Essa é a essência da semiótica no design – a habilidade de criar comunicação visual rica em significados por meio de escolhas conscientes de elementos. Essa abordagem facilita seu processo criativo, permitindo que você escolha elementos que se alinham com a mensagem que deseja transmitir!
Você já ouviu falar em semiótica? Essa área do estudo se aplica ao design, pois está relacionada à produção de significados a partir dos chamados signos. Então, quando um designer cria uma nova identidade, por exemplo, deve considerar as possíveis interpretações que serão feitas sobre ela.
A semiótica visual é o estudo das imagens como signos. Embora não seja uma área nova para o design, seus conhecimentos aplicados em peças gráficas passam sempre por reavaliações de acordo com tendências do mercado. No design de produtos, os desafios são ainda maiores para a aplicação da semiótica visual.
O que é semiótica e qual a sua importância para a artes?
A semiótica possibilita o estudo do conjunto dos processos de produção de sentidos, seja nas expressões verbais, não verbais ou no mundo natural. Ela busca descrever e analisar a constituição dos fenômenos como signos. O signo é uma criação do ser humano para representar, através de linguagens, o que há no mundo.
A semiótica serve para entender os signos e, com base nisso, aprimorar a comunicação. Assim, também é útil na análise do comportamento humano e da organização da sociedade, já que as linguagens são instrumentos de expressão de pensamentos e emoções.
No contexto da semiótica visual, aquilo que “representa para alguém, alguma coisa em algum aspecto”, é a imagem. Não é necessário que o signo tenha uma forma material. Um signo, de acordo com Peirce, pode também ser uma ideia, um mero pensamento. Consequentemente, uma imagem mental também pode ser um signo.
A aplicação da semântica no design de produtos não se baseia apenas em elementos visuais e símbolos, mas também é fundamentada em princípios psicológicos que moldam a forma como os seres humanos percebem, interpretam e interagem com o mundo ao seu redor.
Aplicada em diversas ciências e áreas de conhecimento, a Semiótica provê um conjunto de elementos úteis ao desenvolvimento científico à compreensão de fenômenos das mais diversas naturezas, seja nos campos das ciências exatas ou nas ciências humanas e nas artes.
Um signo é uma coisa que representa um objeto para um interpretante, ou seja, segundo Peirce, um signo é dividido em três partes, portanto temos o signo triádico. A coisa que tem esse caráter, eu denomino REPRESENTAMEN, o efeito mental, ou pensamento, seu INTERPRETANTE, e a coisa que ela se coloca no lugar seu OBJETO.
Piaget chama função semiótica àquela que possibilita ao sujeito representar objetos ou situações que estão fora de seu campo visual por meio de imagens mentais. A representação é a condição básica para o pensamento existir.
A semiótica é uma teoria das significações e uma ciência dedicada ao estudo dos significados. Ela tem origem na palavra semeion que significa signo, marca, inscrição, segundo Santaella. Assim, a base da semiótica é o conceito de signo, mas não são os signos da astrologia!
O processo de análise semiótica proposto por Santaella (2015) está dividido em três etapas principais, que buscam seguir a própria lógica interna do signo: análise do fundamento do signo; análise da referencialidade do signo; e processo interpretativo em todos os seus níveis.
Símbolo nesse sentido, significa um dos elementos de identidade visual que pode fazer parte de uma marca. Ele pode ser abstrato ou figurativo e tem como função ajudar a identificar uma marca, separando-a das demais, tornando-a única e distinta.
Hoje, Design é uma disciplina responsável pela melhoria de produtos, serviços e processos, sempre com objetivo de otimizar as necessidades dos usuários, por isso, deve se basear sobretudo em aspectos visuais e funcionais. O Design também pode ser usado como orientador em formas de pensar que sejam mais estratégicas.
A semiótica busca entender como o ser humano consegue interpretar as coisas, principalmente o ambiente que o envolve. Desta forma, estuda como o indivíduo atribui significado a tudo o que está ao seu redor.
Podemos definir a semiótica como o estudo de diversas linguagens presentes em nosso cotidiano. Dentre elas, mídia, jornalismo e publicidade — sendo que todas são constituídas de signos específicos.
As formas de um logotipo são os elementos essenciais de qualquer design, já que compõem a base dos ícones, quer pela maneira como eles são combinados ou como a imagem por trás de um logotipo. O cérebro naturalmente diferencia as formas e as memoriza com facilidade, como uma maneira de aprender coisas novas.
Como a semiótica pode nos ajudar com projetos de design?
Para o designer, a semiótica pode ser aplicada de forma estratégica dentro dos projetos, principalmente em projetos de identidade visual. Semiótica é a ciência dos signos e de seus processos significativos, ou seja, estuda todos os meios que o homem se comunica, sejam eles linguagens verbais ou não verbais.
São signos que representam o objeto real, conhecidos por ser de fácil associação. Fotografias, desenhos e estátuas são exemplos de ícones. O desenho de um telefone, por exemplo, é um ícone bastante utilizado em cartões de visita. Ele indica o número, representando o objeto.
Objeto - entidade que é portador da mensagem ou do fragmento dela. Cada signo é uma unidade dicotómica, composta pelo significante (em latim signans), quer dizer alguma forma física, e pelo significado (signatum), quer dizer referente exterior.