A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma nacional de interoperabilidade (troca de dados) em saúde, instituída pela Portaria GM/MS nº 1.434, de 28 de maio de 2020.
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é uma plataforma nacional de integração de dados em saúde e é um projeto estruturante do Conecte SUS, programa do Governo Federal para a transformação digital da saúde no Brasil.
É por meio do portal de serviços que a solicitação de acesso à RNDS é feita. A página do Portal de Serviços é exibida abaixo, com destaque para o endereço na parte superior, https://servicos-datasus.saude.gov.br, o botão ENTRAR COM O BRASIL CIDADÃO (lado direito) e a opção pertinente à RNDS (lado esquerdo).
O DATASUS disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de programas de ações de saúde. A mensuração do estado de saúde da população é uma tradição em saúde pública.
Desenvolvido na década de 1970, o SIM é considerado o sistema de informação mais antigo do Ministério da Saúde e reconhecido como imprescindível para apoio à gestão do SUS.
A RNDS, além de ser um projeto estruturante do Conecte SUS, é um programa do Governo Federal voltado para a transformação digital da saúde no Brasil e tem o objetivo de promover a troca de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo a transição e continuidade do cuidado nos setores públicos e ...
São eles: universalidade, integralidade e equidade. 🏥 A universalidade garante que todo brasileiro tenha direito à saúde, sem exceções. 🩺 A integralidade assegura que o atendimento seja completo, desde a prevenção até a reabilitação.
As alterações realizadas permitem mais rapidez e melhor acessibilidade para o público do portal, que são os gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, professores, universitários e a população em geral.
O DATASUS está presente em todas as regiões do país por meio das Regionais que executam as atividades de fomento e cooperação técnica em informática nos principais estados brasileiros.
Quais são os principais dados extraídos do DATASUS?
Segundo dados retirados do DATASUS, as doenças do aparelho circulatório ocupam o primeiro lugar, com quase 400 mil óbitos, seguidas por neoplasias, doenças do aparelho respiratório, causas externas e doenças infecciosas e parasitárias.
Para acessar o PEC, faça o login na área restrita do portal (imagem 1) e preencha o formulário com suas informações de acesso (CRM, estado do CRM e senha). Depois que estiver logado, selecione o menu “EDUCAÇÃO CONTINUADA” em seguida selecione o submenu “P.E.C.
O Programa SUS Digital aproxima os serviços de saúde das pessoas e promove a inclu- são e o respeito à diversidade cultural, evidenciando o empenho do SUS em transfor- mar vidas por meio da inovação e do cuidado humanizado.
de forma híbrida pelo período de três meses, ou seja, o usuário poderá acessar o sistema da forma habitual através do botão “ENTRAR” ou ao clicar em “Entrar com gov.br”, que será redirecionado para a página da plataforma. Uma vez que o usuário utilizar o acesso via gov.br, essa será a única forma de acesso ao sistema.
É por meio do portal de serviços que a solicitação de acesso à RNDS é feita. A página do Portal de Serviços é exibida abaixo, com destaque para o endereço na parte superior, https://servicos-datasus.saude.gov.br, o botão ENTRAR COM O BRASIL CIDADÃO (lado direito) e a opção pertinente à RNDS (lado esquerdo).
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
As unidades hospitalares participantes do SUS (públicas ou particulares conveniadas) enviam as informações das internações efetuadas através da AIH - Autorização de Internação Hospitalar, para os gestores municipais (se em gestão plena) ou estaduais (para os demais).
O departamento de informática do Sistema Único de Saúde é conhecido como DATASUS, tendo como responsabilidade coletar, processar e disseminar as informações sobre a saúde do país.
O SIA é o sistema que permite aos gestores locais o processamento das informações de atendimento ambulatorial registrados nos aplicativos de captação do atendimento ambulatorial pelos prestadores públicos e privados contratados/conveniados pelo SUS.
O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES visa ser a base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde, sendo estes imprescindíveis a um gerenciamento eficaz e eficiente do SUS.
L8080. LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Art.
Tinha início o governo Collor, coincidindo com o processo de implantação do Sistema Único de Saúde e de um novo arcabouço jurídico: a Constituição Federal de 1988, as Constituições Estaduais, as Leis Orgânicas Municipais, a Lei 8.080/90 e a Lei 8.142/90. 09.