As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) caracteriza-se pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas das atividades humanas incluindo as acadêmicas, demonstradas desde a infância.
O diagnóstico de AH/SD geralmente é feito por profissionais especializados, como psicólogos, neuropsicólogos ou pedagogos, através de avaliações detalhadas que incluem testes de inteligência, avaliações comportamentais e análises do desempenho escolar e criativo da criança.
Renzulli (2004) explica que há dois tipos de superdotação: 1. Escolar ou acadêmica, que integra competências identificadas nos testes cognitivos; 2. Produtiva-criativa, que envolve atividades e a participação humana, o que implica o desenvolvimento de ideias, produtos, expressões artísticas e áreas do conhecimento.
Crianças autistas frequentemente têm dificuldades significativas na comunicação social, enquanto crianças superdotadas geralmente possuem boas habilidades sociais, podendo ter dificuldades para se engajar em diálogos ou interagir com outras crianças por não ter interesse em assuntos que possam parecer supérfluos ou sem ...
Pessoas com Altas Habilidades também precisam de orientação
Pessoas com AH/SD são indivíduos com necessidades educacionais especiais, com direitos garantidos pela legislação. Portanto, é importante identificar essas aptidões ainda na infância, para propiciar os potenciais de cada um.
Em resposta a esta complexidade, pessoas com altas habilidades podem exibir comportamentos sociais desajustados, hostilidade, agressão, baixo autoconceito, insegurança, frustração, raiva e sentimentos de inadequação.
As Altas Habilidades/Superdotação não pode ser considerada como um transtorno de aprendizagem. Pessoas com AH/SD demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
A Síndrome de Asperger, também chamada de Autismo Inteligente ou de Alto Funcionamento, é uma condição neurológica que encontra muitas semelhanças e também muitas diferenças com outras gradações do transtorno.
Os pesquisadores também registraram diagnósticos clínicos de autismo documentados nos registros. Dos 890 indivíduos para os quais os registros continham dados de QI e que atendiam à definição inclusiva de autismo, 59 por cento tinham uma pontuação de QI média ou superior - definida no estudo como 86 ou superior.
Pontuação de QI Acima de 130 : A maioria dos especialistas concorda que uma pontuação de QI acima de 130, que coloca a pessoa no percentil 98 ou superior da população, é um indicador de superdotação. Isso significa que a pessoa está entre os 2% mais inteligentes da população.
O diagnóstico é feito pelo profissional neuropsicólogo por meio de uma bateria de exames que não se restringe apenas ao teste de QI. "É importante ressaltar que a pessoa não necessariamente é boa em tudo ou não precisa de orientação na aprendizagem.
A vasta gama de interesses e o pensamento profundo são características de superdotados. A mente de uma criança superdotada funciona de maneiras únicas e complexas, frequentemente diferindo de seus pares na forma como percebem, processam e interagem com o mundo ao seu redor.
Para confirmar as AH/SD, adotou-se o critério de pelo menos dois indicadores, dos quatro instrumentos aplicados: apresentar um percentil de 90 ou mais no Raven; ter pelo menos dois resultados superiores nos subtestes do TDE; ser indicado pelo professor ou apresentar um QI de 130 ou mais em qualquer um dos subgrupos (QI ...
Segundo as estimativas, o QI do Albert Einstein estava entre 160 e 180. Isso o colocaria no campo dos gênios, mas ele não teria o QI mais alto de todos. De acordo com alguns apontamentos, William James Sidis (1898-1944) teria sido o dono do maior QI de todos, estimado entre 250 e 300.
Em nossos estudos, observamos que indivíduos até então não diagnosticados com a Síndrome de Asperger, ou seja, considerados superdotados, apresentam comportamentos semelhantes a condição, particularmente acima de 145 pontos de QI, ou seja, 99.9 de percentil.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.
A cor azul está associada à alegria e na influência da verbalização das pessoas. No autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as pessoas. Ou seja, em uma sobrecarga sensorial, o azul auxilia para o bem-estar da criança, trazendo mais tranquilidade e leveza ao Autista.
Os testes de inteligência são parte do processo de investigação de AH/SD, considero importantes testes os considerados como padrão ouro na avaliação de inteligência, como o WAIS III.
126), as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são caracterizadas pelo elevado potencial de “aptidões, talentos e habilidades”, confirmadas em um alto nível de desempenho em diferentes áreas de atividades humanas, que incluem “as áreas intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes”.
Hoje em dia, perfil Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) abrange pessoas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas (combinadas ou isoladas): alto nível de capacidade intelectual geral, o que é extremamente elevado; grandes aptidões acadêmicas; liderança; grande capacidade psicomotora; ...