Segmentação de mercado é uma estratégia que consiste em identificar potenciais consumidores com características em comum, incluindo interesses e necessidades, de modo a oferecer a eles uma solução que desperte o desejo de compra. Segmentar mercado, portanto, significa determinar a área de atuação de uma empresa.
O que é segmento de mercado de uma empresa? O segmento de mercado de uma empresa é a fatia do mercado que ela atende de acordo com o setor atendido, o tipo de produto ou serviço oferecido e o público desejado. Como destacamos acima, a segmentação de mercado pode ser vista em vários exemplos de empresas.
Em suma é definir um perfil entre todos os que sua empresa trabalha e investir fortemente nesse nicho, seja em marketing ou novos produtos e serviços. Por exemplo, caso seu segmento seja vestuário, seu segmento pode ser roupas masculinas. A ideia é investir e propor soluções para o público masculino com mais ênfase.
Ramos de atividade, ou ramos de negócio, é uma definição do segmento de atuação de uma empresa, que pode ser: indústria, comércio ou serviço. Dentro dessas três atuações, há diversas atividades que podem ser executadas por um negócio.
Um segmento de reta nada mais é do que uma parte de uma reta que possui um ponto inicial e um ponto final, chamados de “extremos”. Na figura a seguir temos uma reta r, e a parte vermelha compreendida entre os pontos A e B é um segmento de reta.
Os segmentos de reta são classificados como: consecutivos, colineares, congruentes e adjacentes. Segmentos Consecutivos: Dois segmentos de reta são consecutivos se, a extremidade de um deles é também extremidade do outro, ou seja, uma extremidade de um coincide com uma extremidade do outro.
Um setor se refere a um grande segmento da economia. Assim, uma economia pode ser dividida por volta de uma dúzia de setores, o que pode descrever quase toda a atividade empresarial nessa economia.
A segmentação de mercado é uma prática de negócios que as marcas usam para dividir seu mercado-alvo em grupos menores e mais gerenciáveis de pessoas, com base em aspectos em comum que compartilham, para otimizar seus esforços de marketing, publicidade e vendas.
Segmento de Atuação ou Ramo de Atividade, é o classificador que define a qual nicho de mercado sua empresa se destina. Em resumo, temos como exemplos: Comércio, Engenharia, Serviços, Conservação, etc.
A segmentação é uma estratégia no mundo do marketing, que envolve dividir um mercado amplo e heterogêneo em grupos menores e mais homogêneos de consumidores. Esses grupos, ou segmentos, compartilham características semelhantes, como idade, gênero, localização geográfica, comportamento de compra ou estilo de vida.
Os quatro principais tipos de segmentação de mercado são: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental, que abordaremos mais detalhadamente na próxima seção. Um exemplo de variável de segmentação de marketing seria a idade.
Ou seja, consiste na definição do segmento de atuação de uma empresa, que pode ser indústria, comércio ou serviço. Dentro dessas três possibilidades, há diversas atividades que podem ser executadas por um negócio.
Um grande exemplo de conglomerado é a multinacional LG, que fabrica desde celulares, televisores e computadores, até eletrodomésticos e produtos petroquímicos. Ou seja, empresas de diferentes segmentos que trabalham em função de uma única organização. Atualmente, os maiores conglomerados são estadunidenses e asiáticos.
Uma definição bastante direta é a de que a segmentação de clientes é uma divisão das pessoas pertencentes ao seu público-alvo em grupos que possuem algumas características em comum. Para realizar essa segmentação, é preciso traçar um perfil do consumidor para conseguir encontrá-lo e se relacionar com ele.
Por que segmentar clientes? Ao segmentar clientes a forca comercial pode focar seus esforços no perfil ideal de prospect, aquele cujas dores que mais se encaixam nas soluções da empresa e que, além disso, podem gerar mais lucro para a empresa.
Os quatro tipos de segmentação de mercado. Existem quatro tipos de segmentações de clientes comumente usadas: demográfica, psicográfica, geográfica e comportamental.
Diferente do primeiro setor (governo) e do segundo (empresas privadas), o segmento é caracterizado por ser uma mescla de atividades governamentais, realizadas por instituições privadas.