Para uns momentos, esse vocabulário significará “comer”, ou “matar a fome” (quando pronunciado 'bater o sarro'). Já para outros, a palavra indica as preliminares feitas entre um casal que está “sarrando”.
2. Pode significar também "zombar ou rir-se de alguém", "caçoar", e acho que esse é o significado que devemos atribuir a essa expressão em casos como "Ele está tirando sarro de mim". Nesse sentido, poderia acrescentar que, na prática, não se diz "Você tira meu sarro". Diz-se somente "Você tira sarro de mim".»
Os fumadores de charuto ou cachimbo têm quatro a 10 vezes maior probabilidade de desenvolver cancro da boca esófago ou garganta, comparativamente com os não fumadores. "Se fizerem inalações profundas, estão igualmente expostos a todos os outros riscos que os fumadores de cigarros já enfrentam.
Fumantes de cachimbo podem achar que correm menos riscos porque não estão tragando a fumaça, mas o pneumologista Elton afirma que "há evidências científicas de que, mesmo sem a pessoa tragar, tanto o charuto quanto cachimbo podem ser tão nocivos quanto o cigarro".
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os tabacos usados no cachimbo, que têm diversas essências, apresentam quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro comum. Além disso, consumir uma rodada no cachimbo equivale a fumar 100 cigarros.
Do olhar para o beijo, do beijo para a mão, da mão para outras partes e… a coisa já está pegando fogo. É inegável que o popular amasso, também conhecido como sarro, seja uma delícia: a combinação de adrenalina e ansiedade faz a cabeça – e outras coisas – ferverem.
Caçoar, zombar, troçar, mofar, gozar, satirizar, ridicularizar, debochar, desdenhar, escarnir… Existem inúmeros sinônimos para “tirar sarro” no português. E quem de nós pode dizer que nunca esteve em ambos os lados desta ação, tanto caçoando quanto sendo zombado?
O tártaro nos dentes, nada mais é do que a placa bacteriana que não foi removida e se solidificou. Ao longo do tempo, a placa não retirada se transforma em um material duro e com coloração esbranquiçada (ou amarelada), que pode se formar em diferentes partes da boca, como atrás dos dentes e também no espaço entre eles.
Esses resíduos se chamam cristais de tartarato e se formam quando moléculas de potássio e cálcio se ligam ao ácido tartárico, todas substâncias naturais do processo de vinificação. O tartárico é o principal ácido do vinho e que é medido em laboratório para calcular a acidez final da bebida.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
O que é Chamató: Calçado de madeira, espécie de chinelo artesanal, só que com mais de três centímetros de altura. Trata-se de uma espécie de tamanco, e usado, até alguns anos atrás, nos festejos juninos por dançantes de quadrilhas no Maranhão.
Fumantes de cachimbo podem achar que estão livres do perigos do tabagismo porque não estão tragando a fumaça. Entretanto, há evidências científicas de que, mesmo sem a pessoa tragar, tanto o charuto quanto o cachimbo podem ser tão nocivos quanto o cigarro.
Os fumantes de cachimbo são particularmente propensos ao câncer oral, mais comumente dos lábios, língua, teto e assoalho da boca, faringe, laringe e esôfago. (O tabaco preto ou curado ao ar usado em cachimbos também carrega um risco maior de câncer esofágico do que o tabaco usado nos cigarros.)
Quanto à crença de que a fumaça do paiero gera menos substâncias tóxicas, os especialistas garantem que não. É justamente o processo de queima do tabaco, a combustão, que produz essas substâncias. E há combustão tanto no cigarro convencional quanto no de palha.