anos e incapazes: obrigatório estar acompanhado de um representante legal devidamente identificado (pai, mãe, tutor ou curador); - Trazer exames anteriores da região a ser examinada (radiografia, ...
Além de bastante desconforto na região, o transtorno também faz com que a mandíbula emita um som de estalo ao abrir e fechar a boca ou até mesmo mastigar alimentos. Em casos mais graves, pode haver um travamento permanente do maxilar.
Identificar se a dor de cabeça está relacionada à ATM requer atenção a vários sinais. Dores que se concentram nas áreas das têmporas, mandíbula e ao redor das orelhas, associadas a sintomas como estalos, desconforto ao abrir a boca e dificuldade de movimentação da mandíbula, podem indicar envolvimento da ATM.
É importante ressaltar que 80% dos casos de disfunção da ATM são de origem muscular e, por isso, não requerem procedimentos cirúrgicos. O mais recomendável, portanto, é aplicar métodos não invasivos como terapias físicas (fisioterapia, entre outras).
O que acontece quando você tem problemas na ATM e não trata?
O que problemas na ATM podem causar? Os problemas na ATM afetam diretamente a própria articulação do paciente, além da musculatura da mandíbula. O reflexo disso são os sintomas que apresentei acima, como dores de cabeça, dificuldade em abrir a boca, zumbidos no ouvido, estalos na articulação, inchaços no rosto e afins.
Questões físicas, como pancadas, distúrbios do sono, deslocamentos ou maus hábitos, como roer as unhas ou usar mais um lado do maxilar do que o outro, devido ao desalinhamento dos dentes superiores e inferiores ou pela ausência de algum dente, também podem propiciar o aparecimento da doença.
3- Tontura, atodoamento, atordoamento ou vertigem, sensações de desmaio, podendo levar a queda ao chão, sem motivo aparente (sintomas, semelhantes a labirintite).
Em que casos a abordagem cirúrgica da ATM é indicada? As principais indicações são as disfunções do disco articular. Quando este disco se desloca e permanece deslocado, ou seja, não volta mais à posição original, acontece o deslocamento de disco sem redução. Nestes casos, geralmente é indicada a cirurgia.
Na maioria dos casos, a dor e o desconforto associados aos distúrbios da ATM são temporários e podem ser aliviados com cuidados específicos ou tratamentos não cirúrgicos. Outros sintomas que a ATM pode causar são dor no ouvido, dor de cabeça, desconforto na face, vertigem, problemas ao abrir a boca e dor no pescoço.
A crise de ATM é quando as dores se intensificam a ponto de causar dificuldades para abrir a boca e fazer atividades simples, como comer e falar, afetando a qualidade de vida do paciente.
O especialista na articulação temporomandibular, além de ser o dentista especialista em ATM, também pode ser chamado de especialista em dor orofacial ou ser um cirurgião bucomaxilo.
No caso de cirurgias abertas, o pós-operatório é mais lento e demanda mais fisioterapia, podendo apresentar uma assimetria facial que tende a melhorar com o tempo, associado a fisioterapia, laser e medicamentos. Sugiro que busque atendimento com Cirurgião Bucomaxilo com experiência em DTM.
O valor da cirurgia ortognática pode variar de clínica para clínica de região e até mesmo de profissional , no entanto o preço está entre R$ 20 mil a R$ 30 mil.