O Sensor de Luminosidade LDR (Light Dependent Resistor) é um componente utilizado para detectar a intensidade luminosa de um ambiente. Este sensor de luminosidade pode ser utilizado em projetos com arduino e outros microcontroladores para alarmes, automação residencial, sensores de presença e etc.
Um resistor dependente de luz ou fotorresistência, conhecido pela sigla inglesa LDR (Light Dependent Resistor), é um componente eletrônico passivo do tipo resistor variável, mais especificamente, é um resistor cuja resistência varia conforme a intensidade da luz (iluminamento) que incide sobre ele.
O Lead Development Representative, também conhecido como LDR, é um profissional de pré-vendas responsável por gerar lista de prospecção de clientes em potencial. A sua rotina de trabalho é focada em reunir o contato de leads, que posteriormente deverão ser passados para outros profissionais como o SDR.
Na função loop, inicialmente é lido o valor da conversão AD no pino A0, e existe uma estrutura de decisão baseada nesse valor. Caso ele esteja abaixo do valor determinado como parâmetro para ambiente escuro (note que este valor pode ser alterado facilmente no #define), o relê é ligado.
Quando exposto à luz, os elétrons em sua estrutura se movem para um nível de energia mais alto, diminuindo a resistência elétrica do dispositivo. Essa propriedade permite que o LDR seja usado em circuitos eletrônicos para detectar mudanças na luminosidade ambiental.
Quais as vantagens do SENSOR LDR? | Cortes do Manual do Mundo
Qual é a função do sensor de luz?
No geral, um sensor de iluminação tem a função específica de acionar automaticamente ao detectar algum tipo de movimento no seu raio de alcance. Quando isso acontece, a luz se acende e apaga assim que o mesmo sensor não detecta mais movimentos no ambiente.
O que acontece com a resistência de um sensor LDR quando a luz incidente aumenta?
A resistência do LDR varia de forma inversamente proporcional à quantidade de luz incidente sobre ele, isto é, enquanto o feixe de luz estiver incidindo, o LDR oferece uma resistência muito baixa. Quando este feixe é cortado, sua resistência aumenta.
Um terminal do LDR deve ser conectado ao GND e o outro ao pino analógico da placa UNO, neste caso usamos o pino A0. Conectamos também uma resistência de 10 kΩ entre o pino A0 e o 5V da placa UNO; O ânodo do LED encontra-se conectado a um resistor de 220 Ω e a porta digital 10 da placa UNO.
No escuro o LDR apresenta uma resistência elevada, da ordem de mais de 100kΩ, e com a incidência de luz a resistência abaixa para a ordem de menos de 1kΩ, pois são liberados elétrons no material semicondutor.
Sensores fotoelétricos usam um feixe luminoso para detectar a presença ou ausência de um objeto. Essa tecnologia é uma alternativa ideal aos sensores de proximidade indutivos quando é necessário ter alcances longos ou quando o item a ser detectado não é metálico.
O Sensor de Luminosidade fornece valores da intensidade da luz ambiente, correspondendo à resposta do olho humano à luz sob uma variedade de condições de iluminação, permitindo que tenha luz apenas quando necessário e ajustando automaticamente a iluminação num nível otimizado.
A função do Representante de Desenvolvimento de Leads (Lead Development Representative, ou LDR) consiste em levantar dados de possíveis clientes (leads) capturados em fluxos de inbound e outbound marketing, mapear o perfil de cada um e segmentar os contatos, entre outros critérios, pelo momento na jornada de compra.
O LDR é um sensor analógico, ou seja, seu sinal de saída assume valores que variam ao longo do tempo e é proporcional à grandeza medida. Por se tratar de um sensor analógico para realizar sua leitura vamos utilizar a porta de entrada analógica do Arduino.
Sensores de distância são dispositivos que medem a distância entre o sensor e um objeto ou superfície. Essas medições são cruciais em diversos campos, como na automação de processos industriais, onde a precisão e a confiabilidade são fundamentais.
O LDR possui a interessante característica de ser um componente eletrônico cuja resistência elétrica diminui quando sobre ele incide energia luminosa. Isto possibilita a utilização deste componente para desenvolver um sensor que é ativado (ou desativado) quando sobre ele incidir energia luminosa.
Para entender o funcionamento desse circuito, basta pensar o seguinte: quanto maior a intensidade luminosa, menor o valor da resistência do LDR. E quanto menor esse valor, menor será a tensão em cima da base do transistor.
As resistências desses contratos devem ser as menores possíveis para garantir que a resistência mude principalmente devido ao efeito da luz. Os materiais normalmente utilizados são sulfeto de cádmio, seleneto de cádmio, antimonito de índio e sulfeto de cádmio.
O LDR é constituído de sulfeto de cádmio ou sulfeto de chumbo, ambos materiais semicondutores. O sulfeto é disposto na superfície do componente. Esse material tem a propriedade de diminuir sua resistência elétrica quando a luminosidade sobre ele se intensifica.
Qual a resistência do LDR em ambientes claros e escuros?
No geral, os LDRs possuem resistências entre 1 MΩ e 10 MΩ no quando em ambiente escuro, e resistências que podem chegar a menos de 100 Ω quando iluminados.