SATA 6Gb/s, é uma terceira geração de interface SATA rodando a 6.0Gb /s. O caudal de largura de banda que é suportado pela interface é de até 600 MB /s. Esta interface é compatível com interface SATA de 3 Gb/s "trocando em miúdos, consegue ler mais informações".
NVMe é mais rápido do que SATA? Tecnicamente, sim. As placas-mãe modernas usam SATA III que possuem um rendimento máximo de 600 MB/s, enquanto as unidades NVMe proporcionam velocidades de até 3.500 MB/s. O nível de desempenho é muito maior do que os SSDs SATA independentemente do formato.
Mas tem tipos que são mais rápidos do que outros. O SATA 3.0 é o mais rápido, com 600 megabytes, ou MB, por segundo. O mais lento é o SATA 1.0, que transmite 150MB por segundo. Também tem o SATA 2.0, que transmite 300MB por segundo.
Houve um novo salto de velocidade de transferência, saindo de 300 MB/s para 600 MB/s. O padrão foi fundamental para a popularização dos SSDs, visto que eles atingem velocidade de leitura e escrita muito maiores que a dos tradicionais HDs.
A velocidade de interface suportada é Gen3 6,0 Gbps, indicando que ela é SATA 3. Se a velocidade de interface fosse Gen2 3,0Gbps, isso indicaria SATA2.
SATA 6Gb/s, é uma terceira geração de interface SATA rodando a 6.0Gb /s. O caudal de largura de banda que é suportado pela interface é de até 600 MB /s. Esta interface é compatível com interface SATA de 3 Gb/s "trocando em miúdos, consegue ler mais informações".
As especificações SATA III são compatíveis com versões anteriores para funcionar em portas SATA I e SATA II. No entanto, a velocidade máxima será mais lenta devido às limitações de velocidade das portas SATA.
Os do tipo SATA são mais próximos dos HDDs, ainda que mais finos. Já os SSDs do tipo NVMe mais parecem com pentes de memória do que com unidades de armazenamento. Como eles são encaixados diretamente em um slot da placa-mãe, faz mais sentido que eles tenham esse formato.
Ambos se referem ao método de comunicação com o resto do PC. Com um SSD SATA de 2,5", a comunicação é feita através de um cabo que se conecta à placa-mãe. O NVMe, por outro lado, é um protocolo de armazenamento para SSDs que permite a comunicação direta com a CPU do computador através da interface PCIe (PCI express).
O conector SATA Express é composto por duas portas SATA tradicionais e mais um conector de 4 pinos. Nele é possível conectar um cabo que leva até uma unidade de armazenamento SATA Express ou duas unidades SATA tradicionais.
Os modos de controlador Serial ATA (SATA) determinam como a unidade de disco rígido se comunica com o computador. É possível configurar a unidade de disco rígido SATA para um dos três modos de controlador: IDE, AHCI ou RAID. Ativar o modo RAID também ativa os recursos AHCI.
De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação. Uma questão importante do SSD é que ele, diferentemente do HD, não se desgasta ao ler os arquivos, apenas quando há a gravação dos mesmos.
Sim, você pode ter vários SSDs com o Windows instalado. Cada SSD pode ter sua cópia do sistema operacional Windows, permitindo inicializar em diferentes instalações.
As SSDs são mais rápidas e consomem menos energia do que as HDDs. Você pode ver isso ao movimentar arquivos grandes. As SSDs podem copiar arquivos com mais de 500 MBps. As SDDs mais novas podem até mesmo chegar a 3.500 MBps.
Para isso, você pode verificar se a sua placa mãe tem um conector M. 2 que suporte SSDs PCIe e NVMe, e se o seu sistema operacional e o seu BIOS também suportam esse protocolo.
A memória não volátil expressa (NVMe, Non-Volatile Memory express) é um protocolo de transferência para acessar dados rapidamente usando dispositivos de armazenamento de memória flash, como unidades de estado sólido (SSDs, Solid-State Drives), por um barramento interconector de componentes periféricos express (PCIe, ...
É possível conectar 2 drives SATA usando o mesmo cabo?
O cabo SATA conecta somente um dispositivo SATA, seja ele HD ou um drive de CD ou DVD. Para mais de um dispositivo, deve-se utilizar um cabo e um slot da placa-mãe para cada dispositivo.
Pode sim, mas atente para isso. Antes de ligar um HD conecte primeiro a fonte, depois o cabo SATA. Para desligar desligue primeiro o cabo SATA, depois a fonte.
Tanto o tráfego SATA quanto a alimentação do dispositivo estão integrados em um único cabo, como é o caso do USB, mas não do eSATA. A alimentação de 5 V é fornecida através de dois pinos USB, enquanto a alimentação de 12 V pode ser fornecida opcionalmente.